Boas.
Meu caro colega, eu prometo que depois tento responder em maior profundidade, mas na questão fotografia digital vs. video digital, está-se a esquecer de um pequeno pormenor: tanto na fotografia convencional/quimica (rolo) como na fotografia digital, o cliente limita-se a ver o resultado final. Poderá ser um ambum digital, fotografia em papel, poster, etc, mas o cliente limita-se a ver o trabalho final, sem mais custos. Com o video digital em HD, você está a pedir que o cliente compre mais um aparelhómetro para se juntar ãos já muitos monos que ele tem por casa. É leitor de CD, de VHS, aparelhagem rádio, DVD, TV CRT, alguns têm mesmo um leitor de Beta... o cliente já não se pode limitar a ver o producto final, tem de comprar mais um aparelho, que não é lá muito barato. Tente vender essa ideia ão cliente.
A questão não é se o HD é melhor que o SD, mas sim se o cliente está disposto a pagar por ele e arcar com os custos de novo aparelho. Na nossa questão, tudo se resume a fazer a transição na altura certa e não antes do tempo. É bater no ceguinho, mas é perguntar a quem já tem câmera HD á mais de 2-3 anos e perguntar quantos trabalhos já fez em Blu-ray e se realmente valeu a pena o investimento (de reportagens BBC, falando).
Eu não tenho câmera HD mas isso não me impede de poder aceitar um trabalho em HD. Além do mais, não se esqueça de uma coisa: a gravar imagens como muitos o fazem, em que os zooms são mais que muitos e em que as panorámicas também não são menores, não é compativel com as imagens em HD. HD não é só definição, é também escolha de planos. E nesse aspecto muita boa gente tem de mudar.
HD sim, mas não para já. Como referiu o dito engenheiro da Sony, se não precisa de captar imagens HD para as ter no futuro, não faz sentido actualmente dar o salto para o HD, a quem já tem equipamento SD. Mas depois "falamos". Boas.