Tripé para Sony HXR MC 2000

Iniciado por nautillus, 11 / Nov / 2013, 22:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

nautillus

Viva,

Agradeço conselhos para a compra de um tripé para montar uma Sony HXR MC 2000. O orçamento, que não está definido, será sempre curto, pelo que apelo à melhor relação preço/qualidade.

Obrigado.

José Costa

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

nautillus

Sendo um completo "noob" na matéria agradecia um conselho mais direcionado, nomeadamente quanto a modelo específico. A oferta é muita e as características específicas escapam-me pela ignorância/ausência de experiência.

Obrigado.

José Costa

Boas.
O conselho que lhe posso dar é:

Compre o melhor tripé que o seu dinheiro possa pagar (com consciência e objectividade, claro).

Um bom tripé dura uma vida e resiste a todas as câmeras que possa vir a ter. Um mau tripé rapidamente demonstra a má escolha que se fez.

Pessoalmente, não gosto dos de fibra de carbono. Podem até ser leves, que o são, mas não dão a mesma estabilidade que um de metal (aluminio). São mais pessados, faz-nos dizer muitos palavrôes, mas no final do dia ele ainda está de pé e preparado para o dia seguinte.

Tenho um por mais de vinte anos, já muitas vezes caiu dos jipes em pleno monte, já andou no meio do rio e na areia da praia, e continua a resistir como no primeiro dia. Vejo os de fibra de carbono, e o pessoal tem de andar com a sapata e por vezes colocar uns pesos, em dias de vento.

Um de aperto rápido, em vez dos de rosca, também será preferivel. Não sei porquê, vejo muitos os de rosca a ficarem com ela moida. Falta de cuidado, talvez. Mas a razão para os de aperto rápido é a rapidez com que se trabalha.

Um tripé médio/grande, em vez desses pequenos, também vai permitir acompanhar as mudanças que isto de câmeras traz. Compre um desses do Continente e rápidamente o encosta. Disse da Manfrotto, porque tem bom material e tem uma relação custo/beneficio bastante boa.

Mas tripé custa dinheiro, e sem saber o dinheiro que se está disposto a gastar, não adianta atirar modelos para o ar. Se lhe posso perguntar, quanto é o seu limite? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

nautillus

Viva,

Na prática, já fui respondendo no outro tópico. Não tenho (nem consigo ter...) um valor definido. Procuro um preço médio/baixo dentro da oferta.

Obrigado

Domingos Ralha

Boas,

Nautillus, sinceramente não deve estar à espera que alguém o ajude depois do tipo de post que acabou de colocar!
Se não consegue definir um valor dentro do qual está disposto a gastar, sinceramente não vejo qual a dificuldade na escolha do tripé, pois parece-me que qualquer coisa lhe serve, só quer que alguem lhe indique um modelo e já está!

Por vezes prece-me (e não estou a dizer que é o caso) que certos users o que realmente queriam era que a comunidade fizesse os orçamentos, as gravações, as edições e ainda entregasse ao cliente!

Deu-se ao menos ao trabalho de pesquisar alguma coisa sobre a Manfrotto como sugeriu o José Costa?

Tem aqui um kit interessante (comprei um igual):
http://www.manfrotto.com/product/product/0/MVK500AM/_/fluid_video_system_MVH500A_%2B_MVT502AM_with_carry_bag

nautillus

Viva,

Compreendo perfeitamente a ambiguidade do que peço, todavia a minha situação nesta matéria é igualmente ambígua por motivos que me são alheios. Perante a compra do tripé e outros acessórios (que me é importante porque me vai facilitar o trabalho), o meu chefe limita-se a dizer para que apresente um orçamento e que depois se vê, salvaguardando apenas que há pouco dinheiro para investir. Recusa dar-me um balizamento para me orientar.

O melhor que posso fazer é pedir aqui exemplos de um tripé de gama média e qual o preço. Se me disserem, por exemplo, que é deitar dinheiro fora se gastar menos de 300 euros porque não existe qualidade abaixo desse preço, já fico com uma noção do que será preciso gastar.

