Dilema - Camera vs DSLR

Iniciado por Vitor Duarte, 31 / Dez / 2010, 20:51

Tópico anterior - Tópico seguinte

Raphael Madeira

Se calhar é melhor esquecer a 550D ou 60D e esperar pois a 600D foi finalmente anunciada e é provável que seja melhor e com preço aceitável.

Canon T3i/600D Announced. 10X Movie Digital Zoom

http://www.cinema5d.com/news/?p=5492

LG

O que me agradou na 60d em relação a 550d foi o push foco, durante a filmagem, que na 550d não tem, embora não seja fã no auto foco

na loja, disseram-me que a 60d vem com melhor processador...
nã sei

eu gostava que estas maquinas tivessem 2 rodinhas uma para a velocidade e outra para abertura, carregar no tal botão  e ao mesmo tempo rodar a rodinha para mudar abertura, não dá jeito nenhum... a nikon tem 2 rodinhas... eu não sei se dá para trocar a função da rodinha, em vez de mudar a velocidade muda a abertura... :?

Ando a poderar arranjar uma objectiva mais analogica, das antigas...
:-D

LG

firmware Magic Lantern

Este programa é para controlo do som, dá para instalar na canon 550d?
Vantagens?

Raphael Madeira

"The 60D shares the same Digic 4 processor as the 550D/T2i. The 7D has dual Digic 4 processors."

Na loja mentiram simplesmente ou fizeram tais afirmações baseados na sua própria ignorância.
Nada de novo, quantas vezes ouvi vendedores até da fnac a dizer idiotices.

Magic Lantern é um firmware que atribui mais funções de uma camera típica de vídeo às DSLR.

"Adding this firmware will take your $800 camera and turn it into a $2000 beast"

http://magiclantern.wikia.com/wiki/550D

LG

Citação de: Raphael Madeira em 09 / Fevb / 2011, 15:39
"The 60D shares the same Digic 4 processor as the 550D/T2i. The 7D has dual Digic 4 processors."

Na loja mentiram simplesmente ou fizeram tais afirmações baseados na sua própria ignorância.
Nada de novo, quantas vezes ouvi vendedores até da fnac a dizer idiotices.

Magic Lantern é um firmware que atribui mais funções de uma camera típica de vídeo às DSLR.

"Adding this firmware will take your $800 camera and turn it into a $2000 beast"

http://magiclantern.wikia.com/wiki/550D

Fixe!!

Será que eu consigo ligar uns headphones na porta usb da maquina para ter acesso ao audio?

preciso de algum programa especifico, tipo esse magic lantern?

dava jeito

Raphael Madeira

Não na porta usb.

Cinema5d forum:

"Using the analog TV output cable (that comes with your camera), you connect the two audio channels (red and white wires) to a stereo adapter that offers a headphone jack. Plug in headphones. Enjoy. Just enable it in the ML menu, and make sure to plug in the cable after turning on the camera (it won't work if in during boot up)."

Nuno S. Ferreira

Citação de: Raphael Madeira em 09 / Fevb / 2011, 14:59
Se calhar é melhor esquecer a 550D ou 60D e esperar pois a 600D foi finalmente anunciada e é provável que seja melhor e com preço aceitável.

Canon T3i/600D Announced. 10X Movie Digital Zoom

http://www.cinema5d.com/news/?p=5492

Caro Vítor Duarte, se calhar é melhor fazer mesmo como o colega Raphael Madeira referiu, até porque a 600D terá um ecrã articulado como a 60D.
http://www.dvinfo.net/news/canon-usa-announces-new-eos-rebel-t3-and-t3i-digital-slr-cameras.html
http://www.youtube.com/watch?v=ENhMzbMvLIo&feature=uploademail

António Cristo

Gostaria de obter a seguinte informação:

Numa DSLR tipo 60D ou 550D quanto tempo de vídeo é possível gravar? 2 horas seguidas?

Não me estou a referenciar ao mídea mas sim em termos de aquecimento da máquina...versus avaria....

Obrigado.

LG

Citação de: António Cristo em 09 / Fevb / 2011, 19:11
Gostaria de obter a seguinte informação:

Numa DSLR tipo 60D ou 550D quanto tempo de vídeo é possível gravar? 2 horas seguidas?

Não me estou a referenciar ao mídea mas sim em termos de aquecimento da máquina...versus avaria....

Obrigado.

Seguido, com um bom cartão, classe 10, 18minutos 20 minutos, não mais

Raphael Madeira

António Cristo:

Acho que isso depende da DSLR mas principalmente do uso e cuidado de cada um.

Exemplo: Numa filmagem que fiz a uns meses estava +-25 graus de temperatura ambiente e estava a utilizar uma Canon 5DMK2, estando ao sol aguentou sem problemas uma boa hora sem pausas mas após isso começou a aquecer demasiado e o próprio vídeo era interrompido.

Agora depende de que medidas toma para optimizar a sua experiência de filmagem.

No meu caso lembrei ter visto num making of de uma grande produção, um guarda sol por cima da camera mas de forma que a objectiva ainda tivesse ao sol, no dia seguinte foi o que fiz, mesmo temperatura e portanto nunca me interrompeu um único vídeo devido a sobreaquecimento.

Também é ideal fazer pequenas pausas como desligar a camera quando não é verdadeiramente necessário estar ligada.

Isto com uma 5DMK2 que segundo alguns é a que mais problemas de sobreaquecimento tem devido ao tamanho do sensor de imagem.

Acredito que não terá problemas para gravar 2 horas com uma dessas duas cameras, lembre-se é de tomar medidas para que não chegue a esse ponto.

"Mais vale prevenir do que remediar"

António Cristo

Obrigado Raphael Madeira pela resposta á minha questão.

Claro o cuidado... isso acontece também com uma máquina de vídeo tradicional.

Mas a própria máquina desliga quando ao fim de algum tempo não está a ser usada (pelo menos uma pentax que tenho faz isso), bem no modo vídeo não conheço pois nunca usei nenhuma com essa característica.

Aproveito este escrito para outra questão.

Sendo uma Máquina fotográfica (que faz um boneco óptimo em condições muito controladas) como fazer uma boa imagem sem tripé (ok podemos ter mãos e braços de ouro e nem sequer respirarmos como um tripé), é que num shot longo deve ser um pouco difícil. Então a questão é: Qual o acessório fundamental para que a máquina se mantenha portátil mas com um mínimo de estabilidade possível (não esquecendo a operacionalidade da mesma nos diversos comandos desta)?

Mais uma.... Qual o bitrate e codec deste tipo de máquinas? A edição é fluída???

Tenho a ideia que estas máquinas são boas para ambientes tratados com necessidade de bastantes acessórios de forma a tirar partido do quadro vídeo que é impresso. Digo isto pois assisti a uma tiragem de 3 planos (documentário / Institucional ?????...) e reparei que não prescindiam de um monitor de campo (bem no cinema tb não se prescinde)

Obrigado pela atenção.

LG

Boas António,

Eu acho que cada caso é um caso, mas eu não dispenso o tripé e gravador digital/microfone externo
outros:
Cartões, objectivas, um ViewFinder, pára-sol

"Mais uma.... Qual o bitrate e codec deste tipo de máquinas?" esta também não sei
  :wink:

Vitor Duarte

Para que preço é que virá a 600D?

Já agora, e não tem a ver com este tópico, quais as melhores cassetes para mini DV para gravar HDV?
Por exemplo as TDK normais DV60 dá?

videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

Nuno S. Ferreira

Se é para gravação HD acho que o indicado é usar cassetes HD.
Eu uso HD, no meu caso, tanto para uso na JVC como na Canon, uso as JVC ProHD. Até hoje nada a apontar, sem qualquer falha. Mas já li em algun lado que vão deixar ou já deixaram de ser produzidas, o que é uma pena. Se assim for vou ter de procurar substitutas à altura.

António Cristo

Curiosidade mas uma das respostas á minha pergunta ... Custa mais que o corpo da máquina...

fica aqui o link

http://www.libraprobroadcast.co.uk/proddetail.asp?prod=vocas-canonkit3