Actualizar software ou hardware

Iniciado por Filipe Araújo, 08 / Mar / 2010, 15:29

Tópico anterior - Tópico seguinte

Nuno S. Ferreira

Boas.
Talvez não seja a pessoa mais indicada para lhe esclarecer as dúvidas, pois apesar de ter um estúdio que também trabalha nesse ramo, tal como você, a fotografia é mais a minha área. Mas ainda assim vou tentar ajudar no que me for possível, entretanto pode ser que surjam outras respostas, com mais e melhor conteúdo.
Relativamente à Canon XHA1s acho que é uma excelente aquisição com uma óptima qualidade de imagem, mas em situações de baixa luz, sofre do mal de todas as outras. Umas melhores e outras piores, mas ainda assim acho que nenhuma iguala a qualidade das VDSLR, dai também ter tido a mesma dúvida. No geral, pelo que me tenho apercebido e pelos vídeos que tenho visto, acho que tem um comportamento aceitável em baixa luz, mas penso que já li em algum lado que as novas Sony estão melhores, provavelmente a HVR-Z5. Nisso talvez o Pedro Rocha o possa ajudar melhor.
Quanto ao investimento que fala, voltava a comprar a Canon, apesar da 5D e 7D me estarem atravessadas, mas acho que ainda não é a altura correcta. Contudo, pegava nos 3 ou 4 mil euros e comprava aqui:
http://www.fotoboom.com/pagina2.php?id=19699&comienzo=0
ou aqui:
http://www.fotoboom.com/pagina2.php?id=19461&comienzo=0
ou aqui:
http://www.fotoboom.com/pagina2.php?id=19798&comienzo=0
e guardava o resto do dinheiro ou investia noutro equipamento (se tiver empresa ou for empresário em nome individual, aos valores indicados é-lhe retirado o IVA).
Cabe-lhe a si, que sabe das suas necessidades, ver a que melhor se adapta ao que pretende. Por exemplo. Posso dizer que também estive na dúvida entre a Sony HDR-FX1000E e a Canon XHA1s (aliás, pode ver isso no link que indiquei no post anterior), mas acabei por optar pela Canon porque para além de não sofrer do efeito rolling shutter, esta trás ainda entradas XLR, ao contrário da Sony.
Quanto à Z5, não tenho dúvidas que é um sonho de máquina, mas é um investimento muito elevado, contudo se dá preferências a gravar o vídeo em cartões de memória (com um investimento extra) é o caminho a seguir.
Relativamente à sua última questão, ainda entrego os trabalhos em DVD.

Para ter uma ideia da qualidade da imagem pode ver aqui alguns vídeos feitos com a XHA1s

Cumprimentos

AntonioRamos

Para completar a informação dada pelo colega Nuno, fica aqui um teste em Low Light:

Filipe Araújo

Boa tarde, Sr. Nuno Ferreira e Sr. António Ramos

Esta mensagem é para vos agradecer pelas vossas mensagens.

Grato pelos links que me enviaram.

Sr. Nuno Ferreira sem dúvida que os preços são muito mais apetecíveis.

Já alguma vez mandou de lá vir material?

Acredito também que os links que me enviou são de Andorra.

Caso lhe interesse no passado cheguei a encomendar de Andorra 1 Nikon d300, 1 sb-900 e 1 lente 17-55 2.8. Fiz primeiro a transferência e depois é que eles enviaram o material. Foram muito cumpridores incluindo com os prazos. Para além de mim já outros fotógrafos de Braga fizeram encomendas:

http://www.tagoreandorra.com/index.php

Não sei se o ajuda, mas qualquer das formas gostaria apenas de lhe retribuir e agradecer pelo seu tempo.

Conto na próxima segunda-feira ir a uma feira sobre fotografia e vídeo (Expo-Este) em Caldas da Rainha e procurarei estas câmaras nos stands de exposição.

Filipe.

