Saída de Pinnacle 18

Iniciado por Diamantino simão, 23 / Out / 2014, 23:13

Tópico anterior - Tópico seguinte

nautillus

Estou a usar a versão 18 e não encontro mudanças dignas de nota. Os 64 bits não parecem mudar nada. É impressão minha?

MPPais

Caro Companheiro nautillus:
Acima abordei aspetos relativos às vantagens ou não dos sistemas de 64bit perante o que foi a minha experiência de passar a utilizar o Edius Pro 7 64bit. Na realidade existe muita subjetividade nessa avaliação. No meu caso concreto, após várias atualizações que entretanto apareceram, reconheço uma melhoria na estabilidade e alguma pequena diferença no processamento. Porém, devo esclarecer que no plano de hardware o meu computador (máquina da G.V.) cumpre, em excesso, todos os requisitos que foram exigidos para o Edius Pro 7 e é utilizado para edição de vídeo com o Edius, seus plugins e programas para trabalho de authoring  que com ele são 100% compatíveis a par de outros, igualmente compatíveis, para criação de apresentações a inserir na edição que faço com o Edius.
Não existem, aparentemente, quaisquer conflitos entre programas e hardware.
O Studio 18 começou logo com a necessidade de atualizações pelo que quero crer que a plenitude das suas potencialidades ainda estará longe de ser obtida.
Curiosamente o nosso Companheiro Diamantino nota algumas vantagens. Lá estamos nós no plano da tal subjetividade que depende de fatores diversos....
Necessidade de mais Ram? Processador? Existência ou não de RAID? Enfim, um sem número de fatores que podem levar a que se notem ou não melhorias. Já verificou se o seu sistema está 100% compatível com as exigências de hardware que o Studio 18 impõe? Convirá ter presente que a quantidade de RAM a instalar variará muito com o vídeo utilizado e formatos finais desejados (apenas uma prevenção, pois só nos indicam, em regra, requisitos mínimos...). De qualquer modo, isto de melhorias é muito relativo e de marketing. Só lhe posso dizer que as possíveis novas atualizações e algum aumento de RAM poderão (?) contribuir para as pretendidas melhorias. Com a habitual fleuma: wait and see.
Melhores cumprimentos do,
MPPais

Diamantino simão

Olá Manuel, Calma aí!... eu ainda não experimentei o Pinnacle 18 nem estou por enquanto realizado a efectuar o upgraid, longe disso...pois verifico num fórum Francês que frequento, as dificuldades que alguns users deste softwaire encontram e enquanto isso não for resolvido eu não avanço!
Por outro lado estou farto dos problemas da Pinnacle, na saída da versão 17 diziam que este era 10 vezes mais rápido em cálculo que a versão precedente e eu não notei essa velocidade, que era mais estável, um pouco sim, mas não o que foi referido tanto pela Pinnacle tanto pelos users deste fórum em questão que eu referi anteriormente.

Se tivesse uns anitos a menos e trabalho como havia há uns tempos atrás eu não queria este soft. da Pinnacle, mas sim um Adobe Premiére, (por exemplo) Neste momento como as coisas estão, creio ficar por aqui em questão de video, pois agora estou mais numa de fotografia, pois foi com ela que comecei há 25 anos atrás e depois abandonei-a em prol do video, calhou assim...certamente vou terminar a minha carreira nesta área com a fotografia.

Qualquer dia a reforma..há..há.

