Ajuda para construir slider

Iniciado por Filipe Araújo, 20 / Mar / 2012, 13:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Neste fim-de-semana tive a oportunidade de utilizar um slider para a camara de vídeo.

Mais concretamente, um carril e uma guia adaptada a um tripé com sucesso.
Após o visionamento das imagens, percebi de imediato que, se ambicionasse melhorar o resultado dos meus trabalhos de vídeo, em parte passaria por este investimento. Admito que na minha camara o resultado não será o mesmo que numa DSLr, mas ainda sim quero dar o passo para o investimento, já que as imagens me convenceram.

No entanto, é meu objectivo, que o slider que será construído, tanto me permita fazer planos rasos junto ao chão, bem como planos mais altos no tripé. Portanto que seja possível encaixar e desencaixar com alguma facilidade.

Sabendo que a minha camara é uma HXR-NX5E, e que pesará próximo dos 3 Kg, bem como, já tenho um tripé de vídeo, mais concretamente um Manfrotto 500 MVB e com a cabeça 510:

http://www.computoviseu.com/sony/sony_HXR-NX5E.html

Baseado na vossa experiencia, consideram estas opções para a criação de um slider viável:
Cabeça Manfrotto Cabeça p/ Vídeo 701 HDV ----------- 129 €
http://niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=315_325&products_id=1539

Produtos IGUS – Porto - http://www.igus.pt/wpck/default.aspx?pagenr=7048

Carril -  art. num. WS-10-80                 
quantidade = 1 x 900 mm                     preço = 63.26 euros + iva

Carrinho – ww-10-15-hka com travão manual para fácil posicionamento
com 150 mm comprimento                 preço = 61.60 euros + iva

prato Manfroto 357                         preço = 50 euros

Desde já muito obrigado pelo vosso tempo e ajuda.

Rui Mendes

Boas Filipe Araújo

Eu fiz o meu slider com apenas 25€, não é uma obra prima mas funciona  \:D/
Este fui totalmente construído com caixilharia de alumínio.
Ainda não testei em trabalho, fiz apenas uns testes em casa e com algum cuidado faz-se um planos engraçados. =D>

Abraço e boas filmagens, Rui Mendes 

Rui Mendes

Filipe Araújo

Boas novamente,

a experiência tem-me ensinado que quando invisto em material feito para um fim, os resultados são melhores e que o retorno é mais seguro. Digo isto, porque estou a tentar resistir contornar o processo abrindo os cordões a bolsa, evitando meias soluções que muitas vezes nos condicionam.

Ao que sei, o material da igus, fornece alguns fabricantes de slider´s, razão porque os procurei.

Mas tenho de reconhecer, que a sua obra deu-me que pensar, de facto não é difícil imaginar que realmente deve funcionar, até porque no geral as rodas costumam ser de plástico e como tal macias, bem como os carris são feitos para esse fim.

Uma questão, não tem publicado na web nenhum video onde se veja o resultado do seu slider?

Obrigado pelo tempo e pela partilha, Filipe Araújo.

Rui Mendes

Construi este slider à pouco mais de uma semana.
Ainda não fiz nenhumas imagens decentes que se possam ver, mas logo que as tenha vou postar aqui no forum.

Filipe Araújo

Porreiro,

obrigado, Filipe Araújo

José Costa

Boas.
Uma pergunta, sem nenhuma malicia: Aonde fica a lógica do "10 minutos bastaram ..."?

Por vezes a vontade em se querer ter algo é superior à efectiva necessidade em se ter. Sem querer com isto afirmar seja o que fôr. Mas que é um pensamento lixado, lá isso é. Boas.

P.S. Já agora, quem tem o seu, qual o tamanho (comprimento) que entendem ser o melhor? Não o tamanho que têm, mas o tamanho que na vossa opinião melhor serve as possiveis necessidades? Acho que será uma informação de importância para quem anda a pensar no assunto.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boa tarde José Costa,

A sua questão tem uma boa razão de ser, e a partida parece que mudei de opinião ao sabor do vento e em muito pouco tempo. Mas não é isso que se passa.

Até admito, que em parte, os homens são miúdos grandes, com a diferença de ter dinheiro, e como tal poderem comprar brinquedos.

Admito também, que no momento em coloquei este segundo post, me arriscaria a comentários como o seu. O qual agradeço, porque, apesar de não ser obrigado, deu-me a oportunidade de justificar-me.

Conforme tive a coincidência de me cruzar com o colega do tópico "10 minutos bastaram", em que de certa forma, e baseado em retorica, me fez aceitar que o investimento em um slider, para uso da minha máquina seria um mau investimento, já que não teria os impactos que teria com uma DSLr, tive também, alguns dias atrás em minha casa um outro colega, que tendo um slider entre outros acessórios, não partilhava da opinião que seria um mau investimento, ainda com as limitações atrás citadas que não deixo de concordar (camara de vídeo VS DSLr).
Deixou-me em minha casa, que ainda o tenho, para fazer testes e ter uma opinião baseada na minha própria experiencia. Por conselho e descarga de consciência assim o fiz. Inicialmente em casa, mais tarde no exterior e próximo das condições reais de um dia de reportagem.
No momento em que vi a estabilidade das imagens, e com conhecimento de causa, revi a minha opinião e quero fazer o investimento. Espero não me arrepender, mas ao que sinto, é um produto de desejo por uma parte dos colegas. Assim caso me arrependa, se estiver desposto a vender, não creio que perca muito dinheiro.

Por o que experimentei vale a pena. 

Caso deseje, posso enviar-lhe alguns ficheiros, com o resultado das filmagens, para que possa ver com os seus próprios olhos ... acredite, isto muda bastante a opinião.

A lógica está na experiencia, inicialmente baseai-me na dos outros, mais tarde na minha.

Obrigado por manter-me os pés na terra, Filipe Araújo.

AC

Citação de: Rui Mendes em 20 / Mar / 2012, 18:56
Construi este slider à pouco mais de uma semana.
Ainda não fiz nenhumas imagens decentes que se possam ver, mas logo que as tenha vou postar aqui no forum.

Pois venham essas imagens... estas iniciativas de auto-construção são sempre de louvar!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
Filipe Araújo, não veja nos meus comentários qualquer malicia ou critica. Se é essa a "mensagem" que passa, e eu sei que muitas vezes assim é, é porque não sei escrever de outra forma. Erro meu, admito. Mas a intenção não é essa. A critica também pode ser positiva, se a quisermos ver por esse prisma.

De mais a mais, não tem de se justificar das suas decisôes ou opçôes. Não perante mim. Só terá de o fazer perante si próprio (ou da mulher, talvez).  :lol: Apenas achei deveras interessante a mudança num periodo de tempo tão curto. Não leve a mal o comentário.

A lógica está na experiencia... eu também adoro utilizar tripé e as imagens são de uma estabilidade incrivel. Mas tenho de ser realista: utilizar tripé tem os seus inconvenientes e nem sempre é prático. Pelo que opçôes são feitas. Uma coisa é o que gostamos e achamos que devemos ou deviamos fazer, outra totalmente diferente é o que é possivel ou mais aconselhado fazer.

Sem malicia, acredite. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boas,

José Costa, não senti malicia alguma. Senti alguém a puxar-me os pés a terra, alertar-me para um possível mau investimento, como um verdadeiro amigo o faz, e que agradeço.

Não se preocupe, quando alguém me faz uma crítica, ouço-a com a cabeça e não com o ego.

Portanto, caso receba alguma mensagem pessoal, com muitos (/%&/%)&$&%# vrões, nos próximos dias, garanto-lhe que não será de minha parte  :evil:.

Reconheço um pequeno espaço de tempo entre duas opiniões opostas, até porque já tinha dado o assunto por arrumado, onde iria apenas investir num monopé, descartando assim o slider, mas a vida tem coincidências e eu sofri uma, felizmente antes da nova época começar.

Quando o questionei sobre o envio dos ficheiros, estava a ser sincero também.

Filipe Araújo.

Rui Mendes

Boas
Aqui estão as imagens feitas com o meu slider.

Abraço, e boas filmagens

Filipe Araújo

Boa Tarde Sr. Rui Mendes,

Desde já o meu muito obrigado por se ter dado ao trabalho de filmar e editar um clip para mostrar os resultados do seu slider. Mais ainda lhe agradeço, pela diversidade de bons planos usados, que nos dá uma perspectiva mais global do comportamento do aparelho.
Creio que sem ele, não teria estes resultados. No entanto, e porque devemos ser sinceros uns com os outros, parece-me que os movimentos não são totalmente fluidos, sentindo-se alguns "soluços", no decorrer do movimento. Deixo aqui algumas reservas porque tal pode-se dever a outras causas a exemplo da edição, encaixe entre cabeça e carrinho, etc.
  Parece-me acima de tudo que se deve ao facto do sistema montado, é feito por encosto por só um dos lados (cima), ao invés de um carrinho que consiga abraçar a guia em maior superfície, e de baixo para cima também. Assim, qualquer alteração ao eixo totalmente horizontal provoca descompensações indesejadas.
A distância de quem está sentado, parece-me que o seu sistema, é uma solução económica e viável, para quem precisa de uma calha de grande dimensão perfeitamente usável em ambientes controláveis, no entanto para um ambiente de reportagem, em que o tempo é um recurso raro, apresenta algumas fragilidades.
Qualquer das formas, sem quere parecer mal agradecido, na parte que me toca, fico-lhe muito grato pela partilha, bem como dar-lhe os parabéns por ter concebido uma solução, que dentro de algumas limitações funciona.

Atentamente, Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Qual o tamanho do seu? E agora que já o fez e experimentou, acha que tem o comprimento certo, ou se voltá-se a fazer de novo, fazia-o mais comprido ou mais curto? Boas.

Rui Mendes

Boas

Como eu já havia dito antes, este slider não é uma obra prima tem os seu defeitos e virtudes. Estamos a falar de um slider de improviso e super económico 25€. Não tem um deslizar 100% prefeito, mas com algum cuidado os planos ficam aceitáveis. O carrinho tem apenas 15cm, creio que terá que ser com pelo-menos 20cm para que tenha mais estabilidade.
O comprimento creio que é o ideal 100cm.

Filipe Araújo
Para usar em reportagem com este ou outro é sempre melhor ter outro operador de câmara para fazer os planos com o slider, caso contrario arrisca-se a perder algo da reportagem por falta de tempo.

Eu quando fiz este slider não foi a pensar na reportagem mas sim para filmes institucionais onde podemos ter mais tempo para fazer os planos e podemos sempre repetir caso não fique bem à primeira.

Junto aqui um filme no qual participei como operador de câmara e editor produzido pela empresa onde trabalhei ate Outubro passado, antes de ficar no desemprego. Neste filme também fizemos alguns planos em travelling (tripé em cima de um carrinho que por sua vez rolo em cima de 2 tubos de PVC), que embelezão sempre um filme.

Abraço, Rui Mendes