Questões, Debates, Criticas - 1ª Mostra Video PortugalVideo

Iniciado por AC, 24 / Out / 2011, 05:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

Mário Rui

Citação de: rui ressurreição em 24 / Out / 2011, 19:35
uma das alterações é a votação...devia ser tipo campeonato do mundo de fórmula um, ou uma coisa do género...assim não havia tanta gente em terceiro e último lugar...havia maior separação dos concorrentes...

Não me parece que haja problema com este sistema de votação, que é do mais comum que existe e todos entendem, ao contrário da Fórmula 1. O "problema" desta Mostra não está no sistema de votação, está provavelmente na disparidade que existe entre os videos participantes e a votação está a reflectir isso muito bem.

outra, é qualquer concorrente poder concorrer com um máximo de 3 trabalhos...assim não faltavam filmes para vêr.

Tomara haver participantes com 1, quanto mais com 3.

outra, era o filme ter de duração 5-10 minutos ou talvez 15min...

Aqui cito a Laura, com a qual concordo plenamente neste item: "para a net os trabalhos devem de ser curtinhos senão o pessoal não vê". É um facto. E mesmo assim, sei de pelo menos uma pessoa que viu grande parte dos videos da Mostra à clicada (pular o video para a frente).

o post continua...

Mário Rui

a mostra ocorreria entre os meses de NOVEMBRO(Há pouco disse DEZEMBRO , mas penso que assim é melhor) e ABRIL.

O Luís Rolo já sintetizou muito bem este item e parece-me que aqui todos estamos de acordo em que se realize noutra data. O mês de Fevereiro parece-me o mais indicado e uma ou duas semanas é suficiente para apresentação pública dos videos e votação.

Haveria 2 categorias:documentário e ficção. havia 2 concursos dentro do mesmo, com prémios do 1º ao 3º classificado, e certificados de participação digital para todos...

Rui Ressurreição... não compliques.  :lol:

rui ressurreição

vou responder ao MÁRIO RUI:(espero que ele n leve a mal, pois é só a minha opinião).
-ok, o filme pode ser curtinho;tipo 5 min e uma só categoria.
-se tb for um filme por pessoa, no problem.
-no futebol usa-se o sistema 3,1,0(vitória,empate,derrota), na fórmula 1 outro.mas tudo bem, embora n concorde.
-já agora sugeria o fim de FEVEREIRO, POIS JANEIRO E FEVEREIRO SÃO MESES DE EXAMES, BEM COMO JUNHO-JULHO E SETEMBRO...terei de deixar o vídeo pronto até ao começo de exames.
-se houve pessoas que viram os filmes à clicada, problema delas...eu vi tudo direitinho...

são os meus 2 centimos...

AC

Citação de: Mário Rui em 24 / Out / 2011, 23:02
O "problema" desta Mostra não está no sistema de votação, está provavelmente na disparidade que existe entre os videos participantes e a votação está a reflectir isso muito bem.

Era a isto que me referia, quando falei de que provavelmente todos estamos a retirar lições...

Citação de: A. Caneira em 24 / Out / 2011, 18:35
A questão a por para o futuro, é quão é importante para cada um, se empenhar em participar numa Mostra Video?

Citação de: Luís Rolo em 24 / Out / 2011, 19:04
Parece-me que estás a tocar no ponto certo, pois parece-me que há quem veja tudo isto sem interesse nenhum.

Efectivamente este é o ponto a repensar, mais do que qualquer outro. Se vai ser documentário, se ficção, se tem 1 ou 5 minutos, não é o ponto. Esta Mostra, ou qualquer outra Mostra, Festival ou seja o que for, terá a importancia correspondente aos seus conteúdos.

Fico satisfeito por não ter sido mal interpretado, no primeiro comentário. 
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

AC

... com prémios do 1º ao 3º classificado, e certificados de participação digital para todos...

Por mim estás nomeado para na proxima, angariar os prémios!   #-o  \:D/

Uma proxima que acredito irá haver, terá de envolver mais gente na Organização, e mais compromisso nos participantes. De qualquer forma acho muito positivo que esta primeira tenha acontecido. Tudo começa de pequenino, e como já referi, está a ser um aprendizagem para todos.

Luísa Antunes

Bom dia
Felicito a iniciativa e era bom que a mesma tivesse continuidade.
Quanto a sugestões, parece-me que seria mais fácil se não houvesse um tema obrigatório...

AC

Tambem concordo que um tema livre tornaria mais fácil haver mais participações!
Algo a ter em conta no futuro, apesar de o regulamento desta 1ª Mostra fazer menção a que seria o vencedor a escolher o tema da proxima, a verdade é que poderá escolher o tema ser livre.  :lol: :lol: :lol:
É realmente uma questão a considerar.

Mário Rui

Concordo que um tema livre facilite uma maior participação, quero acreditar que sim mas não tenho a certeza. No entanto, acho mais piada se houver um tema, mas não como o último (Verão) onde cabia lá tudo... desde um que está a gritar ao Gregório e vê tudo negro, até uma Bond girl portuguesa, passando por um que parece que passou as férias em Lisboa.  :lol:

A vossa sorte é não ser eu o mais votado desta Mostra, senão o tema era de certeza... "Psycho".  :lol:

AC

A questão do tema pode ser vista por vários angulos. Por acaso esta nossa Mostra, para além de outros, tem um aspecto que considero altamente positivo e que não acontece em muitas... é que dos trabalhos apresentados uma percentagem considerável foi produzida propositadamente para a Mostra. Isto é um ponto que convem realçar!

De modo geral os autores apresentam a festivais, mostras, etc, trabalhos que já têm e que de alguma forma se enquadram dentro do espirito dessa "Mostra", embora essas mostras possam ser temáticas, por exemplo uma mostra documental, mas não se limita o tipo de documentário a apresentar, pode ser histórico, natureza, contemporaneo, etc, etc.

Mário Rui

Mais importante que o tema é mesmo a participação e o gozo em fazer algo para participar e para mostrar (deduzo que é daí que vem o nome Mostra :lol:).
Quando ouço falar em dignificar o video e o trabalho dos videografos (BBC's) parece-me que estas Mostras são uma excelente oportunidade para... coiso & tal, n'é?

rui ressurreição

sim MÁRIO RUI...os caminhos do cinema PORTUGUÊS tb começaram assim de mansinho, e agora é um dos melhores e maiores festivais do país, mostrando só filmes em PORTUGUÊS...desta mostra tb pode sair um "filho" tipo "caminhos do VIDEO de BBC`S" e poderá haver muita gente a enviar vídeos dos seus casamentos...pensem nisso...é só uma ideia...boas...

Mário Rui

Citação de: rui ressurreição em 25 / Out / 2011, 17:12
...desta mostra tb pode sair um "filho" tipo "caminhos do VIDEO de BBC`S" e poderá haver muita gente a enviar vídeos dos seus casamentos...pensem nisso...é só uma ideia...boas...

Apesar de ser uma área que não me interessa (BBC's) acho muito boa essa tua ideia.
Uma Mostra ou Festival dedicado apenas a essa temática, considerando a influência que ela tem neste fórum. Gostei dessa, Rui.

AC

Citação de: Mário Rui em 25 / Out / 2011, 17:27
Uma Mostra ou Festival dedicado apenas a essa temática, considerando a influência que ela tem neste fórum. Gostei dessa, Rui.

Pessoalmente não concordo nada com esta ideia. Penso que já em tempos se debateu  alguma coisa relacionada com este assunto.

É bem verdade que a maioria das pessoas que intervêem neste fórum estão ligadas à área dos BBC's, de alguma foram isto tem funcionado como uma faca de dois gumes, atrái uns e afasta definitivamente outros.

É sabido que muitos têm sido os meus esforços por atraír para aqui, pessoal de outras áreas, como sendo pessoal das escolas, do video experiemntal, pessoal dos institucionais, documentários, publicidade. Tem sido infrutifero.

Colar ainda mais o fórum a uma só área acabaria definitivamente com qualquer sonho de sermos um forum para todos os profissionais do Audiovisual.

Às vezes muito jucosamente me perguntam, porque mantenho no site o nome de Audiovisual Profissional, quando a maioria das questões que se encontram no forum, são escandalosamente básicas!

Esta Mostra esta realmente a trazer-nos muitas lições, a mim está certamente!

Mário Rui

Citação de: A. Caneira em 25 / Out / 2011, 18:58
É bem verdade que a maioria das pessoas que intervêem neste fórum estão ligadas à área dos BBC's, de alguma foram isto tem funcionado como uma faca de dois gumes, atrái uns e afasta definitivamente outros.

Colar ainda mais o fórum a uma só área acabaria definitivamente com qualquer sonho de sermos um forum para todos os profissionais do Audiovisual.

Não tinha visto a coisa sob essa perspectiva, mas agora que falas nela até concordo contigo. Do debate nasce a luz (nem que seja um bocado fundida).  :lol:

AC

Talvez num outro topico, para não desviar o assunto, possamos debater a ideia de um site dedicado ao video BBC. Eu acredito que teria viabilidade.

Uma das coisas que me esta a fazer meditar, é sobre a disparidade entre as visualizações dos videos (estatisticas do vimeo) e a votação efectiva... posso estar enganado, mas parece-me estar a acontecer que um numero considerável de pessoas, viu os videos mas não participou na votação... gostaria de entender a razão disto.