Nuno S. Ferreira

Boas, antes de mais deixemos o Sr de lado, não sou assim muito velho e aqui somos todos colegas.
Quanto à sua questão, sim mandei vir de lá (Fotoboom) a Canon XH A1s, e posso dizer que sem IVA não chegou aos 2500 euros. E não, a loja não é em Andorra e sim em Espanha e não tenho nada a apontar, foram cinco estrelas. O pagamento foi por transferência antecipada, que depois de confirmada a entrega demorou cerca de 48 horas, sem contar com um fim-de-semana que apanhei pelo meio.
Pode ver mais informação nestes dois tópicos onde também coloquei algumas duvidas:
http://www.portugalvideo.com/portal/forum/topic,2932.0/
http://www.portugalvideo.com/portal/forum/topic,2779.15/
Acho que é uma boa solução, na Expocaldas, experimentar o equipamento, se tiver disponível. Também estava a fazer conta de la ir, mas no domingo, mas não vou poder, para pena minha. A XH a1s, já tem uns anos, e pelo que tenho lido na net, deve estar para ser substituída. Não sei se isso será verdade.

Cumprimentos.

Filipe Araújo

Antes de mais obrigado pela resposta Nuno S. Ferreira.

Na medida que entrega os seus trabalhos em DVD, tal como espero continuar a fazer com os meus filmes de casamento.

Considera que se actualizasse a minha sony 250 P para a Canon Xl-H1s seria notoriamente visível o aumento de qualidade da imagem.

O meu receio é de que ao comprimir os ficheiros para que caibam em 4.7 GB voltem ao mesmo.

Por norma os meus filmes tem 1h10 m.

Mais uma vez e nunca é de mais. Grato pela sua ajuda. Filipe.

Nuno S. Ferreira

Só uma pergunta. Porquê o interesse na Canon XL-H1s, tendo em conta que o valor ultrapassa largamente o tecto máximo do orçamento que tinha definido?
Quanto à sua pergunta, não é de fácil resposta. Há quem defenda que gravar em HD e depois converter para SD consegue-se uma melhoria na qualidade face a uma gravação directa em SD, há que diga o contrário, e ainda aqueles para quem o resultado acaba por ser o mesmo.
Pessoalmente acho que se uma máquina tem a capacidade de gravar em HD (uma opção que pagamos quando compramos o equipamento), acho que deve ser usada, até porque dá-nos algum "espaço de manobra" na edição, se o trabalho final for em SD.
E porque não optar por reduzir um bocado a duração dos seus filmes?

Filipe Araújo

Desculpa, tem razão enganei-me, o queria dizer é esta XH-A1s

http://www.fotoboom.com/pagina2.php?id=19699&comienzo=0

Quanto á duração dos filmes não consigo reduzir. Na verdade já crio uma versão da cerimonia á parte para reduzir o tempo do filme, fazendo uma sintese na versão principal.
O protocolo e a duração do casamento é cada vez maior e gosto de um registo com conteudo.
As minhas fitas em bruto de casamento por norma tem 3h.

Quando falo sobre a edição final em SD, ainda com uma camara HD, falo porque não sei como é possivel ter um ficheiro HD num DVD e lido num leitor de DVD domestico.

Eu tenho uma camara de video Canon HV-20 que é uma camara Full-hd para o segmento doméstico e a unica forma que encontrei para vissionar o filme em dvd foi editar em 720x576.

Obrigado: Filipe.

José Costa

Boas.
Toda a gente sabe que quanto melhor o original, melhor a cópia. Assim, gravar em HD e depois converter para SD será sempre melhor que gravar em SD, partindo do principio de que o sinal video HD é "em condiçôes".

Mas temos agora algo que vem alterar isto.

No actual estado das coisas, o sinal HD é convertido para SD, gravado em DVD. É lido por um leitor de DVD e exibido num LCD, que mesmo que seja apenas HD ready, vai fazer um upscaling á imagem. Ou seja, a melhoria de imagem obtida pela conversão de HD para SD é largamente anulada pelo upscaling.

Temos depois o tipo de HD. O formato HDV, que é um sinal video HD, tem muita compressão, comparativamente ão DV. O HDV tem uma cadência de dados inferior ão DV e seus derivados (DVCAM, DVCPRO), pelo que tem que ter muita compressão. Enquanto que no DV a compressão é feita frame a frame, no HDV é feita de 15 em 15, com os restantes frames sendo "calculados" (muito resumidamente) com base nas parecenças e diferenças dos que estão á frente e atrás. Assim sendo, muita informação se perde neste processo. Como tal, não raras vezes o sinal video SD DV consegue ser melhor que o sinal video HDV convertido depois para SD. E isto sem haver ainda o upscaling.

Dependendo do tipo de imagens capturadas, gravar em HDV e depois converter para DVD, para ser visionado num LCD HD Full ou Ready, trás pouca ou nenhuma melhoria da imagem, comparada com uma original em SD gravado em DVD.

Temos ainda a questão do 16:9 e do 4:3, que dependendo do aspect utilizado, poderá contribuir para melhorar ou deteriorar a imagem visualizada num LCD.

Citado: "não sei como é possivel ter um ficheiro HD num DVD e lido num leitor de DVD domestico."
Não é possivel. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boa tarde,

gostaria de lhe agradecer pela resposta e se possivel uma questão.

Quando fala de conversão de HD para SD, significa que captura a imagem a 1920x1080, edita a 1920x1080 e no final da edição exporta a 720x576 para o dvd ou no momento da captura do video já define a captura para 720x576?

No forum tem uma opção "dar pontos", se o objectivo é de que membros tenham boas respostas e retribuir com pontos eu gostaria de agradecer-lhe. Filipe.

Pedro Rocha

Citação de: Filipe Araújo em 09 / Mar / 2010, 11:26
Isto deverá ser entregue em disco de DVD, para reprodutores casseiros de dvd ou deverá ser entregue em Disco de Media Center?
Digo isto porque nunca consegui visionar um filme meu num DMC,
Actualmente tenho um Iomega, será disso?
Pode ser entregue num DVD, mas tem de ser reproduzido num PC pois os DVD de mesa não conseguem ler esses ficheiros, uma consola PS3 também reproduz.

Citação de: Filipe Araújo em 09 / Mar / 2010, 11:26
Sobre o Imac, acha uma boa opção para edição? Preocupa-me o facto de não incluir gravador de Blue-ray
Não, A Apple simplesmente "deu guerra" ao Blu-ray, tanto que eles nem sequer têm um software que grave em formato Blu-ray. A não ser que use o pacote de produção video da Adobe CS4 no iMac e sim já tem o Adobe Encore para autoria DVD e Blu-ray Disc, mas têm sempre que comprar um gravador Blu-ray à parte.

Citação de: Filipe Araújo em 12 / Mar / 2010, 10:59
Considera que se actualizasse a minha sony 250 P para a Canon Xl-H1s seria notoriamente visível o aumento de qualidade da imagem.
Sim, mas ligeiramente. Gravar HD para mim trás vantagens quando por exemplo quero recortar a imagem ou fazer um ligeiro zoom. Mas também o resultado final tem muito a ver da forma como se faz o rendering e para que codec o fazemos.

Citação de: Filipe Araújo em 12 / Mar / 2010, 10:59
O meu receio é de que ao comprimir os ficheiros para que caibam em 4.7 GB voltem ao mesmo
Pois, por isso é tem de analisar o que é que os seus clientes querem, faça perguntas como por exemplo:
- Se têm um leitor de mesa Blu-ray;
- Se têm uma PS3;
- Media center;

Se as respostas forem positivas em qualquer dos casos então está na hora de comprar um gravador Blu-ray (externo ou interno). Com um ou dois trabalhos paga o investimento, mas tem de cobrar um preço ligeiramente superior, porque tem pagar o investimento de equipamento informático novo e os discos Blu-ray imprimíveis ainda custam uma média de 6€ cada.
Os primeiros trabalhos Blu-ray que fiz tinham um acréscimo de 150€, hoje em dia a diferença é só de 50€ em relação ao trabalho DVD.

Citação de: Filipe Araújo em 12 / Mar / 2010, 14:27
Quando fala de conversão de HD para SD, significa que captura a imagem a 1920x1080, edita a 1920x1080 e no final da edição exporta a 720x576 para o dvd ou no momento da captura do video já define a captura para 720x576?
Para manter a melhor qualidade possível só faz sentido capturar/importar em HD, editar em HD e no final exportar para o formato ou codec que queremos.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Filipe Araújo

Sr. Pedro Rocha,

Muito obrigado pela informação, bem como seu tempo.

Sinto que desde que me registei neste forum que recuperei meses de conhecimento e que em breve estarei breve para apoiar outros membros.

Será pedir de mais quais os parametros que me aconselha para importação e exportação para uma camara HV20 da canon, faz full-HD?

Trabalho com adobe premiere e encomendei Imac 21,5" que vem com o Final Cut.

Mais uma vez, muito mas muito obrigado. Filipe.

Pedro Rocha

Citação de: Filipe Araújo em 12 / Mar / 2010, 17:18
Será pedir de mais quais os parametros que me aconselha para importação e exportação para uma camara HV20 da canon, faz full-HD?
Trabalho com adobe premiere e encomendei Imac 21,5" que vem com o Final Cut.
Não trabalho com o Adobe Premiere nem com o Final Cut Pro, mas as definições de projecto da HV20 são as mesmas do HDV 1080/50i, portanto:

Resolution - 1440x1080
Frame rate - 50i
Field order - Upper field

Na exportação depende do destino e do codec usado, como não conheço em profundidade o Adobe Media Encoder não me posso pronunciar sobre os tipos de exportação.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Filipe Araújo

Boa tarde Sr. Pedro Rocha,

Grato pela informação e que em breve experimentarei em minhas capturas.

Qualquer das formas ontem fiz uma experiencia com resultados bastantes felizes.

Tanto com colegas, como através deste fórum, ouvia frases em que a entrega do trabalho para contornar ou blue-ray era feita em discos Multimédia e daí concluía que os ficheiros eram reproduzidos directamente no LCD. Na medida em que tenho um disco Media Center Iomega e acrescido de uma saída em HDMI tenho frequentemente feito experiencias para conseguir visionar filmes sem qualquer compressão (falo de Ficheiros AVI com +ou - 15 Gb), sem nunca o ter conseguido, talvez por alguma incompatibilidade de ficheiros.
O que nunca tinha-me lembrado é de ligar o mesmo disco a um portátil e através do cabo VGA ver esse mesmo ficheiro, por o media-player ou flv até ontem.
Fiz a experiencia e o resultado está á vista e o grão praticamente inexistente. Foi com enorme alegria que finalmente vi um trabalho meu, feito com a Sony 250P num LCD e que a qualidade era bastante tolerável. Apesar de achar que esta não "é a solução" mas já é uma solução. Sinto neste momento que a compra de um gravador de Blue-ray externo bem como o caminho através de uma camara Full-HD está mais perto.

Assim gostaria apenas de partilhar esta minha experiencia consigo ou de quem esteja a ler e agradecer pelo seu tempo. Filipe.   

José Costa

Boas.
Não quero ser fonte do seu descontentamento, mas vou talvez esfriá-lo um pouco...

Citado: "conseguir visionar filmes sem qualquer compressão"
Se se refere ãos ficheiros capturados da DSR-250, eles têm compressão sim. O DV e derivados (DVCAM, DVCPRO) têm uma compressão de 5 para 1 (5:1).

Citado: "Foi com enorme alegria que finalmente vi um trabalho meu, feito com a Sony 250P num LCD e que a qualidade era bastante tolerável."
Não se esqueça que viu um DV e não um MPEG-2, que é o resultado da conversão do DV para DVD. O DVD diminui a qualidade de imagem, e quanto maior a "compressão", pior a qualidade.

Citado: "a compra de um gravador de Blue-ray externo"
Escreve-se Blu-ray e não Blue-ray. "Português" á parte, lembre-se de que se gravar para um Blu-ray, vai haver um upscaling das imagens e depois uma nova compressão por força do formato do Blu-ray, pelo que a qualidade vai diminuir. E se copiar os ficheiros directamente para o Blu-ray, sem fazer o authoring (processo de gravar um DVD ou Blu-ray), o disco não será lido nem por leitores de DVD nem por leitores de Blu-ray. Só mesmo através de um PC, utilizando o media player, por exemplo.

Citado: "o caminho através de uma camara Full-HD está mais perto."
Se gravar em HD, então poderá fazer um Blu-ray e obterá a melhor qualidade. Mas não se esqueça de que tem também de gravar um DVD (e fazer uma conversão), pois suponho de que a maioria dos seus clientes não terão leitor de Blu-ray (nem os seus nem os meus, nem a da maioria do pessoal).

Resultado (e esta é meramente a minha opinião):
- investimento em nova câmera
- investimento em novo gravador, o Blu-ray
- despesa extra, pois vai ter de fornecer em disco Blu-ray e em DVD
- discos Blu-ray mais caros que os discos DVD
- mais tempo perdido na elaboração do trabalho (vai ter de fazer menús para DVD e para Blu-ray)
- mais tempo perdido em conversão (tem de converter para poder gravar em Blu-ray e depois novamente para DVD)
- mais...

E tudo isto só para ganhar mais 50 euros, como referido pelo Pedro Rocha? Nem que fosse 150 euros... tanto investimento em dinheiro e em tempo para ganhar tão pouco?

Cada um faz o que quiser, mas eu á já 3 ou 4 anos que ando a dizer que ainda é cedo para o HD, e continuo convicto do mesmo. E o mercado tem-me dado razão, pois os clientes continuam sem pedir HD. Sei que mais tarde ou mais cedo vou ter que dar o salto e investir. Mas primeiro vou continuar a rentabilizar o equipamento que tenho, novas câmeras com novas caracteristicas vão continuar a ser lançadas para o mercado, com preços iguais ão que se tem actualmente, novos e melhores codecs e formatos vão surgindo (veja-se o caso das novas Canon) e quando o mercado começar efectivamente a pedir HD, então sim, invisto. Até lá, e não será antes do próximo ano (se fôr) que as pessoas vão pedir Blu-ray, quem já comprou câmeras HD (e muitos foram) terão as suas câmeras já usadas e com caracteristicas inferiores ás novas que entretanto vão surgir, e ão ritmo que a tecnologia está a evoluir nesta área, não me admirava nada de que tenham de voltar a investir em novo equipamento, por força da mudança tecnológica.

Á 2-3 anos atrás, um User aqui disse que eu ia acabar por ficar com a minha câmera na prateleira, encostada, que ninguém ia depois querer comprar uma câmera ultrapassada. É um facto, já ninguém me vai querer comprar a câmera. Mas surpresa das surpresas, continua tudo menos encostada. Continuo a trabalhar com ela, continua a me dar dinheiro a ganhar. E quando realmente a encostar, que vai acabar por acontecer, não terei pena nenhuma, pois trabalhou bastante e deu-me bastante dinheiro a ganhar. E enquanto a minha câmera já se pagou a ela própria, já me pagou o tempo do meu trabalho, já me deu dinheiro para comprar outra, e continua mês após mês a me dar dinheiro, a câmera HD dos outros ainda está a trabalhar para recuperarem o dinheiro dado por ela. E já agora, sempre seria interessante saber quantos trabalhos fizeram em DVD e quantos em Blu-ray.

Não são criticas nem indirectas a ninguém, apenas pontos de vista. Que este tempo não está para maus investimentos. Vou ter de investir, vou ter de dar o salto, mas recuso-me a investir antes do tempo, pois não sou eu que tenho de rezar para os clientes quererem Blu-ray, tem de ser o mercado a pedir para eu trabalhar em HD. E o mercado não me está a pedir. Congressos, casamentos, provas TT, televisão, empresas... ainda ninguém me pediu em HD. E se pedirem, também faço. Existem empresas de aluguer de equipamento...

Quanto mais tarde vier o HD, mais dinheiro ganho com o SD. Nessa altura, encostarei com muito prazer a minha câmera. É mais uma, para se juntar ás outras duas que tenho.

Mas longe de mim querer influenciar alguém. É apenas o meu raciocinio, certo ou errado. Uma experiência de vida, como se costuma dizer. Pense, avalie e decida por si. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Antes de mais muito obrigado pelo seu tempo e ajuda caro José Costa. È sempre bom ouvir conselhos de quem partilha os mesmos problemas. Assim e se possível deixo-lhe mais umas questão caso tenha tempo para me responder.

"..aos ficheiros capturados da DSR-250, eles têm compressão sim. O DV e derivados (DVCAM, DVCPRO) têm uma compressão de 5 para 1 (5:1)."

Há alguma hipótese de capturar da Sony 250 P sem compressão?

" Não se esqueça que viu um DV e não um MPEG-2, que é o resultado da conversão do DV para DVD. O DVD diminui a qualidade de imagem, e quanto maior a "compressão", pior a qualidade."

O que fiz foi: A contrario do habitual, que é na timeline exportar o filme através do Matrox Export para Real time e com um parâmetro de 7, ou seja um ficheiro de 15 Gb passa para 4.7Gb e construído com software de criação de menus (No meu caso DVD it),desta vez arrastei o ficheiro dos 15 Gb para um disco amovível e através de um 1 pc e por o Media Player vi por ligação RCA o filme no LCD. Portanto, acredito assim que pela primeira vez vi o filme sem compressão ainda que com a compressão 5:1 por si referida mas neste caso sem a compressão para DVD.

