Curso de Vídeo Profissional para Reportagens BBC

Iniciado por José Costa, 04 / Fevb / 2011, 19:37

Tópico anterior - Tópico seguinte

gcoutinho

8) Tanta coisa para dizer... Sim?! :)
Toda a gente sabe que o Padre para pregar a missa tem de saber rezar, sem a "catequese" não chegava lá. 
Mas como no programa não faz referências a "requisitos", coloquei a questão se seria necessário ir equipado.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

José Costa

Boas.
Citado: "Tanta coisa para dizer... Sim?!"

Errádo! Eu não disse que não ia ter prática, não vai é ter 100% de práticas, nem sequer meio-meio.  :'(

Toda a gente sabe muita coisa, mas quando se chega a vias de facto, fica-se a saber que poucos são os que efectivamente sabem alguma coisa.

Muitos são os que querem é "mexer", mas não sabem o que "mexer". A teoria é uma coisa lixada... custa muito a aprender. Por isso é que não existem "requisitos", entra-se cego e sai-se zarolho. Para quem tiver olho para a aprendizagem.  8) Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

José Costa

Boas.
Tenho um pedido a fazer a esta Comunidade:

Não tenho Facebook. Na verdade, nem sei direito como as coisas funcionam ou qual o beneficio para uma pessoa como eu. Não estou a dizer que é bom ou mau, estou apenas a dizer que para a minha cabeça (dura como o raio), não vejo grande beneficio para mim. Dizer que o jantar estava muito bom, que os cães ladraram por volta das sete horas e que a chuva por estes lados costuma ser molhada, não faz muito o meu género. Depois, também não vejo qual o interesse por esta informação, para quem venha a ler o meu Facebook. Mas enfim, nem todos são de visão tão curta quanto eu. À frente...

Como já disse (escrevi) a alguém aqui no fórum: toda a gente tem Facebook, toda a gente anda no Facebook, o Facebook é que está a dar. E eu tenho de acompanhar estas "tendências", quanto mais não seja para puder constactar in loco se realmente tem interesse para os meus intereses. Não sei como, mas enfim...

Então o pedido: será que quem tem Facebook poderia divulgar esta acção de formação? Todos têm amigos com gostos semelhantes, e a formação pode interessar a alguns deles. Pode não interessar a quem coloca lá a informação, mas pode ter interesse a alguém que a leia. Depois, nem sei bem como se processa a divulgação, mas quanto mais não seja, acredito que sempre mais pessoas ficam a saber desta acção.

E quem diz o Facebook, diz o Orkut, Myspace, Twitter, Flixster, Linkedin, Tagged, Dassmates, Myyearbook, Livejournal, .... vocês acreditam que existem pelo menos 25 redes sociais? Eu não sei se anda tudo maluco, ou se fui apenas eu que fiquei maluco quando descobri que havia tantas.

Só pelo tempo que perdi à procura do nome das redes sociais, alguma divulgação era uma boa paga. Assim, ajude, se possivel, a divulgar esta acção de formação. Partilhar informação é bom. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

sim JOSÉ COSTA, está descansado que no meu facebook e no meu tagged eu vou por lá a informação do curso...não custa nada ajudar os colegas de trabalho, mais a mais que não tenho tempo para ir ao teu curso, pois além do trabalho, tenho um 2ºsemestre de aulas do 3º(último) ano de engenharia química e portanto este ano, formações vai ser complicado...mas é com todo o gosto que farei isto...
outra coisa, há bocado, qd fui comer à minha cozinha, e depois de estar a ler os posts aqui do JOSÉ COSTA  e restante pessoal, estava a pensar como seria, se em vez de ter sido operado por um neurocirurgião, fosse operado pelo JOSÉ COSTA, com um berbequim na mão, e um grande facalhão...axo que fugia a sete pés da sala de operações...não leves a mal esta brincadeira, isto só serviu para exemplificar que as pessoas que não têm qualificações para uma certa profissão não deveriam trabalhar nessa área, no nosso caso, os audiovisuais e fotografia...tem de haver mais união entre as pessoas, haver uma espécie de cédula profissional na área dos audiovisuais, ou então as pessoas estarem registadas e haver  tipo livro de reclamações...temos de defender o nosso trabalho assim como um cirurgião defende o dele...um abraço e tá descansado JOSÉ COSTA que irei lá por no meu facebook.abraço.RUI.

rui ressurreição

gcoutinho

Caro José, o Facebook não é só um depósito de "cusquice" :)
Tem opção de criar um perfil institucional onde expõe os seus trabalhos, eventos, notícias para que os seus "fãs" divulguem, analisem, critiquem.
Se explorar bem, é mais uma ferramenta de trabalho que o ajuda a divulgar de uma forma gratuita o seu trabalho.
Faço das suas, minhas palavras, "formação não é um custo, mas sim um investimento".

O Facebook, se bem utilizado, pode ser uma ferramenta de publicidade gratuita que se auto expande. O "passa-palavra" é poderoso aqui.

Aceite este meu comentário como uma dica e não uma crítica.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Nuno S. Ferreira

Concordo com o que o gcoutinho disse. Pense nisso José.
Em todo o caso não custa nada ajudar. Da minha parte vou colocar no facebook e no twitter do estúdio.

José Costa

Boas.

"Não estou a dizer que é bom ou mau, estou apenas a dizer que para a minha cabeça (dura como o raio), não vejo grande beneficio para mim."

As ferramentas são o que as pessoas fazem delas. Uma barra de ferro também pode servir para pregar um prego, no entanto não é a ferramenta mais adequáda. E tal como referi "não sei... qual o beneficio para uma pessoa como eu."

