Discos rigidos para video HD

Iniciado por José Costa, 09 / Mar / 2010, 06:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Á dias, em conversa com um colega de profissão, comentava ele comigo que tinha comprado, e cito "um bruto de computador". Ainda não o tinha em casa, pois tinha ido a uma loja escolher os componentes, mas já o tinha pago. Por estes dias, comentava ele todo contente, já o devia receber. Quis saber o que ele tinha escolhido para tão bruta máquina. Um duplo Xeon não sei das quantas, uma placa Nvidia Quadro, 8 GB de RAM que podia depois expandir para 32 GB, disco de 500 GB para o SO e um outro (dito com um sorriso de ponta a ponta) de 2 TB para o video. E foi o que consegui memorizar de tal "bruta" máquina.

E continuou dizendo as razôes de tal compra e as intençôes do que queria fazer com ele. Estava ele, e cito "mortinho de lhe pôr as mãos para começar a editar uns videos de HD não comprimido que o ......... (lei-a-se o nome de um colega) lhe arranjou". Quis saber ele a minha opinião.

- Quando conseguires editar video não comprimido com esse computador, avisa-me para eu comprar uma caixa de foguetes e comprar um chicote para me auto-flagelar! - comentei eu, que entendendo ele que eu estava a ser sarcástico, quis saber a razâo.

------------
Outro caso:
No ano passado, aquando o ShowRoom da Sony no Porto, estava o vendedor a mostrar as caracteristicas do Final Cut no Mac, quando um dos presentes lhe perguntou a razão de não conseguir editar video HD não comprimido no Mac que ele tinha. Era também um Mac "bruto", mas o video surgia com soluços, não apresentava um video fluido. "Porquê?", perguntava ele.

------------
Muitos não têm consciencia o que representa editar em HD não comprimido. Não sabem o que isso significa a nivel de exigências de hardware. "Nascidos" numa época em que os computadores já todos têm dual e quad core (e os de 6 core já ai estão pela mão da AMD e os de 8 vêm a caminho pela mão da Intel), numa época em que os discos são a 3 Gbps e futuramente a 6 Gbps, não estão minimamente preparados para o retrocesso que o HD não comprimido vem instalar face ão SD.

Um sinal HD não comprimido tem uma cadência de dados de cerca 140 MB por segundo. Para se ter a completa noção do que isto é, diga-se que o DV tem apenas 3.5 MB por segundo e o HDV um pouco menos. De 3.5 MB para 140 MB é "apenas" um aumento de cerca de 40 vezes. Uma hora de video HD ocupa cerca de 450 GB, contra os cerca de 13 GB do DV.

Os discos rigidos sata II, apesar de teóricamente poderem ter uma cadência de dados de 300 MB/s (3 Gbps), na prática não vão além dos 125 MB/s, só mesmo muito poucos conseguem ultrapassar esta "barreira". E estes 125 MB/s não são de taxa sustentada, pois em leitura/escrita de dados aleatórios e á medida que o disco fica cheio, a cadência de dados diminui. Se o disco não consegue "entregar" os 140 MB/s necessários pelo video HD, lógicamente que não é possivel ão computador editar o video com fluidez. E estamos apenas falando de um stream de video, pois se se forem necessários dois (como no caso de uma transição), os dados aumentam para o dobro.

Á 10-12 anos atrás, os discos rigidos eram Ata-33, teóricamente 33 MB/s, mas na prática era muito abaixo disso. Muitos eram os que teimavam em querer editar video com tais discos, e nos extremos alguns vendedores, não sei se por desconhecimento das reais necessidades do video ou se por "malvadez" para conseguirei efectuar uma venda, formatavam o disco em duas partiçôes, de forma a que o SO ficasse numa e o video/audio na outra. Não será necessário dizer que o resultado era a perca de frames aquando a captura e o mesmo se verificando no play para gravação em VHS (sim, naquele tempo o DVD ainda não tinha a implantação que tem hoje), problema agravado nas transiçôes, em que ocorria o freeze da imagem. O problema, já na altura, não era o PC, mas sim os discos, tal como acontece actualmente para o HD não comprimido.

A solução muitas vezes não passa por um PC mais "potente", mas sim por um melhor conhecimento do funcionamento dos componentes e das reais necessidades do video. O producto final é igual ão pior resultado de um seu componente. De nada serve ter processadores rápidos e de muitos cores, se o ponto mais fraco são os discos rigidos. Á 12 anos atrás, tal como agora, era a escolha do disco que fazia a diferença. Muitos podem não se acreditar, mas ainda consigo editar SD com um Pentium III a 700 Mhz. Actualmente praticamente que não o utilizo para edição, pois tenho outros mais rápidos, mas ainda o utilizo para captura de tapes. Na altura, a minha opção foi por discos SCSI para o video/audio, que 12 anos volvidos ainda dão conta do recado. Actualmente as coisas estão facilitadas, pois não só os discos se tornaram mais rápidos (em velocidade sustentada de transferência), como em queda de preços por GB, quer em opçôes de tecnologia e dispositivos disponiveis.

Mas não se iludam. Apesar de todos os avanços que se verificaram a nivel do armazenamento, os discos ainda estão muito atrás das necessidades do video HD não comprimido. HD não é o mesmo que SD, pois se para SD um disco sata normal dá conta do recado, o mesmo não se verifica para o HD não comprimido. É necessário recorrer a agrupamentos de discos num nivel RAID, com controladora dedicada, e muitos discos. SAS de preferência, mas a escolha correcta de discos Sata, aliádos a uma controladora decente, também serve. Não fosse este o problema (velocidade sustentada e capacidade), e a industria não teria necessidade de recorrer ãos formatos de video comprimidos (HDV, AVCHD, etc).