Cumprimentos,  Tino Simão

MPPais

Citação de: Diamantino simão em 02 / Nov / 2014, 22:28
Parece que sim, estou para ver, eles diziam o mesmo do PSt. 17 mas eu não dei por nada, e tenho um processador i7 3.5ghz
Meu Caro Diamantino:
Foi esta resposta que me induziu em erro!
Peço desculpa de ter entendido, pela positiva, que já havia experimentado o Studio 18.
De qualquer modo, agora o seu esclarecimento, em face ao erro que tive, respondeu à questão posta pelo n/ Companheiro nautilus que, conjuntamente com as minhas observações, ficou bem documentado para os problemas que podem surgir.
Iniciei-me no vídeo com um "velhinho" Studio da Pinnacle, instalado no Windows 98, (ainda aquela não havia sido comprada pela Avid), passei para o Adobe Premiere com a placa Pro One da Pinnacle, depois para a Pinnacle Liquid Edition que foi comprada pela Avid que a transformou em Liquid Edition Pro para a matar  na versão 7.2, razão pela qual me iniciei no Edius 5, hoje já na versão Edius Pro 7.4, que me tem dado uma ótima resposta.
Mais uma vez lhe apresento as minhas desculpas pela precipitação/confusão que tive mas que acabou por provocar efeitos elucidativos, ao que quero supor.
Um abraço do,
MPPais

Diamantino simão

Oh companheiro, não tem que pedir desculpas. Eu por acaso ainda estive no outro dia para responder ao Nautiilus, mas por falta de tempo não o fiz nesse dia, mas iria mais tarde dar-lhe  a minha opinião sobre o Pinnacle 18.
De facto já corrigiram muita coisa, mas nunca passam do mesmo, era preferível fazerem mais testes antes da saída do que andarem sempre nisto.

Abraço

MPPais

Caro Tino:
Agradeço a sua amável mensagem!!!
Eu não gosto de meter água ficando sempre muito aborrecido comigo se tal me sucede.
Um abraço amigo do,
MPPais

nautillus

Meus amigos, não houve qualquer confusão, tudo ficou bem entendido.

Quanto ao programa, é realmente uma desilusão. A versão 18 parece mal cozinhada, com dois "patch" lançados, um a seguir ao outro (não faz sentido) e com as fragilidades de sempre. Continua a crashar de vez em quando (agora menos, mas é uma imagem de marca do programa) e não denota evolução digna de nota da 17 para a 18.
Parece-me puro marketing.

Se tivesse tempo dedicava-me a aprender a mexer noutro, mas...

MPPais

Caro Companheiro nautilus:
Compreendo a sua desilusão. Desde que a Pinnacle "desapareceu como empresa e apenas ficou a marca", por compras e vendas sucessivas, nunca mais acreditei em tais produtos: o que sucedeu com a Liquid Edition Pro foi bem elucidativo. Ótimo(!!!) programa abatido pela Avid por fazer concorrência em preço/qualidade/propriedades aos programas de alto custo que produz. Tenho um computador que tem a Liquid Edition Pro instalada e aonde, quando necessário, edito vídeo DV para DVD.
Porque não tenta uma versão trial do Edius? Existem tutoriais e alguns livros sobre o programa. Veja na área dedicada a ele. É muito lógico e intuitivo. Julgo que será uma boa escolha!
Um abraço amigo do,
MPPais

Diamantino simão

Olá Manuel.
Diga-me uma coisa sobre o Edius uma vez que trabalha com ele, o facto de falar nele despertou-me alguma curiosidade; pesquisei na net e vi que existem diversos preços deste Softwaire,. 139 dólares, outro a 300 e qualquer coisa e um terceiro a 500 e tal. Mas na caixa (nas três versões) diz Edius Pro 7, não entendo pois no sítio da Edius como tudo é Inglês não percebi lá muito bem deveria haver outra designação como no caso da Pinnacle, Não é? na descrição do produto diz em todas a versões a mesma coisa.

Obrigado, um abraço

MPPais

Caro Amigo:
Existem 2 versões:Edius Elite 7 para quem trabalha em rede e em regra broadcasting e Edius Pro 7 para quem edita sem estar em rede. Têm preços diferentes;
Outros preços (Edius Pro 7): 1- atualização para a nova versão para quem tem já uma versão anterior registada (p. e.: Edius 5 para o Edius Pro 7) ; 2-para quem quer mudar dum programa de edição para o Edius (p. ex.: o crossgrade do Première ou do Studio para o Edius); 3- preço normal para quem compra o Edius pela primeira vez sem estar nas situações 1 e 2. Existe ainda uma promoção/preço especial para Escolas e Estudantes.
Tem o Edius Neo 3.5, que já não é vendido em toda a Europa, e se constitui numa versão muito amadora de baixo preço.
Para ver todos os produtos da G. V.: http://www.grassvalley.com/products/see_all_products#E
Atenção: o Edius Elite e o Edius Pro 7 têm exigências muito específicas de hardware para eles funcionarem e também consoante a utilização de formatos de vídeo e som que se vão utilizar e renderizações finais que se pretendem obter, devendo consultarem-se as suas instruções de instalação que são 100% exatas.
Também se podem adquirir códigos para obter som e vídeo  em certos formatos (exportação de video AAF Preset Type 5 para o Avid Media Composer e exportação de som em Dolby Digital Pro e Dolby Digital Plus), destinados ao Edius Pro 7 pois o Edius Elite já vem ativado para a exportação destes formatos.
Um abraço,
MPPais

Diamantino simão

Obrigado Manuel pela boa explicação.
Eu vou vendo, aliás tenho visto no youtube tutoriais mas acho muito complexo em relação ao que estou habituado, mas tudo se aprende desde que aja vontade.

Obrigado , um abraço, Tino

MPPais

Caro Amigo:
Foge à conceção muito amadora da qual o Studio é dotado. Porém, não tem nada de transcendente e que não se aprenda! Existem pequenas publicações úteis para se perceberem os passos essenciais: http://www.edius-books.com/index.php?item=tutorial--books&action=page&group_id=14&lang=FR sempre a compaginar com o manual. Já saiu para a Versão Pro 7  http://www.edius-books.eu/  mas ainda não em linguagem francesa e inglesa. Bem...outra solução possível: combinar uma vinda a Lisboa para ver o equipamento que uso e tirar dúvidas.
Previamente convém verificar as necessidades em hardware consoante o vídeo a utilizar/capturar e formatos que se pretendem obter a final (para DVD, Blu-ray, outros, etc.): http://www.grassvalley.com/assets/media/7622/GVB-1-0014C-EN-DS_EDIUS7.pdf.
Com um pequeno grupo de interessados (+/- 10), provavelmente seria possível organizar, com o representante da G.V. e de outros produtos e marcas de software e hardware para vídeo, uma ação de formação ( sem qualquer finalidade de publicidade e/ou comercial: GTC:  http://www.gtc.pt/homepage ).
Sempre ao dispor!
Um abraço amigo,
MPPais

José Costa

Boas.
Citado: "Liquid Edition Pro... programa abatido pela Avid por fazer concorrência em preço/qualidade/propriedades aos programas de alto custo que produz."

Sou obrigado a discordar de tal afirmação. O Liquid Edition Pro nunca foi nem nunca tentou fazer concorrência ãos então softwares de topo da Avid: Composer, Xpress e NewsCutter. O Liquid Edition Pro foi uma tentativa (falhada) da Avid, de diversificar e entrar num mercado em que nunca teve grande participação: mercado amador e no chamado "pro-consumer". De salientar que a Avid, tal como acontece actualmente, sempre se movimentou com grande sucesso no mercado broadcasting, a sua área principal de negócio.

Se repararem, todos os softwares têm um mercado alvo, mas isso não significa que outros mercados não possam utilizar os seus productos. Sendo o Pinnacle um software  destinado principalmente ão mercado amador, e agora é apenas a minha opinião pessoal, sendo o Pinnacle destinado ão mercado amador, não é para mim surpreendente que tal software, em ediçôes mais elaboradas e com maiores requesitos, possa não ser totalmente estável. Isso não faz do Pinnacle um mau software, muito pelo contrário, apenas ele não está preparado para o uso que lhe querem dar. Mas saliento, opinião minha.

