Camera + camcorder ou DSLR com video: a vossa votação e razões pf.

Iniciado por Luís Filipe Cunha, 03 / Jun / 2009, 18:30

Tópico anterior - Tópico seguinte

Luís Filipe Cunha

Ficam aquém do Full HD?! Limitações do HDV. Tem a vantagem de se editar com facilidade em qq NLE.
Só dois frame rate? Qq camcorder consumer de topo, até 1500 euros, faz mais.
O custo com cassetes melhores não será mais elevando do que uma solução bluray para backups? De que duração são essas cassetes? 60", 90"?
O custo de qq uma dessas máquinas ultrapassa o orçamento inicial que propus, um bom bocado (uns 1000 euros pelo menos) e, perco a possibilidade de ter boas condições para fotografia tb em formato Full Frame se optar pela 5D mark II.
Para poder trocar de lentes, a opção é o modelo acima - tb ainda mais caro, portanto.
Começa a perder o interesse...

Pedro Rocha

Citação de: tiago em 04 / Jul / 2009, 04:06
pedro, nas maquinas que possuo os cartoes são memorystick pro duo e só escolhes um tipo de armazenamento_; ou  cartao ou fita.
Pois são camcorders diferentes, estas pertencem a gama profissional.

CitaçãoFicam aquém do Full HD?!
Mas é algo não se nota na imagem pois a sua reprodução continua a ser Full HD.

CitaçãoSó dois frame rate? Qq camcorder consumer de topo, até 1500 euros, faz mais.
Faz? Então enumera algumas e também a que tipo de frame rates te referes. Que eu saiba na Europa transmitem-se imagens 25 frames.

CitaçãoO custo de qq uma dessas máquinas ultrapassa o orçamento inicial que propus, um bom bocado (uns 1000 euros pelo menos) e, perco a possibilidade de ter boas condições para fotografia tb em formato Full Frame se optar pela 5D mark II.
Não vamos aqui comparar laranjas com maçãs. Nunca iria aparecer junto de um cliente institucional com uma DSLR, penso que para uso pessoal e alguns trabalhos específicos uma DSLR a gravar video pode ser interessante, mas para o trabalho de video tradicional ainda estamos longe de realidade, apesar de não pôr em causa que é para ai que apontamos.
Parece que estou a ver os operadores de video de casamentos a ficar no desemprego, porque se manda o fotógrafo e ele faz tudo, ai sim, vamos ver a qualidade dos trabalhos descer ainda mais.

CitaçãoComeça a perder o interesse...
Pois, então a melhor opção é optar pela Canon, mas advento que para fazer video com as mesmas condições de camcorder vais ter de gastar mais dinheiro em extras do que imaginas. O advento das DSLR está a ser sem dúvida muito proveitoso para os fabricantes de acessórios.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Luís Filipe Cunha

Qq uma das máquinas que refiro no inicio fazem 60i, 30p, 24p. Mas não é o mais importante até pq dando jeito, tudo se converte hoje em dia (por um preço claro).
Por outro lado, 25 Pal é útil se o teu trabalho é para a Europa e para visionar na TV, apenas (ou estou enganado?)...Hoje o mercado é global e o visionamento é múltiplo. Os standards televisivos já não são a norma das normas para todas as plataformas; TV, web, móveis, projecções, sei lá. Tudo depende do trabalho de cada um e onde vai ser difundido.

No meu caso, o meu meio de difusão principal é a web, o DVD e a projecção. A TV passa-me ao lado.

A máquina com que te queres apresentar junto do teu cliente, só depende se é apropriada ao trabalho, que tipo de cliente é, e depende da tua cabeça e da dele; na minha opinião.
Se nos explicares o que entendes por "trabalho de video tradicional" se calhar focas mais o teu argumento e percebe-se o que queres dizer, mas assim...é um pouco vago, nos tempos que correm, não concordas?

Quanto aos medos de uns profissionais "abafarem" os outros; bem teremos de ver (radio vs TV, cd vs vinil, papel vs digital, válvulas vs solid state, etc).
Quem ganha? Ninguém. Há gostos mercados e usos para tudo e HOJE em especial é MESMO assim é quase tudo ,-)
São os receios naturais em face de mudanças de paradigmas. Não há-de ser nada. A qualidade e a exclusividade do trabalho de cada um, do TEU TRABALHO acaba sempre por vencer; nem que se tenha de educar um pouco o receptor. Está na tua mão, valorizares o teu saber e apresentar resultados. Os fotógrafos armados em profissionais video e vice versa, ou são geniais na visão e na logística ou desaparecem. Medo de quê?

Quanto à Canon 5D, é um salto enorme nas opções actuais. Sofre de problemas de juventude, não tem a ergonomia necessária/ideal para a função filme, frame rate limitado, codec "escorregadio" etc, etc. mas, mas pelo preço, ter uma câmera Full Frame de qualidade superior (só abaixo do topo da marca mesmo; 1D, etc) e poder filmar, com recurso a dezenas de lentes distintas, um sensor enorme, sem preços exorbitantes "out of the box"...dá que pensar ,-D

Claro que como bem dizes, pode-se melhorar/gastar mais um pouco e adicionar monitor externo, follow focus, matte box, som externo, etc, mas mesmo assim, mesmo que gastes mais 1000 euros em extras (tudo depende de marcas e objectivos) os resultados vs custo são promissores.

Apesar de todos os defeitos, os resultados visíveis por todo lado não deixam de ser impressionantes.
Mas, repito, tudo depende do trabalho que se quer fazer.

Estas trocas de ideias são estimulantes.
Abraço.