Entendo que existem ferramentas melhores para as necessidades que EU tenho. Mas as minhas necessidades não são as necessidades dos outros, por isso existirem tantas ferramentas. E mais do que criticar quem tem Facebook ou é adepto das redes sociais (pois não critico, mas tenho uma opinião própria sobre o assunto), quis justificar a razão do meu pedido.

Sintam-se livres para usar e abusar das ferramentas. Lá porque eu não as utilizo, não significa que sejam más. Mas quando se tem tanta coisa misturada com o lixo, é fácil de tudo passar como lixo. As modas vão e veêm, mas as boas ferramentas ficam. Já as usamos à anos. Mas reparem, não estou a dizer que só existe lixo nas redes sociais. O lixo existe em todo o lugar, mais nuns que noutros. Eu apenas não sou utilizador nem adepto, mas EU sou EU.

"As ferramentas são o que as pessoas fazem delas." - Não é o pensamento do dia, mas é de minha autoria. Boas.

José Costa

Boas.

Aviso à navegação:

"No seguimento dos muitos pedidos de informaçôes que tenho recebido, em relação à acção de formação a realizar nos dias 12 e 13 de Março, e sabendo da tendência das pessoas em deixar as coisas para a última da hora, os interessados devem, com a maior brevidade possivel, informar se fazem tenção de participar na acção em questão. O número de inscriçôes é limitado, para um melhor aproveitamento por parte dos participantes, pelo que as inscriçôes que ultrapassem o numero máximo estipulado serão regeitadas, mesmo que venham a ser feitas dentro da data.

O objectivo é, dentro da medida do possivel, evitar que quem primeiramente demonstrou interese e pediu informaçôes, seja depois impedida de participar, por força do espaço e de vagas disponiveis.

Espero a compreensão de todos."

O aviso ficou feito. Boas.

Pedro Rocha

Após um longo período de ausência, estou de volta não totalmente mas vou ver se apareço por cá mais vezes.

Costa, desde já quero dar-te os parabéns pela iniciativa, já vi o programa completo no blogspot e abranges bastantes áreas de interesse que vão sem dúvida ajudar alguns utilizadores menos informados a perceber o que gira em torno deste fantástico mundo do audiovisual.

Como formador (com CAP), e depois de ler o programa, pergunto: não será muito tema para apenas 16 horas?

Mais uma vez parabéns pela iniciativa
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.

Viva, Pedro Rocha. Efectivamente já não te "viamos" por aqui à muito tempo. Será bom contar com a tua presença aqui.

Citádo: "não será muito tema para apenas 16 horas?"

Da forma como as coisas estão estruturadas, não. Mais horas seria sempre bom, mas temos de ser realistas e reconhecer que alargar o nº de horas apenas iria encarecer a formação, assim como as despesas de quem se desloca, como é o caso de alguns Users inscritos e que vêm de longe. Mais horas significa mais dias, e mais dias começa a ser complicado a nivel de despesas de deslocação e de dormida/alimentação para esses formandos. Sem contar com o facto de que se torna complicado gerir a formação com outros compromissos.

Tive a preocupação de organizar os temas por ordem de importância, de forma que seja acessivel desde o inicio para quem tem poucos conhecimentos, subindo gradualmente o nivel de conhecimentos, com o encadeamento das matérias. Acredito ter conseguido uma boa relação tempo/formação. Boas.

Mário Rui

José Costa,

Parabéns pela iniciativa e pelo interessante programa, formações nesta área são raras e difíceis de encontrar. Achei o preço bastante acessível, o que também é bom para todos. Tenho pena de não estar por cá nas datas da realização dessa formação, senão inscrevia-me já.

Vitor Duarte

José Costa
A última vez que tivemos juntos já foi à coisa de quase 3 anos.
Também gostaria de estar presente mas não tenho hipóteses.

Essa formação certamente vai ser gravada em video e editada, certo?
Tens que fazer um "melhores momentos"...lol
Um abraço
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

José Costa

Boas.
Obrigádo a todos pelos "Parabéns". O dia do meu aniversário já passou, mas de qualquer das formas...  :)

Obrigádo, a sério, mas só estou a fazer aquilo que gosto de fazer: trabalhar em video e compartilhar conhecimentos e experiências com quem está disposto a aprender (aonde eu me incluo). Porque o saber não ocupa lugar.

Citádo: "Essa formação certamente vai ser gravada em video e editada, certo?"

Errádo! É uma acção de formação, não a inauguração do meu estúdio  8) . Até porque para inauguração, primeiro tenho ainda de terminar as mudanças do anterior para este. É incrivel a quantidade de "tralha" que se consegue juntar em quase duas décadas de profissão. E o tempo não dá para tudo.

Mas na área do video e da formação, existem projectos na forja. Quem sabe um novo convivio entre nós? Boas.

José Costa

Boas.
A todos quantos já se inscreveram, mas no entanto ainda não fizeram o pagamento da inscrição, é altamente recomendável que o façam o quanto antes, pois a inscrição só se torna efectiva após o pagamento da mesma.

Quem pretende se inscrever, mas ainda não o fez, também é aconselhável que o faça, pois as inscriçôes são limitadas e por ordem de chegada. As inscriçôes que ultrapassem o numero máximo estipulado serão regeitadas, mesmo que venham a ser feitas dentro da data, e todos sabemos da tendência para se deixar para o último dia as decisôes.

Agradeço a compreensão de todos.

José Costa

"O adiamento é o assassino natural da oportunidade." - Victor Kiam