4k agora:sim ou não?"

Iniciado por rui ressurreição, 18 / Jul / 2014, 06:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

rui ressurreição

no espaço de um ano estou a pensar adquirir material que grave e edite a 4k:panasonic dmc fz1000 ou outra equivalente, TASCAM US 366 ( PLACA DE CAPTURA AUDIO A 24 BIT -192 KHZ), e software de edição a 4k( hhá várias hipóteses para pc  no mercado sub 100 euros:corel, ciberlink e magix)...estou à espera por fim de SETEMBRO de 2014 que é qd saem actualizações nalguns softwares...relativamente ao computador , pretendo aquirir um mac mesmo que mais tarde o ponha a trabalhar com o parallels em windows 8...logo se vê...para mac, penso que só tenho o fcp x 10, adobe cc, avid 7 e media 100, além do lightworks...mas o meu imac n tem "força" suficiente para o  lightworks, i.e. as especificações não encaixam em quase nada pois é de 2006...embora funcione bem com o fce 4.0.1 em full hd, em 4k preciso de outra maquineta...desejo-te felicidades para esta tua nova aventura como freelancer...boas.RUI.

rui ressurreição

relativamente à camera 4k, podes ver aqui um review da "irmã mais velha", a PANASONIC GH4, feita pelo PHILIP JOHNSTON:

José Costa

Boas.
A pergunta que não quer calar: "no espaço de um ano estou a pensar adquirir material que grave e edite a 4k". OK! Para? Num mercado que ainda tem o SD como producto final e uma industria de cinema que ainda se movimenta no 2K, qual o lugar do 4K? 4K como marketing parece-me bom, mas apenas como marketing. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

Podes ter razão José Costa, mas a MEO já vai avançar em 2015 com conteúdo em 4k:

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2014-05-28-MEO-emissoes-em-Ultra-HD-previstas-para-2015

pode ser só marketing para comprar equipamento, mas anda fumo no ar...mas é só a minha opinião...quer dizer que a minha canon xl2 ainda vai funcionar uns anitos...( se o pessoal ainda quer em DVD)...boas.

José Costa

Boas.
No link em questão não vejo nenhuma decisão, mas sim uma serie de "seees", resumidos numa só frase: "um futuro serviço Meo Ultra HD estará sempre dependente da existência de «uma cadeia de valor da indústria de média e da produção de conteúdos e fabricantes que desenvolvam um esforço concertado no alinhamento da produção e disponibilidade de conteúdos em formato de Ultra HD»". Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

ok...pode ser criado um novo tópico com o título "4k agora:sim ou não?"
boas.

AC

Feito! Tópico dividido do original.
Siga o debate.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
Seria talvez interessante pensar a quem interessa o 4K. E depois disso, pensar a quem interessava o 3D, o que lhe aconteceu e o porquê. Depois, é só extrapolar para o 4K e tirar algumas conclusôes. Não é pelo facto de muitos acreditarem no Pai Natal que ele existe na realidade. Dá jeito pensar que sim... Boas.

rui ressurreição

primeiro o 3d:
interessava para áreas como a medicina e tecnologias( engenharias por ex e arquitectura);
interessava para o cinema em 3d, a ver se a moda pegava , para se livrarem dos pesadelos de épocas passadas;

agora o 4k:
interessa ao cinema comercial, indie e publlicidade...talvez à medicina e tecnologias...a quem queira ter uma imagem para " redimensionar" de 4k para 1080p ou 2k...para aproveitar as velocidades maiores ( 100 fps por ex em 1080p ) que as cameras 4k trazem a um preço acessível...para o comum dos mortais penso que seria melhor optimizar a transmissão, os conteúdos em 1080p etc...
à medida que me for lembrando, vou dizendo...entra tu agora JOSÉ COSTA, se quiseres claro.boas.

José Costa

Boas.
Eu tenho um negócio e o negócio é gravação de video. Se os clientes me pedem 4K, eu vou avaliar o mercado e eventualmente comprar equipamento para poder oferecer esse serviço. Mas os clientes não me pedem 4K.

Assim, tento adequar o equipamento de gravação ão meu modelo de negócio. Não é pela industria de publicidade utilizar 4k (e não utiliza), que vou passar a utilizar também. Porque não é o meu modelo de negócio.

Se o meu cliente só quer comprar pão, para quê vou fazer broas? É claro que existe quem acredite na máxima "candeia que vai à frente alumia duas vezes", mas eu já ando á tempo suficiente por estes "caminhos" para saber que quem tenta seguir á frente corre mais riscos de queda do que quem segue atrás.

Chamem-me medroso, mas é o meu dinheiro que está em risco. É que já vi muitas tecnologias promissoras, mas que ficaram pelo caminho. Porque nestas coisas, quem manda é o consumidor, não são os fabricantes. Boas.