Já comprei XH-A1

Iniciado por Vitor Duarte, 12 / Fevb / 2011, 21:51

Tópico anterior - Tópico seguinte

Vitor Duarte

Comprei uma XH-A1 e gostaria de trocar algumas impressões com pessoas que tb tenham este modelo.

videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

Nuno S. Ferreira

Olá Vítor, sempre se decidiu por uma máquina de vídeo.
Como já lhe disse, tenho uma XH-A1s, o que gostaria de saber, pode ser que o consiga ajudar.

Vitor Duarte

Ok Nuno
Para já, é normal uma ligeira folga no micro?
Que cassetes usa?
videoduarte.blogspot.com

Vitor Duarte

A primeiras impressões comparativamente com a minha DVX100B:

Um pouco mais pesada e LCD pequeno.

Gravei só um pouco em casa, mas a qualidade de imagem depois de editar e ver no monitor e maximizar não tem nada a ver.
Qualidade 5 estrelas, nunca pensei que tivesse tão boa imagem.

Já tive que colocar mais um peso no steadicam e afinar para esta máquina.
videoduarte.blogspot.com

Filipe Araújo

Numa pesquisa na net encontrei isto, para utilizar como presets, pode ser que o ajude caso ainda não conheça:

http://www.videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=13953&st=0&sk=t&sd=a&start=60

Abraço: Filipe Araújo.

Vitor Duarte

A quem eu comprei tb me passou uma serie deles.
Parece porreiro para algumas situações
videoduarte.blogspot.com

gcoutinho

Boa escolha :)
Essa folga do microfone a minha também tem.
Outro ponto forte, Com uma bateria de longa duração gravei duas tapes de 60 minutos e a bateria ainda tinha cerca de 30%.
Em todas as cerimónias que fiz nunca tive a necessidade de trocar de baterias, o que é optimo.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Nuno S. Ferreira

Confirmo o que o gcoutinho disse.
A folga no micro é normal. Pelo que tenho lido é para absorver vibrações da máquina, reduzindo assim o ruído captado.
A bateria que tenho na minha é a normal, mas aguenta praticamente um dia de gravação, mas atenção que é usada como segunda máquina. Ainda assim a autonomia é muito boa.
As cassetes, como lhe disse num outro tópico, uso JVC MiniDV ProHD, que duvido que arranje em superfícies comerciais ou lojas comuns, tipo fnac ou do género.

Vitor Duarte

Citação de: gcoutinho em 14 / Fevb / 2011, 15:26
Boa escolha :)
Essa folga do microfone a minha também tem.
Outro ponto forte, Com uma bateria de longa duração gravei duas tapes de 60 minutos e a bateria ainda tinha cerca de 30%.
Em todas as cerimónias que fiz nunca tive a necessidade de trocar de baterias, o que é optimo.

Mas a bateria de longa duração é da Canon?
Por exemplo, comprei uma para a minha dvx em (baterias digitales) e mesmo a de longa duração pirata julgo não aguentar tanto.
Tinha 3 baterias a 1, 2 e 3, normalmente a 1 e 2 (que eram mais pequenas) dá-va para duas horas e pouco (as duas) e quando colocava a 3  (a tal de longa duração) nunca chegava nem sequer a metade, por isso não sei ao certo o tempo de duração.
Em relação ás cassetes, não tera nada a ver gravar por exemplo nas normais TDK, certo?
Terá mesmo que ser em cassetes HDV.

videoduarte.blogspot.com

Filipe Araújo

Boa tarde a todos,

È meu desejo filmar e editar em HD. Uma das apostas na câmara de vídeo passa por alguns modelos entre Canon XH-A1, Canon XH-A1 S ou em última analise por a Sony HXR-NX5E.

Um colega, também da área dos BBC, emprestou-me uma XH-A1. Na medida em que num dos testes que fiz em modo automático, com luz de interior, a exemplo dos espaços em que geralmente se filma, casas, o grão visível no monitor, a meu ver foi um pouco assustador o que me fez retrair, admito que possa ser aselhice minha. Pergunto-vos a vossa opinião sobre o comportamento dessa câmara em ambientes com pouca luz e se sabem se o comportamento da XH-A1 S é igual?

Grato por tudo, abraço: Filipe Araújo.

Vitor Duarte

Tenho a camera (XH-A1) à poucos dias, mas o gão resulta de filmares em automático.
O automático vai buscar todas as ajudas, assim o grão aparece e não deve ser pouco, mas isto com muito pouca luz mesmo, por isso é que servem os iluminadores de led's ou de halogénio.

A A1s não difere muito, salvo erro tem firewire de 6 pinos e mais qualquer coisa que já não me recordo.

http://www.dvinfo.net/forum/canon-xh-series-hdv-camcorders/138944-xh-a1-vs-xh-a1s.html
videoduarte.blogspot.com

Nuno S. Ferreira

Vítor, o que vou dizer não é nenhuma verdade absoluta, mas ajuda. Baterias de marca dão, à partida, melhores garantias no que à qualidade e autonomia diz respeito. Há baterias de marca branca de boa qualidade, mas não são todas. Por isso não me admira essa situação que refere.
Há uns anos comprei uma bateria extra de marca branca para uma máquina fotográfica, ao fim de poucos meses a autonomia era pouca ou nenhuma, enquanto que a original ainda lá está para o que der e vier.

Relativamente às cassetes, sempre usei HD, mas pelo que tenho lido não é um requisito. Segundo o que me parece pelas leituras, não sei se se confirma, a filmagem em HDV é mais sujeita a drop outs e pelos vistos as cassetes HDV oferecem mais garantias nesse aspecto. Mas como disse, não sei se é verdade. Como filmo em HDV, prefiro não arriscar e gravar em cassetes HD. Prefiro gastar mais um bocado nas cassetes do que correr mal num serviço e ficar com o peso na consciência.
Uma coisa que acho importante e escolher uma marca e manter-se sempre na mesma.

Quanto ao grão na imagem, já se sabe que não é perfeita, principalmente se abusarmos no gain. No entanto, a A1s tem uma definição no menu que permite definir os valores db para o gain em Low e Hi. Mas é como o Vítor diz é evitar filmar em automático.

Vitor Duarte

Nuno, olha que a A1 tb dá para alterar esses valores.
videoduarte.blogspot.com

Nuno S. Ferreira

Sim, eu sei Vítor, e é uma excelente função.
As diferenças entre a A1 e a A1s não são muitas. Penso que algumas coisas foram corrigidas e outras melhoradas na versão S, mas a qualidade de filmagem, julgo ser a mesma.

Vitor Duarte

Nuno, que micro usa na camera?
videoduarte.blogspot.com