"Escreve-se Blu-ray e não Blue-ray. "Português" á parte,"

Obrigado pela rectificação, além de que agora entendo porque em motores de busca sobre preços e características surgiam-me pouca coisa. 

"Cada um faz o que quiser, mas eu á já 3 ou 4 anos que ando a dizer que ainda é cedo para o HD, e continuo convicto do mesmo. E o mercado tem-me dado razão, pois os clientes continuam sem pedir HD. Sei que mais tarde ou mais cedo vou ter que dar o salto e investir."

Quando acha que será o momento certo?

No meu caso a quando da conversão do VHS para o DVD pus por regra que o momento seria quando nos hipermercados o custo dos leitores de DVD estivesse abaixo dos 50 €, este seria o momento e barómetro para o investimento.

" Que este tempo não está para maus investimentos. Vou ter de investir, vou ter de dar o salto, mas recuso-me a investir antes do tempo, pois não sou eu que tenho de rezar para os clientes quererem Blu-ray, tem de ser o mercado a pedir para eu trabalhar em HD. E o mercado não me está a pedir."

Concordo em muito com tudo o que diz e creio que até há pouco foi o melhor caminho.
Mas quando ouço cada vez mais nas publicidades televisivas a massacrar em horários nobres a palavra HD, tipo SPORTV HD, AXN HD, BOXES HD, INTERNET A 100 Mb preparada para HD a publicidade na caixa do correio sobre LCD nos hipermercados inicialmente HD ready, a seguir Full-HD e agora o Full-HD Led LCD. Acredite tanto HD massacra os ouvidos dos consumidores ao ponto de eles perguntarem por ele sem saberem ao certo do que se trata.
Quando vejo LCD abaixo dos 500 € quando até á pouco os víamos sempre a cima dos 1000 € e também quando quase não vejo TV tradicionais, dos quais o DV e o DVD se encaixava perfeitamente, nas prateleiras dos espaços comerciais começo a ficar preocupado.

Acrescido de que há 2 ou 3 semanas recebi um email que continha o seguinte:   

"Vi umas fotos suas dum casamento que fez e adorei... Eu vou-me casar em Maio... e gostava de saber a sua tabela de preços para essa data, incluindo o Album ... 3 dvd's + 1 bluray...."
Apesar de ser um caso isolado, não significa que não devo estar a tento a ele.
Quando um casal vem a meu espaço para ver o trabalho raramente tomam a decisão no momento. Preferem conferenciar entre si e mais tarde darem uma resposta bem, como antes de tomar uma decisão procuram conhecer outros trabalhos de outros colegas, em busca de outros pontos de vista e caso optem por mim só mais tarde é que me dizem. Esta é a norma.
Quando decidem por mim é sinal que a minha proposta não é inferior á de outros mas quando não retornam nunca sei o porquê. Isto obriga-me a uma reflexão constante do que faço porque apenas posso especular sobre o que não faço.
Assim numa dessas reflexões, achei que devo dar inicio a uma actualização ainda que progressiva. O caminho que desejo seguir é este e daí pedir-lhe o seu parecer bem como a de outros membros que queiram participar.

Os filmes que estão na prateleira, filmados em SD, entregar em DVD e agora sugerir aos noivos que tragam um disco amovível ou um portátil para entregar também os ficheiros sem compressão, versão do filme com músicas com + ou – 20 Gb.

Ponderar a compra de uma câmara HD, neste momento inclino-me para mais para a Canon XH-A1s por o preço de 2 850 € http://www.fotoboom.com/pagina2.php?id=19699&comienzo=0
mais baterias, saco, tripé e talvez mais 1 flowpod ...
Conto esta segunda-feira ir a expo-caldas e com alguma sorte ver em algum stand a câmara para a poder experimentar.

A quando do momento da edição dos filmes da Canon (caso seja a escolha), editar em HD, dar o ficheiro aos noivos em disco amovível em HD e converter também para DVD como tem sido norma.

Mais tarde e se justificar passar para blu-ray caso o mercado siga esse caminho.

Assim peço-lhe a sua opinião sobre a minha estratégia de reacção a evolução do mercado.

Grato mais uma vez pelo seu tempo, atentamente: Filipe Araújo.