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

MPPais

Sr. José Costa:
Com todo respeito que me merecem sempre as suas opiniões, ao referir o que se passou com a Avid no aspeto da Liquid Edition Pro, tenho a esclarecer que eu fui um dos espetadores/utilizadores que acreditou nas promessas que, ao longo de cerca de 2 anos, a Avid nos fez quanto ao futuro de tal NLE, chegando a propor que a nova versão se chamasse NextGen. Os termos e ideias que utilizei não são de minha autoria: foram recolhidos em vários sítios da Internet, destinados aos seus utilizadores com os quais me solidarizo. Muitos ainda continuam a utilizar tal NLE e a debater, ocasionalmente, no seu Fórum oficial. Curiosamente, elevado número expressou dificuldades em se adaptar a outros NLE, muitos acabaram por optar pelo Edius a par dalguns que aceitaram uma promoção especial da Avid para o Media Composer.
A Liquid Edition Pro pode ter sido uma má experiência comercial para a Avid mas os seus fiéis utilizadores (a grande maioria estava ligada à atividade profissional, não sendo meros amadores) ainda hoje lamentam o seu desaparecimento e a forma como ele se desenrolou. Foi uma forte deceção como acabou o que parecia ser um procedimento transparente e correto. Por tal e único motivo não transitei para o Avid Media Composer, o que fiz sentir, por escrito, á Avid (que se deve ter preocupado muito com a minha opinião...)!
É natural que o que expresso, bem como muitos dos antigos e outros ainda seus atuais utilizadores, esteja imbuído de ressentimento e frustração que são compreensíveis componentes do nosso eu psicológico que ainda se sente agredido pelas atitudes da Avid ao longo de tanto tempo e lá diz o nosso Povo: quem não se sente não é filho de Boa Gente.
Com os melhores cumprimentos do,
MPPais

José Costa

Boas.
Creio que interpretou mal as minhas palavras:

1 - Não defendo este ou aquele software, nem tão pouco tomo a defesa desta ou daquela empresa. Referi apenas que o que esteve por detrás da Avid em relação ão Liquid Edition foi uma tentativa de entrar num mercado em que a mesma não se movimentava. Se o que aconteceu depois (abandono do Liquid edition) foi correcto ou não, isso é uma outra história. E eu não me pronunciei sobre o assunto.

2 - Não disse que quem utiliza este ou aquele software é amador ou profissional. Disse apenas que o Pinnacle é um NLE cujo mercado principal e destinatário são os amadores. Dizer que o Pinnacle é um NLE vocacionado para o mercado amador e dizer que quem utiliza o Pinnacle é um amador, são duas coisas bem diferentes. Nada impede que um profissional utilize um software que se destina ão mercado amador. Se ele serve os seus propósitos, porque não? Assim, volto a escrever o que escrevi acima, para que não fiquem dúvidas: "Sendo o Pinnacle um software  destinado principalmente ão mercado amador".

3 - Longe de mim criticar a opinião que este ou aquele User tenha em relação a este ou aquele software, ou ão uso que dele faça. Mas opinião é opinião e factos são factos, por mais que custe a engolir. E o facto é que softwares diferentes têm mercados diferentes como público alvo: Pinnacle Studio o mercado amador, o Media Composer o mercado Broadcasting.

Quanto ão Liquid Edition Pro, não disse que quem o utiliza era "meros amadores" como me pareceu você querer dizer. Nem me pronunciei sobre os seus utilizadores. Mas já agora, o Liquid Edition Pro era destinado ão chamado mercado prosumer. Que havia outros mercados a utilizar o software? Sim havia, e há. Mas o mercado alvo era o prosumer.

Assim, e mais uma vez sem querer tomar a defesa da Avid, dos seus softwares ou dos seus procedimentos, não concordando ou discordando das suas decisôes, o Liquid Edition Pro tinha como mercado alvo o Prosumer e o Media Composer e afins o mercado Broadcasting. Um não era concorrente do outro, pois sendo softwares totalmente diferentes, tinham um mercado diferente.

E já agora, e meramente e novamente a minha modesta opinião, o Liquid Edition era um grande NLE, um dos poucos que à data permitia a edição em rede. Coisa que ainda hoje poucos permitem fazer.

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier