Autor Tópico: Ajuda sobre o Blu-ray  (Lida 6182 vezes)

Offline Filipe Araújo

• Veterano
Ajuda sobre o Blu-ray
« em: 27 / Mai / 2010, 12:41 »

Olá a todos,

O meu pedido é um pouco invulgar, mas a meu ver muito importante.

Apesar de estar a adiar o HD e o Blu-ray a algum tempo, sinto que não posso fazer por muito mais.

Já comprei um leitor de Blu-ray  (acima de tudo por causa do Up-scalling para os DVDs e a pensar no futuro), tenho uma pequena câmara que faz o HD e que vista por HDMI é fabulosa.

Falta-me apenas comprar o gravador de Blu-ray para dar mais um salto em direcção ao HD e conseguir cópias com mais definição e tirar partido da resolução.

O meu problema é que nunca vi um filme em Blu-ray de uma câmara doméstica ou de um filme de casamento filmado com uma câmara HD num LCD.

Fui no passado, também com o propósito de visionar esse resultado, á feira das Caldas da Rainha destinado a fotografia e vídeo, bem como recentemente a um workshop destinado a alta definição no Porto mas ainda não consegui ver um filme reproduzido num LCD de um Blu-ray.
 Por várias vezes vi filmes reproduzidos em LCDs através de computadores que creio que não é a mesma coisa, até porque contorna as perdas nas capturas e compressões finais.

Sou fotografo na área dos BBC e penso num futuro próximo dar o salto para HD.

Assim, o que peço aos membros deste site, é se alguém, de preferência da zona norte (já agora sou de Braga) me permita deslocar a ele e me permita ver directamente o resultado. Se possível um trabalho de um filme de casamento ou de um baptizado filmado com uma câmara HD na casa dos 3 000 € a exemplo da Canon Xh-A1S ou de uma Sony equivalente, na medida em que este investimento é com esse destino.
 Desculpem-me este pedido, mas sou um pouco como S. Tomé, defendo que há coisas que só vistas directamente, afinal o que para uns é bom para outros pode não ser.

A minha expectativa é alta sobre o resultado final, mas estranho cada vez mais a ausência dos leitores de Blu-ray nestes certames destinado ao mercado do vídeo.
 O meu único propósito é evitar investimentos inúteis.

Na teoria defendo o Blu-ray mas na prárica não sei o que é porque nunca vi.

Já agora para quem já deu o salto, ainda que não me permita ver directamente, por favor deixe-me a sua opinião sobre os ganhos e perdas.

Atentamente: Filipe Araújo.

Offline José Costa

• Veterano
Re:Ajuda sobre o Blu-ray
« Responder #1 em: 06 / Jun / 2010, 23:25 »
Boas.
Se nas minhas opiniôes sentir alguma animosidade, é pura coincidencia e não corresponde á realidade:

1 - Criar dois tópicos com exactamente a mesma mensagem, e portanto o mesmo assunto, apenas e só porque não recebeu nenhuma resposta no primeiro tópico, não será a melhor forma de obter ajuda. Se todos que não recebem resposta ou ajuda assim procederem, isto passa a ser uma grande confusão e ninguém se entende. De futuro, seria preferivel reforçar a sua mensagem apenas e só no mesmo tópico. Mas repare, é apenas a minha opinião e não reflete obrigatóriamente a opinião de outros Users ou de outros.

2 - É lixado pedir ajuda a uma "comunidade" e não a obter. E mais lixado ainda, é saber que alguns até estão em condiçôes de responder e no entanto optam por não o fazer, vai-se lá saber porquê. E para agravar ainda mais, optam por não ajudar mas não se acanham em vir pedir, ou até mesmo vir "exigir" ajuda.  É lixado, não á dúvida.

3 - Se tem o equipamento para por si só poder verificar in loco o que pretende, porquê o pedido? Câmera HD, leitor Blu-ray, PC com HDMI e TV Full HD... tem tudo para fazer a experiência em sua casa. Não tem gravador Blu-ray? Mas tem o PC com HDMI e TV com a mesma entrada, correcto?

4 - Ok. Um User acede ão seu pedido, dá-lhe menos trabalho e você vê a imagem e fica deslumbrado. Agora pergunto: em que é que isso o ajuda? Tenciona oferecer um leitor de Blu-ray ãos futuros clientes?

