Ajuda para construir slider

Iniciado por Filipe Araújo, 20 / Mar / 2012, 13:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Faço ão Filipe Araújo a mesma pergunta que já fiz anteriormente ão Rui Mendes:

Qual o tamanho do slider? E agora que já o fez e experimentou, acha que tem o comprimento certo, ou se voltá-se a fazer de novo, fazia-o mais comprido ou mais curto?

Acredito que esta é uma informação importante para quem se movimenta nesta área, e eventualmente anda a analizar as várias opçôes existentes no mercado. Nem sempre se tem a possibilidade de experimentar in loco sliders de vários tamanhos, pelo que a experiência de outros é uma mais valia. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boas,

em síntese, estou satisfeito com o resultado final.

No entanto, deixarei alguns conselhos e considerações para quem fizer um slider em auto construção. A experiencia que tenho com o mesmo, é bastante pequena, que tirando um batizado (onde o tempo é mais escasso), não passou de testes. Portanto estou muito longe de ser dono de toda a verdade.

Aproveitando a existência de um carril na loja da Igus do Porto, acabei por comprar um pouco mais curto (870mm) do que inicialmente queria (900mm). Os mais entendidos aconselham que o ideal será comprar 1000 mm.
- Em relação a este especto, alerto para o seguinte, desde o inicio que tinha como propósito colocar o slider no meu tripé, permitindo-me planos mais altos, bem como, permitir-me o ajuste vertical adicional. Ao invés de um, em que ficasse limitado a planos feitos do chão ou de condições aleatórias mais altas, a exemplo de mesas ou muros.
Ao seguir este caminho, alerto para o seguinte, quanto maior, mais pesado. Quanto maior, mais fogem do centro de gravidade podendo criar quedas da camara, ou as pernas do tripé entrar em descompensação. Cada qual pensará no caminho que quer seguir e deverá ponderar qual o tripé que tem e a camara que pensará utilizar.
Ao optar, por o encaixe no tripé da camara, tenho como intenção poder utilizar durante algumas cerimónias, assim alerto para a medida do mesmo, onde creio que a medida que escolhi é suficiente e aconselhável.

Ficam com o simulador de preços e opções da igus:
http://www.igus.pt/wpck/default.aspx?pagenr=7048

Optei por comprar com travão, é mais caro, mas recomendo.
Optei por diâmetro de veio de 16 mm, acabei recomendo alguma reflexão, creio que se optasse por 10 mm, a diferença de peso seria para sensivelmente de menos 1/3, cada qual deverá ponderar qual a camara que deseja trabalhar.

Para encaixar o slider no tripé, e de forma rápida e não permanente, há a necessidade de colocar um encaixe rápido no carril, para isso alerto para a segunda furação no mesmo. Ou seja, os encaixes rápidos, tem um parafuso e um pino que evita a rotação do que suporta em relação ao prato que o suporta. Quem pensar que colocará o carril perpendicular a forma habitual do tripé, deverá pensar nos ajustes do mesmo, no meu caso não os conseguia rodar já que batiam no carril. Assim, fui forçado, a criar um novo furo, para que ficassem paralelos. Perdem a mobilidade do braço do tripé, mas no meu caso, que optei por uma cabeça de vídeo H701 da manfrotto, e que fiquei satisfeito, resolveu.   

Para complementar, o menino, já com cabeça de video, pesa 4 Kg. A isto acrescento 5 para o tripé e mais 3 para a câmara. Cada qual tire as suas próprias conclusões quanto ao target dos serviços e para que elementos a filmar. 

Caso alguém queira ver mais fotos, poderei vê-las aqui:

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=120203438110241&set=a.120203211443597.20475.100003617569268&type=3&theater

Apesar de satisfeito, a única coisa, que ponderaria mudar, seria seguir o caminho de um motorizado, atingindo melhores resultados, para além dos timelapses. Creio que aqui já não será uma questão de vontade, mas sim de dinheiro.

Espero ter ajudado, Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Pessoalmente, inclino-me mais para um modelo um pouco maior, na casa dos 150cm, por isso a minha pergunta. Fiz umas experiências, e com base nelas e daquilo que gostaria de fazer para tirar partido do slider, os 150cm faziam-me mais sentido. Mas o tamanho e o peso são um factor a ter em conta, reconheço, pelo que por enquanto ando numa de avaliação. Um slider maior e depois cortá-lo para fazer um mais pequeno é sempre uma opção possivel, mas um pequeno já não permite fazer um grande.  :tongue: Mas como sempre gostei de analizar primeiro as várias opçôes disponiveis, ando a ver o que, quem já trabalha com um, diz em relação ao tamanho.

Quanto ao desequilíbrio nos sliders grandes, creio que tenho a solução: tripé num lado e monopé no outro. Só precisa de ficar bem afixado pelo lado do tripé. Motorizado também acredito que era uma boa opção, mas a complexidade, custo e peso aumenta, concordo consigo.

Obrigado pela partilha. Toda a informação é uma ajuda para se formar ideias e tirar conclusôes. Pelo menos, para mim. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boas,

independentemente do caminho seguido, no que diz respeito a medida, poderá sempre cortar, trocar ou aumentar a régua. Esta é uma das vantagens de um slider de autoconstrução.
Recordo-me que a priori fiquei com receio se o meu slider não seria pequeno e equacionei a colocação de anilhos, da mesma medida que o carril, e entre este e a barra das pernas. Neste campo os 16mm são uma mais-valia, já que permitem uma maior sustentação para parafusos.

Em termos gerais, pela pouca experiência que tenho, parece-me que a grande diferença entre a opção de 1,5m ou de 1m, assenta no seguinte: a meu ver, para além de uma maior estabilidade no movimento "pan", onde o slider se destaca é no jogo de planos entre si, seja de proximidade, em que termina num pormenor focado, seja porque saí por detrás de um corredor e vê-se um interior de um quarto, seja por se desloca de objeto próximo desfocado e termina em um afastado focado, ou vice-versa. Para estes requisitos, creio que o meu cumpre os requisitos e dentro das condicionantes de um serviço BBC. Onde o meu perde, em relação aos mais compridos, são nos campos abertos e montado sobre o tripé e com zoom out, onde mal se nota o movimento feito sobre a camara. Neste campo o engenho ensinou-me a fazer planos no chão, onde ladrilhos de azulejo, textura de madeira, relva, farão esse jogo necessário.
Outra das questões que deve ser colocado é: caso queira com 1.5m, e não creia um motorizado, acredita que conseguirá um movimento certo e estável ao longo de o vão?

Aproveito para deixar as actualizações de oferta de materiais da Igus: http://www.igus.pt/wpck/default.aspx?pagenr=8317&playlistID=14&C=DE&L=en&Wt.mc_id=NLNPT0412

Continuação de um bom post, Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Citado: "acredita que conseguirá um movimento certo e estável ao longo de o vão?"

Tenho a certeza de que conseguirei um movimento estável ao longo de todo o vão do slider, no entanto esse movimento não será nunca um movimento certo e linear (em termos de velocidade) ao longo do percurso. Razão pela qual a ponderação num com motor. A dificuldade está, acredito eu, não tanto no movimento  motorizado, mas mais na potência necessária do motor, em movimentos verticais ou inclinados, pois que a alimentação do motor terá de ser por pilhas ou bateria, não pela rede eléctrica. Um slider que permite fazer também planos inclinados ou verticais é uma mais valia, comparativamente a um de planos horizontais. Tudo se resume a empenho... e a dinheiro.  #-o Boas.

André Eduardo

hoje estava a dar uma volta pelo Leroy Merlin e foi por pouco que nao comprei uma maquina de cortar mosaico com o intuito de fazer  um slider com aquilo..  apenas nao comprei porque ainda nao tenho maquina , porque dava para fazer algo com aquilo !

