Ajuda para construir slider

Iniciado por Filipe Araújo, 20 / Mar / 2012, 13:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Boas,

tem planos muito estáveis neste clip.

"Para usar em reportagem com este ou outro é sempre melhor ter outro operador de câmara para fazer os planos com o slider" - Já não é  a primeira pessoa a dizer-me isso, o que me trás alguma preocupação, e é a principal razão porque desejo criar um slider com rotula rápida de encaixe no tripé.

Espero não vir-me a arrepender, mas no geral, só podemos ter uma opinião concreta após o investimento.

Muito grato pela partilha, Filipe Araújo.

Mário Rui

Karl Marx e os sliders*

Karl Marx, um dos maiores videomakers de todos os tempos – apesar de não se conhecer nenhum video por ele realizado – disse um dia (irritado) para um dos seus assistentes: "De cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades."
O car@l#o do assistente não percebeu pívia do que ele quis dizer. Apenas balbuciou: "tem razão, tem razão".

Eu, apesar de não ser da família do assistente, também acho que ele (Karl Marx) tem razão. Sliders há muitos, mas... depende da capacidade (financeira) de cada um, e das necessidades (de cada um).

*Na minha modesta opinião – modelos de slider à parte – um slider é uma mais-valia muito grande para o resultado final de um trabalho.

Filipe Araújo

Boas,

Este Sábado tive um serviço de reportagem, e seguindo o conselho do colega que emprestou-me o seu slider, utilizei-o, levando-o para o serviço para fazer algumas tomadas.

O processo da conjugação do slider, com o resto da logística, é difícil, e difícil a sua conciliação ao meu ritmo habitual, mas no momento em cheguei a casa não resisti, ao visualizar o resultado das imagens antes de deitar-me. Muitas vezes o faço, gosto de ver e ouvir que está tudo bem, trata-se de um processo de salteamento de imagens, que normalmente não ultrapassa 10 minutos. O que ontem foi invulgar foi o seguinte: para além de ser muito tarde, tive mais de 1 hora a ver as imagens, num quadro em que, para além do cansaço, estava com dores nos dentes.

Creio que isto dá que pensar sobre a riqueza do resultado das imagens, bem de que forma fiquei rendido.

Não é minha intenção de convencer outros a fazer investimentos, mas ao bom espirito do fórum, gostaria de só e apenas, partilhar uma experiencia.

Cumprimentos
   Filipe Araújo.

Rodrigo Pinheiro

Citação de: Filipe Araújo em 25 / Mar / 2012, 15:06
  ...Creio que isto dá que pensar sobre a riqueza do resultado das imagens, bem de que forma fiquei rendido.

Não é minha intenção de convencer outros a fazer investimentos, mas ao bom espirito do fórum, gostaria de só e apenas, partilhar uma experiencia.
=D>

Filipe, venham daí algumas imagens, nuas e cruas, obrigado.

Abraço
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

LG

noutro dia fez-me falta um slider para filmar um objecto, da esq para dta, como não tinha fiz umas boas fotografias, vou tentar fazer o mesmo efeito ou no premiere ou com o layer camera do after effects, não sei se vou conseguir a mesma coisa

Filipe Araújo

Olá Laura,

Há uma enorme diferença entre estas duas situações. Na edição fazer um motion numa fotografia e criar artificialmente um "pan", e o movimento pan real. Ou seja, na segunda opção há um jogo de planos com diferentes impactos em relação a distancia a lente, enquanto no primeiro caso esse jogo não existe.

Filipe Araújo.

Filipe Araújo

Rodrigo Pinheiro, cá vai.

http://www.youtube.com/watch?v=HW6w3UR7Lmo&feature=youtu.be

Filipe Araújo.

Rodrigo Pinheiro

Filipe, não consigo ver o vídeo dá este erro "Este vídeo contém conteúdo pertencente a EMI, que o bloqueou no seu país por motivos de direitos de autor"
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Rodrigo Pinheiro

OK, Filipe já consegui ver, obrigado pela partilha ;-)

Agora com o acréscimo destas imagens já pode pedir mais uns euritos... talvez uns :-k... bem, com esta crise :-k... uns 20€ ](*,)

Abraço e obrigado

Rui Mendes

Boas Filipe Araújo
Sem duvida que há uma diferença em relação ao meu slider este é mais fluido...
Belas imagens!
Abraço, e continuação...

Filipe Araújo

Boas,

já tenho o meu slider de auto-construção. Apesar de ter algum peso, creio que conseguirá fazer aquilo a que se propõe, ou seja, planos junto a terra bem como operar em cima de um tripé.

Deixo-vos algumas imagens para que possam ver:

Filipe Araújo.

Filipe Araújo

Rodrigo Pinheiro

Boas,

Filipe, obrigado pela partilha das imagens =D>. Parece-me bastante sólido, concerteza que vai ser uma mais valia nas suas reportagens =D>. Pode dizer-nos qual foi o valor final?

Obrigado ;-)

Filipe Araújo

Boas,

ainda falta-me pagar o torneiro, porque ainda não fez as contas. Mas creio que ficará, já com a cabeça de video, pouco acima dos 350 €.

Filipe Araújo.

David Luis

A Igus tem boas soluçoes. Comprei a calha com o carril e fiz os suportes para apoia-lo