Sony FX1000 vs Canon XH A1

Iniciado por bohris, 07 / Abr / 2009, 02:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

lrolo

Citação de: Nuno S. Ferreira em 25 / Mar / 2010, 16:37
Só mais uma questão para o Luís Rolo, mas agora por mera curiosidade. Uma das coisas que tenho lido por quem usa a 7D para vídeo é que a máquina tem tendência para aquecer com alguma facilidade. Parece até que a máquina tem um aviso qualquer. O Luís já se deparou com essa situação?

A mim nunca me aconteceu.
Parece que o problema do aquecimento só se dá em 720p.
Em 1080p não é nada vulgar.

lrolo

Citação de: Pedro Rocha em 25 / Mar / 2010, 16:05
Imagina a imagem de uma VDSLR como uma mulher feia que depois de umas operações de cosmética e muita maquilhagem fica lindíssima, isso é a imagem de uma DSLR! Acreditem ou não, mas está provado que a sua resolução chega a ser igual a uma camera 720p.

E?

todos os casamentos que ele faz são com duas ou mais cameras e uma delas pelo menos é de video (segundo palavras dele).

Para já ainda é assim, mas está para deixar de ser.

Com todo o respeito pelo trabalho que ele desenvolve, acho que todos os leitores e membros deste fórum deviam de pensar que tipo de trabalho vão fazer, NÃO substituam uma camera de video para um trabalho de video, até podem ter inicialmente um DSLR para ir experimentando, mas se querem manter e ganhar novos clientes pensem nisso.

Acho que é completamente errado generalizar.
De facto, o grande problema neste tópico é mesmo esse. As pessoas não querem uma câmara. Querem um canivete Suíço.
Pois bem, eu prefiro ter um canivete, um garfo, um saca-rolhas, mas tudo separado.

Peso na consciência terás quando apresentares imagens desfocadas quando na entrega das alianças, na azafama da saída dos noivos da igreja, na primeira dança sem falar do áudio que tanta gente não dá a mínima importância.

Acho que ao afirmares isto estás a desconfiar à partida das capacidades técnicas de cada um.

compreendo a introdução das DSLR no trabalho do L. Rolo, mas não para o trabalho de casamento do principio ao fim (ele próprio admite).

Não Pedro.
Eu admito que tenho uma máquina com CCD para salvaguardar algumas situações em que os CMOS têm problemas.
Não tem nada a ver com ser máquina fotográfica ou de filmar.
Se usasse uma EX1 também teria que manter a máquina com CCD.

Nuno S. Ferreira

Citação de: Luís Rolo em 25 / Mar / 2010, 13:31
Já agora, 3 bandas neste vídeo foram filmadas com uma 5DMkII. Descubram quais (eu sei  :-D)

Bem vou tentar a minha sorte  [-o<
Philip Selway - Radio head (0.09)
Nick Mason - Pink Floyd (0.51)
Jonny Quinn - Snow Patrol (1.18)

lrolo

Citação de: Nuno S. Ferreira em 25 / Mar / 2010, 17:13
Bem vou tentar a minha sorte  [-o<
Philip Selway - Radio head (0.09)
Nick Mason - Pink Floyd (0.51)
Jonny Quinn - Snow Patrol (1.18)

Assim não vale... Já conhecias o vídeo  :lol:

Nuno S. Ferreira

Citação de: Luís Rolo em 25 / Mar / 2010, 17:19
Assim não vale... Já conhecias o vídeo  :lol:

Não. Foi a primeira vez que o vi.
Bastou estar atento à profundidade de campo :wink: e claro, em algumas situações à qualidade da imagem.

Cumprimentos

Pedro Rocha

Citação de: Luís Rolo em 25 / Mar / 2010, 17:04
E?
Sim L. Rolo, na imagem em baixo está uma carta de resolução da Canon 5D Mark II, e para um técnico de video a imagem produzida é uma autentica aberração. Por isso a César o que é de César.

CitaçãoAcho que é completamente errado generalizar.
De facto, o grande problema neste tópico é mesmo esse. As pessoas não querem uma câmara. Querem um canivete Suíço.
Pois bem, eu prefiro ter um canivete, um garfo, um saca-rolhas, mas tudo separado.
Não estou a generalizar meu caro, uma camera de video também não é um canivete suíço, é preciso arte e engenho para a saber manejar uma em manual, tal como uma DSLR.

