GARANTIAS DE MAQUINAS EM 2ª MAO ?

Iniciado por André Eduardo, 01 / Jun / 2012, 00:05

Tópico anterior - Tópico seguinte

André Eduardo

ola pessoal!
Estou prestes a comprar uma maquina fotográfica em segunda mão.. o comprador diz que tem a máquina a 3 meses e que ainda está na garantia.. a minha duvida é a seguinte..
Comprando eu a maquina ao primeiro comprador que a comprou na loja , terei eu direito á garantia ? 

Agradecia qualquer esclarecimento

cumprimentos

AE

José Costa

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

André Eduardo

é que de facto tambem achava que era fruta a mais.. contudo pensei que poderia haver alguma maneira de contornar a situação..

Obrigado Jose Costa

cumprimentos

AE

José Costa

Boas.
Se o anterior (actual) proprietario nunca tiver registado o producto...
Se a factura não estiver no nome do actual proprietario...
Se tiver o talão de compra...
Se você puder passar por ser ele...

Se você é ele, então a garantia não levantará problemas. Mas já são muitos Ses... o problema é que quem vender por norma nunca conta a história toda e quando os problemas surgem, quem comprou é quem se lixa. Terá de avaliar se o preço compensa o risco. Só você sabe. Boa sorte. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Citação de: André Eduardo em 01 / Jun / 2012, 00:05
ola pessoal!
Estou prestes a comprar uma maquina fotográfica em segunda mão.. o comprador diz que tem a máquina a 3 meses e que ainda está na garantia.. a minha duvida é a seguinte..
Comprando eu a maquina ao primeiro comprador que a comprou na loja , terei eu direito á garantia ? 

Não pretendo contrariar o peremptório NÂO do José Costa, mas sugeria-lhe uma pesquisa sobre esse assunto no fórum Fotografia.
Parece-me já ter lido sobre casos de maquinas compradas em segunda mão no eBay e outros, e que foram reparadas pelo reprentante em Portugal ao abrigo da garantia.
Não discuto as questões relacionadas, ética, justiça, etc, etc... a garantia é ao equipamento e não ao possuidor do mesmo, embora já tenha tambem ouvido falar de casos que negaram ou tentaram negar a reparação gratuita, alegando exactamente que o propriétário não era o comprador original.
Em Portugal tudo e especial e nada é regra.
E se a pessoa perdeu a factura da compra? Deixa de ter garantia do equipamento? Se comprou cá e avarou em Inglaterra? Tem de vir cá reparar? O mesmo no inverso.
Por isso as garantias são internacionais. Os representantes cá pelo burgo detestam esta argumentação, mas já tiveram de a engolir algumas vezes.

Depois diga alguma coisa do que descobriu por lá!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
A factura faz prova da data da compra. Ou a factura ou o preenchimento da garantia e posterior envio, que diga-se de passagem, ninguém o faz. Se não existe factura, nem o registo feito, como provar que o equipamento ainda está dentro da garantia?

A questão nem é tanto se é o primeiro ou segundo proprietário, até porque o equipamento pode ter sido comprado para oferecer a alguém. Mas esse alguém não pode ter registado o producto em seu nome, pois o representante pode pegar por aí. Ser oferecida não é o mesmo que ser vendida, pelo que a venda posterior não pode saltar à vista do representante.

A garantia é ão equipamento, mas existem condiçôes que estão expressas na garantia que acompanha o equipamento. Se a pessoa não concorda com essas condiçôes, pode devolver o equipamento.

Para se violar a lei é preciso conhecer a lei. Existem formas de a contornar, desde que se saiba contar uma "história" convincente, e que se tenha forma como provar alguma coisa, que normalmente passa pela prova de compra. Afinal, o equipamento pode ser roubado. Mas nada como ler as condiçôes das garantias e explorar um ponto fraco.

"Comprando eu a maquina ao primeiro comprador que a comprou na loja , terei eu direito á garantia ?"
Legalmente não. Mas para isso existe os Ses que mencionei, que são uma forma de contornar o aspecto legal. Que é o que toda a gente faz, e não estou a fazer juizos de justiça, ética ou moralidade. Nada como avaliar os documentos que o propriatário tem, para se ver se existe espaço de manobra para uma posterior garantia. Não sou entendido no assunto, mas pode-se ter alguns dissabores não se sabendo fazer as coisas. Boas.

AC

Citação de: Jose Costa em 01 / Jun / 2012, 04:00
Ou a factura ou o preenchimento da garantia e posterior envio, que diga-se de passagem, ninguém o faz.

Ninguem o faz, especialmente por cá, e muito por culpa dos vendedores, que gostam muito de dizer, que não é preciso, que a factura é o suficiente para fins de garantia, e furtam-se a carimbar e preencher o certificado de garantia internacional que acompanha o equipamento.

A minha câmara fotografica foi comprada na Holanda. Para além da factura, tenho o certificado de garantia totalmente preenchido (numero do corpo, data da compra, etc) e carimbado. Não fui o comprador original da câmara. Espero não aconteça, mas se acontecer gostaria de ver o representante em Portugal negar-se a repará-la dentro do periodo da Garantia!
Já tentaram com vários pessoas, e não se deram bem... depois de queixas à Nikon, tiveram de as reparar, mesmo que não compradas cá, nem pelo comprador original! Eticas à parte, são condições que as marcas impõem aos representantes. A garantia é ao Produto.

Só por curiosidade a Nikon dispõe de uma base de dados mundial com o numero de série das câmaras e objectivas que foram participadas como roubadas. Base de dados essa que os representantes locais têm acesso.

Já agora: Já li comentários de que em determinadas circunstancias, o periodo legal da garantia oficial pode ser reduzido para apenas um ano. Parece ser o caso de equipamento profissional, adquirido originalmente por um profissional (a empresas que só vendem para prós) e depois vendido a terçeiros.
Alguem sabe ou já ouviu alguma coisa sobre isto?

André Eduardo

Boa noite.

Desde já obrigado pelas vossas prontas respostas.. estive a ler e tenho andado a falar com pessoal.. realmente comprar material em 2 mão tem muitos " ses "..é de facto um risco que se corre.. resta é saber se vale a pena  , ou entao juntar mais um pouco e investir em material novo.. O que me dizem é basicamente o que voces aqui descreveram sobre as garantias.. Agora cabe-me decidir se arrisco ou se espero mais um pouco.. talvez espere um pouco mais e compro material novo..

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos

AE

AC

E o maior dos "ses" não é a questão da garantia... mas a forma como o material foi tratado durante o tempo que esteve em uso, pois é isso que na mior parte das vezes vai determinar se a curto prazo, iremos precisar de reapará-lo ou não.

José Costa

Boas.
Sem contar com o facto de que material profissional normalmente é adquerido por profissionais. E profissionais trabalham com o equipamento numa base quase diária, não numa base mais esporádica, como o amador comum.

Ou seja, quando material deste é colocado à venda, significa na maior parte das vezes de que já está muito "rodado". Material profissional é mais resistente, mas mesmo assim, o desgaste é muito maior.

Mais um "ses" para a questão. Boas.

Rodrigo Pinheiro

Boas,

Cada caso é um caso!

Tenho uma Canon 550D à venda que só tem 6 meses (está em garantia), mas de uso é com se tivesse 10 dias, ora, apesar de ser um profissional de vídeo o uso que lhe dei é praticamente nulo, ou seja, quem a comprar (se arranjar comprador) terá uma máquina nova a um preço de saldo.

Quanto à garantia,
Citação de: AC em 01 / Jun / 2012, 01:16
... a garantia é ao equipamento e não ao possuidor do mesmo... as garantias são internacionais...
Subscrevo o que aqui foi dito.
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Chob

Independentemente das possíveis condições para usufruir a garantia, ainda que o que José Costa já tinha mencionado "Legalmente não, mas existem formas de contornar", comprar uma câmara em segunda mão é e será sempre um risco, por tantas razões.

Já comprei algumas coisas em segunda mão e com 2 anos de garantia que simplesmente tinham caído ao chão ou apanhado agua. É sempre um risco.. e antes de o correres, tenta testar o equipamento o mais que puderes junto do vendedor.

LG

eu compro muita coisa em 2º mão, mas tento sempre que a compra seja directa em mãos, tento sempre experimentar para ver se está tudo bem, acho que compensa o risco

tb vendo alguma coisa, e cada vez mais estou  convencida que o material tem que circular, material parado nas gavetas não é boa ideia

José Costa

Boas.

Garantia mundial de assistência

"...a nossa rede de assistência autorizada dentro do território de vendas da Nikon Europe BV procederá, sem encargos de mão-de-obra nem de componentes, à reparação do produto de acordo com termos e condições indicados abaixo.

1. Este serviço de garantia só é fornecido mediante apresentação do cartão da garantia preenchido e do comprovativo de compra original (factura e talão) com a indicação da data de aquisição, tipo de produto e nome do representante, juntamente com o produto. A Nikon reserva-se o direito de recusar o serviço de garantia gratuito se os documentos acima indicados não forem apresentados ou se as respectivas informações estiverem incompletas ou ilegíveis.
"

by Nikon Portugal

"A Canon e os membros do EWS asseguram o bom funcionamento do hardware deste produto durante o prazo da garantia. Se, durante o prazo da garantia, o hardware for considerado defeituoso, ser-lhe-ão prestados serviços de reparação de hardware grátis no(s) centro(s) de assistência autorizado(s) da Canon, nos países membros do EWS.
A assistência grátis do EWS só pode ser obtida mediante a apresentação desta garantia juntamente com o original da factura/recibo de pagamento passado ao cliente pelo retalhista, e se da mesma constarem (a) o nome do comprador, (b) o nome e a morada do retalhista, (c) o nome e o número de série, caso existam, do modelo do produto comprado e (d) a data da compra do produto. A Canon reserva-se o direito de recusar a assistência prevista na garantia, se esta informação não estiver completa ou se tiver sido retirada ou alterada depois da compra original do produto pelo consumidor ao retalhista.

Para obter a assistência prevista na garantia:
... Se o produto for transportado para um país não abrangido pelo EWS e no qual a garantia não seja aceite, este terá de regressar ao país onde foi comprado para que possa beneficiar da garantia.
"

by Canon

"A garantia é ao equipamento e não ao possuidor do mesmo, mas a garantia tem condiçôes. Independentemente do que qualquer um possa achar correcto ou possa querer."

by José Costa

Outras marcas têm garantias/condiçôes iguais/semelhantes.

Boas.

André Eduardo