Quanto ao factor investigação, garanto-lhe que tenho passado horas do meu tempo livre a investigar esta e outras matérias, a fim de apresentar o tal orçamento ao chefe. Naturalmente que peguei também na dica do José Costa. Todavia, os sites da especialidade são muito técnicos e as características de dificil leitura para quem, como eu não percebe nada disto.

Espero ter-me feito entender e agradeço novamente a vossa paciência e ajuda.

ps: quanto custou o tripé do link? Identifiquei uma loja que o vendo em Matosinhos, mas tem o site em baixo.

Domingos Ralha

nautillus

Obrigadíssimo. Devo inferir que uma boa compra não poderá descer muito desses valores?

Atualmente estou a usar um tripé de fotografia Manfrotto que já existia cá. No entanto quando é necessário subir muito a máquina ( para evitar apanhar cabeças que estão à frente) esta fica instável. Vou sentir uma diferença muita grande nesse domínio?

José Costa

Boas.
Colega, para não andar por aí a dizer que não sou seu amigo...

Meses atrás fui comprar um tripé forreta para uma máq. fotográfica e na loja vi um para video. Estive a mexer nele, experimentei e gostei. Não o comprei porque queria um mais pequeno, mas gostei e gostei da fluidez da cabeça. Custava perto de 250 euros. Para quem não exija material TOP, é uma boa opção.

No mesmo dia, em casa fiz uma pesquisa. Fui encontrar o mesmo tripé por quase metade do preço. Cá em portugal.

Não desfazendo a opção dada pela Domingos Ralha, acredito que aquele tripé seria uma boa opção para a sua situação. Tem algumas coisas que o mesmo não me agradaram, como seja o sistema de aperto das pernas, mas também pelo preço...

Agora, cá entre nós, o que é uma boa compra? Pessoas diferentes têm necessidades diferentes e exigencias também diferentes. O que é bom para um pode ser mau para outro. Pelo que isto de definir uma boa compra pelos valores, é um tanto ou quanto irreal. O certo é que material BOM custa caro. E essa é a parte desagradável.

Assim, se puder, experimente o tripé e veja se gosta, se serve as suas necessidades. A loja é no Porto, não sei de onde você é. Se quiser, tento saber a morada certa da loja. Para problemas de falta de dinheiro e para as suas necessidades/situação, acredito ser uma boa opção (o tripé, não a loja, pois vende mais caro).

O local aonde vi o mesmo tripé mais barato é neste site. E já agora, existe um modelo acima, que acredito ser bem melhor. Mas este não experimentei. De qualquer das formas, faça uma pesquisa, pode ser que encontre mais barato, cá em Portugal ou lá fora.

Citado: "Vou sentir uma diferença muita grande nesse domínio?"

Sim, vai. E com o tripé aconselhado pelo Domingos Ralha, também vai sentir. Leva-se o que se paga. Boas.

P.S. Agora deixe de dizer que não sou seu amigo.

nautillus

Caro José Costa,

Sou um leitor atento dos seus comentários no forum (ainda que nem sempre concorde consigo...) e tenho-o, permita-me dizê-lo, na melhor conta.

Obrigado pela ajuda e pela "pachorra". Vou analisar bem os sites que aconselhou.

Um abraço

nautillus

O Konig KN TRIPOD110 parece valer a diferença relativamente ao primeiro. E já andei a "amaciar" o chefe, que não se deitou de fora com o preço. Mas só o consigo encontrar na loja que mencionou, em Faro.

Vivo na zona do Porto, mas não encontro mais nada. Estou a ser nabo?

José Costa

Boas.
Possivelmente não. Lembro-me que não o encontrei á venda em muitos sitios, pelo que a coisa não deve estar agora diferente. Mas a loja envia por transportadora, é só tentar saber os custos, que não deve ser superior a 10 euros (digo eu!). Boas.