CitaçãoAcho que ao afirmares isto estás a desconfiar à partida das capacidades técnicas de cada um.
Nada disso, tratasse de jogar pelo seguro, porque existem momentos únicos que se não forem registados com segurança todo o trabalho é inglório, Em televisão não existem compromissos e é assim que fui ensinado a trabalhar, temos de ter sempre uma alternativa a um problema e trabalhar nas melhores condições para o trabalho em causa.
L. Rolo reparo que tens uma certa dificuldade em interpretar algumas frases, pois não estou a por em causa as capacidades de ninguém. Eu já percebi e percebo o caminho tomado por ti, tens todo o meu apoio, tanto que no final não digo a ninguém para não adquirir uma DSLR.

CitaçãoNão Pedro.
Eu admito que tenho uma máquina com CCD para salvaguardar algumas situações em que os CMOS têm problemas.
Não tem nada a ver com ser máquina fotográfica ou de filmar.
Se usasse uma EX1 também teria que manter a máquina com CCD.
Não terias não, informa-te antes escreveres alguma coisa e não te baseies nos videos do Youtube e do Vimeo. O problema do rolling shutter existe e está identificado e os fabricantes estão conscientes, a prova disso é que a nova EX1R a PDW-350 já têm armas para combater o problema, quer a nivel da electrónica quer ao nível do software com Clip Browser.

ps: e agora vou para o Estádio da Luz dar o meu contributo ao povo do Haiti, entretanto vou limpando as armas pró combate logo à noite.  :lol: :lol:
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

lrolo

Citação de: Pedro Rocha em 25 / Mar / 2010, 18:15
Sim L. Rolo, na imagem em baixo está uma carta de resolução da Canon 5D Mark II, e para um técnico de video a imagem produzida é uma autentica aberração. Por isso a César o que é de César.

Queres-me dizer que para ti o que é importante é o que diz um teste e não o que te dizem os teus olhos, correcto?

Não estou a generalizar meu caro, uma camera de video também não é um canivete suíço, é preciso arte e engenho para a saber manejar uma em manual, tal como uma DSLR.

Percebeste-me mal.
Quando falei de generalizar e de canivetes suíços, referia-me ao facto de as pessoas acharem que uma câmara deve servir para todo o tipo de trabalhos.

Nada disso, tratasse de jogar pelo seguro, porque existem momentos únicos que se não forem registados com segurança todo o trabalho é inglório, Em televisão não existem compromissos e é assim que fui ensinado a trabalhar, temos de ter sempre uma alternativa a um problema e trabalhar nas melhores condições para o trabalho em causa.

Pois, mas afirmar que por se trabalhar com uma SLR em focagem manual vamos desfocar momentos chave é, de facto, desconfiar das capacidades de quem a usa.

É facil filmar com uma SLR?
-NÃO!

Quando bem usada produz resultados fantásticos?
-SIM!

É maquina para toda a gente?
-NÃO!

Então é para quem?
-Para quem não tiver medo de arriscar, para quem não fica preso a velhos conceitos e mitos, para quem não quer saber dos preconceitos dos outros e para quem gostar.

Não terias não, informa-te antes escreveres alguma coisa e não te baseies nos videos do Youtube e do Vimeo. O problema do rolling shutter existe e está identificado e os fabricantes estão conscientes, a prova disso é que a nova EX1R a PDW-350 já têm armas para combater o problema, quer a nivel da electrónica quer ao nível do software com Clip Browser.

Como te disse antes, ninguém na apresentação da Sony me falou de tal coisa, mas vou tentar informar-me.
De qualquer forma nem sempre foi assim. Por isso, e sabendo que isto das HDSLR é uma coisa tão recente, quem sabe se a Canon não resolve também o problema?

entretanto vou limpando as armas pró combate logo à noite.  :lol: :lol:

Não te esqueças de trazer a coquilha  :lol:

Vitor Duarte

Ora bem, de facto filmar com uma 7D não deve ser fácil, nada mesmo, nem deve dar muito jeito.
Em relação à qualidade de imagem parece bestial, mas agora digam-me uma coisa, as cameras de video em HD (dependendo da camera) não têm uma qualidade tão boa como a 7D????

Gostava de experimentar.

Rolo, com a 7D como captas por exemplo planos de baixo para cima?
Com o peso da lente a imagem não sai tremida?
E aquele zoom que por vezes é preciso fazer?