AE *

Mário Rui

Citação de: André Eduardo em 18 / Mai / 2012, 23:21
hoje estava a dar uma volta pelo Leroy Merlin e foi por pouco que nao comprei uma maquina de cortar mosaico com o intuito de fazer  um slider com aquilo.. 

É verdade que andam muitos ladrilhadores (trolhas [no Norte]) a fazer video, mas com uma máquina de cortar mosaico... nunca vi. Embora já nada me surpreenda.  :lol:

Citação de: André Eduardo em 18 / Mai / 2012, 23:21
...apenas nao comprei porque ainda nao tenho maquina , porque dava para fazer algo com aquilo !

Nem o slider corta mosaico, nem o cortador de mosaico faz de slider. Mas admitindo, por hipótese, que até faz de slider, devemos considerar o seguinte: os cortadores de mosaico de preço mais acessível têm cerca de 40cm, o que para slider – convenhamos – não dá para "aquecer". Os mais compridos (cerca de 70cm) são tão ou mais caros que um slider verdadeiro. Depois, não basta comprar o cortador de mosaicos, é preciso gastar dinheiro para adaptar aquilo a uma câmera de filmar. Depois, é preciso gastar dinheiro a adaptar aquilo a um tripé. Depois, devia ser engraçado chegar ao pé de um cliente e explicar-lhe que aquilo não é um cortador de mosaico, apesar de parecer, mas sim uma coisa para fazer de slider na filmagem. Não seria de admirar o cliente perguntar se também trazia um mosaico, que apesar de parecer um mosaico, servisse para fazer de reflector de luz.

Moral da história: nem tudo o que luz (ou reluz) é ouro!

Nota: procure neste fórum os tópicos relacionados com sliders. Existem alguns com excelentes informações como construir um slider (Igus) económico.

Mário Rui

Já que estou com a mão-na-massa, deixo aqui um teste que fiz com um slider de mesa que adquiri recentemente (cerca de 40€). Ignorem a qualidade da imagem, este teste rápido foi feito à pedrada só para ver o resultado, assim que o slider me chegou pelo correio:

André Eduardo

Bom dia !
Mario Rui . " porque dava para fazer algo com aquilo " ninguem lhe disse que aquilo seria o produto final , restante material eu arranjo! Apenas olhei para aquilo e surgiu a ideia de aproveitar os " carris " e a base que la estava para adaptar a camara com punho ! :)  Compreendo o que disse e o sue ponto de vista nao é contrário ao meu ! Foi apenas uma ideia que partilhei num topico adequado !
cumprimentos
Power on
AE

Filipe Araújo

Boas, não resisti a partilhar aqui uma pequena história.

Algum tempo atrás emprestei o meu slider a um colega de profissão/amigo para que o pudesse testar e assim com conhecimento de causa ponderar se deveria investir em tal ferramenta. Assim, levou-o para a loja que fica dentro de um centro comercial. No dia seguinte, foi lanchar no café em frente e não tardou o comentário: "Então vais fazer obras na loja".

Deixo aqui a foto para que tirem as vossas conclusões:

Filipe Araújo.

Tiago Carvalho

Já me aconteceu algo idêntico num casamento...estava junto de umas escadas e perguntaram-me: "está a tirar o nível ao chão?"

disse que sim :D :D lol
Boas.

José Costa

Boas.
Adoro ideias "estúpidas" porque, não raras vezes, também eu as tenho. O mesmo já eu pensei, pois ainda à uns tempos atrás vi na net umas imagens de um sujeito que passou do pensamento à ação. Adaptou um cortador de azulejos para um slider. Ele colocou fotos do antes, durante e depois de pronto e para dizer a verdade, se não soubesse que era um cortador de azulejos, não acreditava, de tão bom ele ficou. De aspecto, porque de funcionamento, não sei dizer.

Isto só para dizer que o que parece estúpido numa primeira análise, por vezes pode não ser assim tanto estúpido. Basta muitas vezes aprofundar o conceito e fazer adaptaçôes. Porque até para isto é preciso ter jeito para a coisa. Boas.

Filipe Araújo