Mas editar video HD não comprimido não é impossivel. É só saber o que escolher... e comprar! Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AntonioRamos

AC

5 *,  =D> =D> =D>

Este post pelos esclarecimentos que fornece, merecia ser fixado no topo...
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Diamantino simão

Muito bom!!!!

O Costa sabe exprimir-se melhor que o nosso PR.

Jorge Rodrigues

Hum, grande post e grande novidade para mim  [-o<

Agora surge-me uma duvida, a extracção de video de uma canon XHA1s é facilmente editável num pinacle STUDIO 14? (que se diz já preparado para HD)

Os discos que tenho são os comuns SATA, mas as extrações já compactam a imagem no HD ou será essa uma opçao do utilizador do programa?

Obrigado aos que me possam exclarecer  :wink:

José Costa

Boas.
O "artigo" que escrevi é sobre o sinal video HD não comprimido. A Canon XHA1s grava em HDV, um codec largamente comprimido, muito mais que o DV. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Fábio Poupinha

Concordo plenamente contigo.

Muita gente não tenta perceber o porquê de as coisas não funcionarem como esperam.
Gastam largo €uros em processadores, rams e coolers para ter o seu "super-sistema" de processamento vídeo.

É como o "outro" que coloca o motor dum mini numa carroçaria de Ferrari depois aquilo não se mexe.

Cumps

Joel

Mais uma coisa que aprendi hoje =) 

Obrigado!

João Vieira

Boas,

Aproveito para fazer uma questão!

Tenho um core i7 2600, 8gb ram, mas o problema reside no disco rígido.

O que seria melhor? 2 discos 6gb/s em raid 0 ou um 10.000rpm?

Discos ssd estão fora de questão.

João Tiago Calviño

e já agora.. discos sata 6GB/s, se não forem SSD, não trazem grandes vantagens, porque a evolução mecânica não consegue acompanhar a evolução no SATA.
Aos que querem comprar discos e nao querem gastar mto, mesmo para fazer raid, aconselho a que comprem Samsungs SpinPoints F3, que custam tanto como um disco normal e são de longe dos mais rapidos do mercado. um investimento que compensa largamente.

http://www.bit-tech.net/hardware/storage/2009/10/06/samsung-spinpoint-f3-1tb-review/3

Joel

Já agora João,

Considerando os discos de 2TB, e segundo a review que mostrou, este parece-me ser melhor aposta: "WESTERN DIGITAL WD HDD 2TB 7200RPM SATA 64MB 3.5 CAV GREEN "

Na pixmania por 88.70€. Opiniões?

SSD está fora de questão  =X

José Costa

Boas.
Citado: "Tenho um core i7 2600, 8gb ram, mas o problema reside no disco rígido."

Qual é, especificamente, o problema no disco rigido?

Citado: "O que seria melhor? 2 discos 6gb/s em raid 0 ou um 10.000rpm?"

A que se destina o novo disco rigido? Só SO e programas? Só dados? Para ambos?

Só para se saber:
- Os discos Sata 6Gb/s (e não 6GB/s) não são mais rápidos que os convencionais Sata 3Gb/s. Na verdade, os discos são iguais, só mesmo o canal de comunicação é mais rápido, sendo o disco rigido o gargalo do sistema.

- Um disco de 10.000 rpm é bom nos tempos de acesso. O RAID 0 é bom na taxa sustentada.

Citado: "Samsungs SpinPoints F3, que custam tanto como um disco normal e são de longe dos mais rapidos do mercado."

Os dados referidos na tabela são relativos ao ano de 2009. Entretanto, já surgiram novos discos e melhores. Para além deste facto, torna-se necessário definir se se pretende capacidade, tempos de acesso rápidos ou taxa sustentada, ou ambos. Boas.

João Tiago Calviño

José... os discos da Samsung continuam a ser os mais recomendados pelos users da Zwame.pt, nas configurações de novos pc's...

João Vieira

Caro José Costa, digo que o problema reside no disco rígido, porque sinto que o sistema em si pode ser mais aproveitado e está a ser limitado pelo disco.

A minha ideia seria, 2 x 1tb sata2 em raid 0, em que teria uma partição para sistema e outra para dados.

Como o raid 0 é um sistema pouco viável no que toca a perder dados quando um disco vai a vida, irei ter um disco externo para os backups dos originais.

Segundo li algures, quantos mais discos em raid 0 melhor será, poderei ponderar a junção de 3 discos 1tb em raid 0.

José Costa

Boas.
Citado: "os discos da Samsung continuam a ser os mais recomendados pelos users da Zwame.pt, nas configurações de novos pc's..."

Pois, cada um dá os conselhos que entende ser os melhores, ou que melhor serve os interesses de cada um. Por sua vez, cada um segue os conselhos que melhor lhe agradar. Pela minha parte, e no que a desempenho diz respeito, tenho dificuldade em conselhar os discos da Samsung, excepto um único modelo, que não é os F3.

Ao João Vieira, em edição de video, particionar o disco rigido em duas partiçôes, um para o sistema e programas e outra para os dados, é das piores coisas que se pode fazer. Deve utilizar dois discos independentes, um para sistema e programas, outro para os dados. Melhor ainda, um para o sistema e programas, outro para os dados e outro para o temporarios do NLE.

Pelo que li da sua resposta, julgo que tem um só disco para sistema e dados. Passe para dois discos como mencionado acima, e vai ter seguramente um melhor desempenho.

Em RAID 0 não é possivel criar duas partiçôes nos discos. Os discos assumem uma só "partição".

Ao Joel, para se poder fazer escolhas em consciência, é necessário saber interpretar os dados da tabela e saber o que eles significam. Acredito que não avaliou devidamente os dados mencionados. Boas.