Quando vieres a lisboa manda-me um email.
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

oliveira

oh Luis Rolo nao esta facil  :wink:  :lol:

Nuno S. Ferreira

Citação de: Vitor Duarte em 25 / Mar / 2010, 23:13
Ora bem, de facto filmar com uma 7D não deve ser fácil, nada mesmo, nem deve dar muito jeito.
Em relação à qualidade de imagem parece bestial, mas agora digam-me uma coisa, as cameras de video em HD (dependendo da camera) não têm uma qualidade tão boa como a 7D????

Gostava de experimentar.

Quando vieres a lisboa manda-me um email.

Eu acho que a grande diferença é a qualidade de imagem que se consegue em condições de pouca luz. Pelo menos é nesse aspecto que fico maravilhado com as VDSLR.
O Luís postou mais acima um link que dá para ver bem essa diferença.
Aqui vai:
"Comparativo entre uma EX3 e uma 5DMkII (vê em full screen): "

lrolo

Fácil, não é. Agora, jeito, é uma questão de habito.

Depende do que entenderes por qualidade e depende da câmara.
Se para ti qualidade for resolução pura, há melhor (como já foi referido pelo Pedro Rocha).
Se falarmos de dados puros (bits) não me parece que haja melhor.
Contra si, tem tb o aliasing.
A favor, um dynamic range sem igual.

(tudo isto, obviamente, não entrando nas de gama alta)

Mas não é a qualidade o principal chamariz das SLR.
É sim a beleza da imagem que se consegue com profundidade de campo curta e a capacidade de filmar com pouca luz.
Até aqui, quem queria esse tipo de controlo de PDC, tinha que optar por usar adaptadores de 35mm, que iam piorar a já não muito famosa resposta das câmaras com pouca luz.
Com as SLR tudo mudou.

Depende do quão baixo quero o plano, mas muitas vezes (devido ao visor ser fixo) deitado no chão.

Bem pelo contrário. O peso da lente só ajuda a estabilizar mais a máquina (não falo de distância focal, mas sim de peso puro).
De qualquer forma, nunca penses em filmar com uma SLR "à unha".

Peço desculpa, mas não percebo o que queres dizer.
Podias explicar melhor a tua dúvida?

Nuno S. Ferreira

Luís, peço desculpa, mas só mais uma dúvida no que diz respeito à XH A1. Que bateria usa? A que veio com a máquina? Sabe dizer, por alto, qual a autonomia da mesma?

Cumprimentos

Pedro Rocha

Ele está a perguntar se precisares de fazer um zoom óptico e ao mesmo tempo gravares continuamente, aproximar a algo ou afastar de algo. Vitor o melhor mesmo é contratar um assistente de zoom e de foco para te concentrares no enquadramento.

Citação de: Luís Rolo em 26 / Mar / 2010, 15:22
Depende do quão baixo quero o plano, mas muitas vezes (devido ao visor ser fixo) deitado no chão.
:lol: :lol: Pessoal!! O melhor mesmo é levar calças com joelheiras e uma roupa de substituição. Mas agora fora de brincadeiras, Talvez em versões futuras incluam um visar retráctil para facilitar a execução de planos picados e contra-picados.

O que o Rolo faz (e quer fazer) é cinema com uma máquina fotográfica, e não à maneira de uma camera de video de 1/3, 1/2 ou 2/3 de polegada competir com as curtas profundidades de campo que estas máquinas fotográficas são capazes devido ao tamanho dos seus sensores APS e 35mm. Existem os que fazem cinema de casamentos (L. Rolo e outros que possam surgir) e há os que fazem reportagens video de casamentos. Haja clientes para todos!!
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Licínio Castro

Bem, para dizer a verdade já me ocurreu filmar com a FX1000 e tirar fotografias em simultaneo para o cartão ( a Fx1000 permite isso ) e com esta história, poupava no fotografo... :idea: :evil:

é um caso a pensar :-k
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Vitor Duarte

O que eu acho é que neste momento "Cada um com a sua".

Interessa um bom trabalho final, com uma excelente edição, bom audio, boa imagem (com ou sem profundidade de campo), bons ângulos, etc, etc.

P.S- Acho que este tópico tem-se desenrolado um assunto que nada tem a ver com o título.
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect