Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

19 / Mai / 2024, 01:22

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19103
  • Total de Tópicos: 4435
  • Online Hoje: 207
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 205
Total: 205
205 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Profissionalizar BBC's  (Lida 36229 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Profissionalizar BBC's
« em: 10 / Dez / 2007, 12:39 »
Ainda bem que as coisas te correram bem!

Citar
luz artificial?! bbaahhhh não é preciso... a lente é super luminosa. mal utilizei os ganhos. (usei uma vez no final do restaurante e muito pouco tempo.) ainda assim a utilizar os ganhos a imagem não tem nenhuma pixelização. a qualidade é fantástica

Apenas para deixar um comentário. Os ganhos não fazem pixelização da imagem, aumentam o ruído da imagem, o que não é de todo a mesma coisa. Quanto a luz, bbahhh não é preciso, pois bem, um dia quando os BBC's aqui em Portugal forem vistos como uma produção a sério, não só terão de levar Iluminação, como tudo terá se ser montado de véspera.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Profissionalizar BBC's
« Responder #1 em: 10 / Dez / 2007, 13:08 »
um dia quando os BBC's aqui em Portugal forem vistos como uma produção a sério, não só terão de levar Iluminação, como tudo terá se ser montado de véspera.

exacto, ouvi falar de um lunático que vai de clakete pros casamentos.
os noivos em vez de gozarem o dia, estão ocupados a fazer uma curta metragem!
com jeitinho ainda vamos a um cinema e vemos nos cartazes em "exibição casamento de fulano e fulana!"...
senhores muito ao meu estilo e sem querer ofender ninguem, que não é para isso que cá estou, permitam-me que lhes diga, haja juizo!!! ninguém dá 5000€ por uma reportagem BBC ou faz um BBC por mil e poucos euros com preparação de luzes em dias anteriores e por aí fora...

filmei sem luz, as imagens estão com uma boa cor, nenhum ruido e cumprem a qualidade com que trabalho sempre,  que para um BBC chega e sobra!

um abraço JP
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

JC Duarte

  • Visitante
Profissionalizar BBC's
« Responder #2 em: 10 / Dez / 2007, 13:46 »
Companheiro:
Não me quis meter neste tópico, ainda que interessante, visto que se trata de uma área que desconheço, bem como a câmara em questão e para a qual pediste ajuda.
E fico satisfeito em saber que o trabalho te correu bem!
No entanto, não posso deixar de lamentar esta tua ultima entrada!
A matéria-prima de quem trabalha com a imagem é a luz e descura-la ou menospreza-la é talvez o maior erro que se pode cometer.
E a qualidade de um profissional, seja qual for a sua actividade, mede-se por aquilo que exige de si mesmo e do produto que apresenta!
Acrescento, em tom de remate, que o público não sabe explicar muito bem porque gosta ou não de um trabalho em vídeo. Mas sabe muitíssimo bem se gosta ou não.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Profissionalizar BBC's
« Responder #3 em: 10 / Dez / 2007, 14:35 »
Boas.

Concordo inteiramente com o A. Caneira e com o JC Duarte. A luz é parte fundamental de um trabalho, seja ele video, fotografia, cinema ou um espectáculo ao vivo. E ainda que, numa primeira observação, possa parecer existir luz suficiente num determinado local, a iluminação pode ser sempre melhorada. Quer com mais luz, quer com a direccionalidade da mesma ou até mesmo com a sua supressão.

No entanto, não posso deixar de compreender a observação do JotaPe. Para quem tem uma câmera que precisa quase de um "camião de luz" (a 9000) trabalhar com uma câmera que é muito mais sensivel (a 130p) é como uma lufada de ar fresco. Convém é não se deixar entusiasmar com a brisa suave, pois ela pode de repente se transformar em tempestade. E nós sabemos como as tempestades podem provocar estragos.

Até porque, a DSR-130P não é assim tão sensivel ao ponto de não precisar de luz numa reportagem. Numa igreja bem iluminada, pode não ser necessário uma luz de "enchimento". Mas num salão iluminado apenas pela luz de velas, como está muito na moda, torna-se necessário sim um pequeno projector. È que já vi quem tivesse ficado com o trabalho arruinado, porque confundiu a luminosidade no viewfinder com a sensibilidade do sensor. E as JVC DV500 eram muito propicias para isso.

Mas como costumo dizer "Cada cabeça, sua sentença". O JotaPe lá sabe das filmagens dele. Eu sei das minhas, e já tenho com que me preocupar. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Profissionalizar BBC's
« Responder #4 em: 10 / Dez / 2007, 14:59 »
No entanto, não posso deixar de lamentar esta tua ultima entrada!
A matéria-prima de quem trabalha com a imagem é a luz e descura-la ou menospreza-la é talvez o maior erro que se pode cometer.

boas. antes de mais, queria deixar bem expresso que não venho a este forum com modos ou tons de arrogância, ou numa de dizer "eu é que sou e ensino qualquer um!". longe de mim ser o melhor, ou ensinar alguém sobre qualquer matéria. expresso-me sobre a experiência que adquiri nestes anos.

em relação ao que me foi dito eu tenho algo a dizer...
"qualquer um fotografa com uma maquina em P e um flash!" QUALQUER UM...
dificil é trabalhar em M e sem flash! porque esses são os verdadeiros "artistas"!!! aqueles que fotografam sem flash e sabem aproveitar a luz natural!
um dos maiores erros que presenciei em toda a minha vida, foi ver um colega de profissão utilizar um projector de 1000W em exterior, num dia que a luz era um todo, sem contrastes bruscos.
a minha experiência diz-me que as vezes é possivel conseguir um bom trabalho mesmo sem recorer a luzes artificiais. porque tudo o que vem em excesso assim como em diminuto pode ter graves consequências!

neste caso, a camera que gravei tem uma lente ue prejudiqar a qualidade de imagem. achei que não necessitava de luz extra e gravei "ao natural" e ACHO que não me vou arrepender!
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Profissionalizar BBC's
« Responder #5 em: 10 / Dez / 2007, 15:04 »
No entanto, não posso deixar de compreender a observação do JotaPe. Para quem tem uma câmera que precisa quase de um "camião de luz" (a 9000) trabalhar com uma câmera que é muito mais sensivel (a 130p) é como uma lufada de ar fresco. Convém é não se deixar entusiasmar com a brisa suave, pois ela pode de repente se transformar em tempestade. E nós sabemos como as tempestades podem provocar estragos.

Até porque, a DSR-130P não é assim tão sensivel ao ponto de não precisar de luz numa reportagem. Numa igreja bem iluminada, pode não ser necessário uma luz de "enchimento". Mas num salão iluminado apenas pela luz de velas, como está muito na moda, torna-se necessário sim um pequeno projector. È que já vi quem tivesse ficado com o trabalho arruinado, porque confundiu a luminosidade no viewfinder com a sensibilidade do sensor. E as JVC DV500 eram muito propicias para isso.

acho que é mesmo isto! sem tirar nem por...
nem 8 nem 80!!!

claro que quando passei um videoclip dos noivos, em que a unica luz do salão era do meu video projector, a projectar para a tela, usei o projector de luz. naturalmente  :lol:

qualquer das formas, vi as imagens e estou de consciencia tranquila :)

um abraço JP
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Profissionalizar BBC's
« Responder #6 em: 10 / Dez / 2007, 16:06 »
Boas.

Meu caro JotaPe, sem te querer contradizer, mas já contradizendo, QUALQUER UM fotografa em P e com flash, QUALQUER UM trabalha em M e sem flash. O dificil mesmo não é fotografar, pois até uma criança de cinco anos o faz. O dificil mesmo é, e "parafrezando" o JC Duarte, FAZER uma Photografia. O verdadeiro "artista", antes de carregar no botão, já tem a foto "tirada" na mente.

Quanto aos erros, por vezes aquilo que julgamos ser um "grande erro" é na verdade um grande ensinamento. Mas como sempre, nunca (ou quase nunca) o reconhecemos na altura. Só com o tempo, com a universidade da vida, é que aprendemos o erro que cometemos ao julgar tão rapidamente.

Pelo menos, e talvez inconscientemente, já afirmas que "ACHAS" que não te vais arrepender. Pois tenho para mim que - "ACHO" - não é o mesmo que - "NÂO" - me arrependo. Mas independentemente de utilizar ou não projector, se obtiveste uma filmagem superior á que obtinhas com a 9000, já tens uma melhoria.

Todos ficamos contentes por te teres dado bem com a câmera. E por teres ficádo satisfeito com o resultado. Independentemente de qual tenha ele sido. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Profissionalizar BBC's
« Responder #7 em: 10 / Dez / 2007, 16:15 »
o que acontece neste caso, é que filmei com uma camera bastante superior. com menos recursos consegui um excelente resultado.
acho que não há mais a dizer...
poderia ficar melhor? sem duvida! mas para um BBC e para o orçamento dado, não justifica.

os trabalhos podem sempre ficar muito melhor, mas eu falando por mim, trabalho para ganhar dinheiro, trabalho por um preço em função da qualidade que tenho.
para o meu preço a qualidade obtida é mais que satisfatória!
independentemente se filmei com ou sem luz ou até de pernas pro ar. LOLOL
como sempre digo. cada qual tem o seu trabalho e acho que isso é o que conta.
se o meu vizinho trabalha pior que eu, mas o cliente sai de la satisfeito, melhor, certo?! é deixar andar :)
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Profissionalizar BBC's
« Responder #8 em: 10 / Dez / 2007, 17:24 »
Citar
filmei sem luz, as imagens estão com uma boa cor, nenhum ruido e cumprem a qualidade com que trabalho sempre,  que para um BBC chega e sobra!

Estas palavras são de um post atrás, e com isto me calo. Depois não se admirem de os BBC's serem considerados um subproduto.

Como não conheço o ramo, mais ainda para me calar! Mas deixo uma pergunta no ar. Se aparecer uns noivos que queiram mesmo fazer uma produção a sério do seu casamento tem quem o faça no nosso mercado?

Estive num casamento em espanha, faz dois anos, gravado em multicam, (3 camcorders) em que até jardins exteriores do hotel, onde foram feitas fotos, tiveram tratamento de Iluminação! E noivos foram actores sim... sabiam que tinham certas coisas a fazer, estavam a fazer o filme do dia do seu casamento. O percurso entre igreja e hotel foi de charrete puxada a cavalos e na frente uma com o operador de câmara, porque um carro ou mota estragava encenação.
Se faz disto por cá, mesmo que queira pagar? Porque para pagar, tem quem pague sim... veja-se o que pagam por certas quintas ou hoteis para fazer a boda! O que talvez não tenha é alguém que lhes venda o video como uma coisa super, algo especial, que obviamente vai ser caro!
Se alguém aqui produz em publicidade sabe o que estou a dizer...para fazer um comercial se utilizam na maioria das vezes meios extraordinários que nem fariam falta, mas há que cobrar muito ao cliente e é preciso mostrar muito aparato!!!!

Tenho consciencia que no dia a dia não é assim, mas um dia tem de surgir uma empresa a tomar conta dos BBC's do pessoal do dinheiro, e essa sim vai facturar e muito!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Profissionalizar BBC's
« Responder #9 em: 10 / Dez / 2007, 17:40 »
Directamente para ti JotaPe, quando falo usar Iluminação, não me refiro ao projector na câmara.
Até pode ser a nem usar nenhum, ou usar velas, ou tochas, ou apenas olhar para o que existe e escolher o ângulo de captação mais favorável à luz

Especialmente quando hà pouca luz, acho mau o efeito do projector na câmara, num plano próximo ou grande plano rápido, ainda se papa, mas num plano de conjunto ou mais geral, o resultado é as figuras em primeiro plano "iluminadas" e tudo o resto com uma sensação de falta de luz que agride... para não falar na quase total ausência de contra luz, façam-no contra um fundo que seja escuro e pessoas perdem relevo, ficam "coladas" ao fundo.

Ficam os meus 2 cêntimos



A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Profissionalizar BBC's
« Responder #10 em: 10 / Dez / 2007, 17:42 »
Como não conheço o ramo, mais ainda para me calar! Mas deixo uma pergunta no ar. Se aparecer uns noivos que queiram mesmo fazer uma produção a sério do seu casamento tem quem o faça no nosso mercado?

os fotografos não fazem curtas metragens. nem formação para tal têm!
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Profissionalizar BBC's
« Responder #11 em: 10 / Dez / 2007, 17:46 »
Se faz disto por cá, mesmo que queira pagar? Porque para pagar, tem quem pague sim... veja-se o que pagam por certas quintas ou hoteis para fazer a boda! O que talvez não tenha é alguém que lhes venda o video como uma coisa super, algo especial, que obviamente vai ser caro!

Tenho consciencia que no dia a dia não é assim, mas um dia tem de surgir uma empresa a tomar conta dos BBC's do pessoal do dinheiro, e essa sim vai facturar e muito!

com todo o respeito deixe-me que lhe diga, não vivemos no mesmo pais. LOLOL
ou pelo menos deixe me convida-lo a passar uns tempos em Guimarães para conhecer o mercado e depois tire as saus conclusões.
já a casa do meu pai vai com 20 anos, e para o meu pai hoje em dia não ter uma Z1 é porque sabe o mercado que tem e no que vale ou não a pena investir.
LOL
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Profissionalizar BBC's
« Responder #12 em: 10 / Dez / 2007, 17:52 »
quando falamos de filmar com luz, falamos de filmar com projectores certo?!
luz extra à luz natural certo?!
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Profissionalizar BBC's
« Responder #13 em: 10 / Dez / 2007, 18:41 »
Obrigado JotaPe, ainda bem que não tomaste como pessoal, porque o que tentei com os dois últimos tópicos, foi "espicaçar" um pouco o tema e os actores neste mercado dos casamentos. A que tentassem, sempre que possível, e que noivos possam pagar ir mais além... e é claro que investir primeiro também!

Eu sou oriundo de uma aldeia, onde vivi e vivo sempre que posso. Como quase todas as aldeias em Portugal, tem festas de verão, e bailaricos, à uns anos atrás, grupos musicais eram os músicos e seus instrumentos e uma amplificaçãozinha, actualmente raro o grupo que não se apresenta com um PA, algum material de Iluminação, inclusive robotica, técnicos de som e luz (se são ou não não vem aqui ao caso) mais caros sim, mas os que não têm, não são contratados, fica pobre a festa!

Nos BBC's um dia vai acontecer o mesmo salto! Noivos vão preferir menos camarão e bebidas caras e mais vídeo!  :lol:

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Profissionalizar BBC's
« Responder #14 em: 10 / Dez / 2007, 18:52 »
neste mercado dos casamentos. A que tentassem, sempre que possível, e que noivos possam pagar ir mais além... e é claro que investir primeiro também!

amigos como referi, longe de mim pensar que os bons conselhos, quer me agradem ou não serem ataques pessoais. LOLOL nem pensar nisso.

deixem-me aqui frisar uma coisa.
actualmente o meu ganha pão é esta vida. tenho ou melhor, o meu pai tem uma casa de BBC. acham que é por agrado que digo que o mercado de BBC está muito limitado? acham que eu não adoraria tirar um curso de operador de camera e puder ir mais além? ainda melhor, acham que eu não me esforço para que os reporter's BBC sejam pessoas minimamente qualificadas e capazes de fazer um trabalho decente? tomara eu que assim fosse!!!
mas temos de ser consciêntes e isso vê-se muito na minha zona e INFELIZMENTE. muitos fotografos andam com a corda na garganta, porque investiram mundos e fundos e agora não conseguem sequer pagaro investimento, quanto mais rentabiliza-lo.
não é por prazer que digo e admito que o video para BBC é um sub produto... conseguem sentir a sensação de darem o litro, fazer um casamento espetacular, tanto na captura como na edição e depois ouvir o cliente dizer, o video está bonito... tipo é mais um vídeo... come-se... quando modestia á parte, o video não está bonito, mas 5 estrelas, para os recursos que uma pessoa tem e o desenrolar da festa...

portanto eu luto que o BBC um dia mais tarde seja preciso um dia antes ir preparar luzes, não filmar com uma 9000, mas sim e pelo menos com uma DVCAM, que o operador de camera tenha um auxiliar, e que não se ganhe 1000 e poucos euros em fotografia e video, que vá mais longe, mas temos de admitir que nos tempos de hoje essa luta está muito dificil e condicionada a certos factores... e estamos muito longe de consegir o que queremos.

um abraço JP
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11