5 - Se esteve com atenção recentemente no workshop da Sony no Porto, ouviu duas opiniôes dos oradores em relação ás suas dúvidas: uma de um vendedor e outra de um engenheiro. O vendedor manda-o oferecer o leitor (algo que já por aqui escrevi), o engenheiro tem uma opinião bem mais realista: lembra-se da resposta dele?

6 - O futuro é HD, já todos o sabem. Mas se as pessoas não têm os leitores e se o Blu-ray é um formato mais morto que vivo, não será querer insistir no óbio? Pelo menos nos tempos mais próximos?

7 - Se nas minhas opiniôes sentir alguma animosidade, é pura coincidencia e não corresponde á realidade. Sou cinico, defendo as minhas ideias e opiniôes com garra, mas sou muito afável. A minha AK-47 não me deixa mentir.  :lol: Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Filipe Araújo

• Veterano
« Responder #2 em: 07 / Jun / 2010, 16:46 »
Boa tarde Sr. José Costa,

Mais uma vez agradeço a sua resposta, gosto das suas opiniões e parece-me ser o tipo de pessoa que vê mais vantagens do que prejuízos em ajudar um colega e até porque diz aquilo que pensa. Acredito que se houvesse mais união entre todos poderíamos tirar mais vantagens do mercado, tais como partilhar informações sobre formações, compras de equipamento, prestação de serviços, etc. Tal faria com que focemos melhores, unidos teríamos melhores preços e também evitaríamos maus investimentos. Com alguma sorte até poderia acontecer com que alguns fornecedores pudessem baixar os preços a esta comunidade.
 Sinto que nesta área há pouca informação e parte dela é muito tendenciosa e ainda acredito que as experiencias do meu semelhante ainda são as melhores porque as sentem na pele como eu.
 Quanto ao facto de recolocar o meu tópico, também não achei que seria a mesma forma, mas achei que era uma questão de enorme interesse geral e como tal o prejuízo de ser repetida seria algo menor.   
 Creio que, como muitos que se encontram neste espaço, são fotógrafos por opção própria e fazem o trabalho do vídeo como um serviço para garantir os trabalhos de fotografia. Assim é algo incontornável na minha profissão e como tal devo estar atento.
 No passado, passei por algo muito parecido com que está acontecer hoje no vídeo e que foi a passagem do rolo fotográfico para o cartão de memória. Tentei retardar o mais possível a transição, como forma de evitar maus investimentos, hoje sinto que o digital foi enorme oportunidade de trabalho e que os meus medos foram infundados.
 A transição foi há 4 anos e há 2 que não faço nenhum trabalho analógico. Caso não desse o passo creio que ao invés de neste momento falar do HD estaria aqui a falar da crise. Acrescido do facto que hoje sinto-me muito mais orgulhoso do meu trabalho.
 Sem dúvida que nenhum dos meus clientes fala em Blu-ray, mas ter os 2 serviços e eles compararem pode ser uma janela de oportunidade, mas eles bem como eu tem de ver a diferença primeiro.
 Quando a alguns anos atrás dei o salto para o digital mostrei por algumas vezes o resultado a colegas de profissão, portanto hoje sinto que tenho pelo menos o direito de pedir.
 Entendo, que á partida ninguém tem nada a ganhar em me mostrar um Blu-ray, mas a nossa terrinha é pequena e pode acontecer com que no futuro nos encontre-mos em papéis trocados ou que em corrente haja reais benefícios. Não seria a primeira vez que recomendaria um colega a alguns noivos em que tinha essa data já ocupada ou que um colega desse um parecer daquilo que pensa de mim a alguns meus clientes.

3 - Se tem o equipamento para por si só poder verificar in loco o que pretende, porquê o pedido? Câmera HD, leitor Blu-ray, PC com HDMI e TV Full HD... tem tudo para fazer a experiência em sua casa. Não tem gravador Blu-ray? Mas tem o PC com HDMI e TV com a mesma entrada, correcto?”
Tenho uma câmara HV-20 Canon, que faz o Full-HD e com saída HDMI, tenho o LCD e o leitor de Blu-ray mas não tenho nenhum computador com entrada HDMI e nem o gravador de Blu-ray o que me impossibilita terminar o processo. Também tenho um disco de multi-media com saída HDMI mas as experiencias que tenho feito tem sido insucessos

Caro Sr. José Costa, mais uma vez grato pela sua ajuda e reintegro a pena de o não ter conhecido pessoalmente no workshop da Sony. Quem sabe num futuro próximo.

Grato: Filipe.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #3 em: 07 / Jun / 2010, 18:04 »
Boas.
Meu caro colega, eu prometo que depois tento responder em maior profundidade, mas na questão fotografia digital vs. video digital, está-se a esquecer de um pequeno pormenor: tanto na fotografia convencional/quimica (rolo) como na fotografia digital, o cliente limita-se a ver o resultado final. Poderá ser um ambum digital, fotografia em papel, poster, etc, mas o cliente limita-se a ver o trabalho final, sem mais custos. Com o video digital em HD, você está a pedir que o cliente compre mais um aparelhómetro para se juntar ãos já muitos monos que ele tem por casa. É leitor de CD, de VHS, aparelhagem rádio, DVD, TV CRT, alguns têm mesmo um leitor de Beta... o cliente já não se pode limitar a ver o producto final, tem de comprar mais um aparelho, que não é lá muito barato. Tente vender essa ideia ão cliente.

A questão não é se o HD é melhor que o SD, mas sim se o cliente está disposto a pagar por ele e arcar com os custos de novo aparelho. Na nossa questão, tudo se resume a fazer a transição na altura certa e não antes do tempo. É bater no ceguinho, mas é perguntar a quem já tem câmera HD á mais de 2-3 anos e perguntar quantos trabalhos já fez em Blu-ray e se realmente valeu a pena o investimento (de reportagens BBC, falando).

Eu não tenho câmera HD mas isso não me impede de poder aceitar um trabalho em HD. Além do mais, não se esqueça de uma coisa: a gravar imagens como muitos o fazem, em que os zooms são mais que muitos e em que as panorámicas também não são menores, não é compativel com as imagens em HD. HD não é só definição, é também escolha de planos. E nesse aspecto muita boa gente tem de mudar.

HD sim, mas não para já. Como referiu o dito engenheiro da Sony, se não precisa de captar imagens HD para as ter no futuro, não faz sentido actualmente dar o salto para o HD, a quem já tem equipamento SD. Mas depois "falamos". Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #4 em: 08 / Jun / 2010, 01:39 »
Boas.
- Ão sermos egoistas na nossa profissão é mais o que perdemos que o que ganhamos.
- O associativismo permitiria ganhos enormes, mas o egoismo e falta de visão impede-nos de ver mais que dois palmos á frente do nariz.
- Aqui, no fórum, de comunidade só mesmo o que está escrito no cimo da página. É pena.
- Retire o Sr. Não sou assim tão velho. José Costa está bom.  :lol:
- Não tinha dito que tinha um portátil com saida HDMI? Se converter o HD, pode utilizar o portátil para visionar na TV ou utilizar o disco mediacenter, não precisando assim de gravar um Blu-ray.
- Será que sou o único com opinião formáda acerca deste assunto? É triste saber ler mas não saber escrever.  :-k
- Boas.

Offline Nuno S. Ferreira

• Residente
  • *
« Responder #5 em: 08 / Jun / 2010, 11:45 »
Não vou contribuir muito para o assunto em questão, até porque não trabalho (ainda) com blu-ray.
Mas vou só dar uma pequena opinião sobre o que se tem estado a debater aqui. Embora reconheça que, mais cedo ou mais tarde, o "salto" definitivo para o HD terá de ser feito, tenho de concordar com o José Costa. Acho que ainda não é para já, pelo menos nesta área, pelo facto de os clientes terem de efectuar mais um investimento num equipamento que permita a leitura do mesmo. Se fosse compatível com os vulgares leitores de DVD, tenho a certeza que a maioria das pessoas já "exigia" a entrega em HD.

Cumprimentos

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #6 em: 11 / Jun / 2010, 05:04 »
Boas.
Citado por Filipe Araújo: "...nem o gravador de Blu-ray o que me impossibilita terminar o processo."

Sabia que pode gravar o video HD num DVD normal, de preferencia Dual Layer por causa da duração, com a estrutura do Blu-ray, e ler no leitor Blu-ray, como se de um disco Blu-ray se trata-se? Boas.

Offline Filipe Araújo

• Veterano
« Responder #7 em: 11 / Jun / 2010, 12:28 »

Boas José Costa,

já tinha ouvido um rumor, mas agora confirmou-me.

Pode-me recomendar um programa para tentar?

Sempre grato: Filipe.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #8 em: 11 / Jun / 2010, 16:20 »
Boas.
CyberLink PowerProducer 5, Ulead VideoStudio 11.5 Plus, Sony Architect Pro 5.0.... o mercado está cheio deles. É só escolher o que se gosta mais. Boas e boas experiências.