O que faz falta é vídeos para animar a malta...

Iniciado por Mário Rui, 17 / Jun / 2011, 02:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

Mário Rui

Citação de: Filipe Araújo em 19 / Jun / 2011, 13:14
Olá a todos, em especial a Mário Rui que teve esta iniciativa.

Ainda não houve iniciativa. Eu apenas dei a ideia.

P.S: Acredito que neste momento sou um bom candidato para ganhar o prémio: "arranja-se um prémio tipo Cruzeiro Lisboa-Cacilhas (ou Porto-Gaia) para 2 pessoas com tudo incluído."

Eu também acredito que sejas um bom candidato, mas não com este trabalho (o "concurso" ainda nem está organizado e o video já está exibido). Se queres ganhar o Cruzeiro vais ter de dar ao dedo com outro trabalho, segundo as regras que vierem a ser estabelecidas pelo novo Governo pela organização.

Citação de: A. Caneira em 19 / Jun / 2011, 16:47
Arranja-se um grupinho para organizar isto ou não?

Acho que não vale a pena estar a "burocratizar" muito a iniciativa nem criar grandes organizações, senão passa-se o tempo a discutir como vai ser em vez de se fazer. Nestas coisas tem de se ser prático e em minha opinião apenas uma pessoa a decidir (depois de ouvir as opiniões dos candidatos a participantes na iniciativa). Proponho que a "organização" fique a cargo do A. Caneira: fazer a lista dos participantes; decidir o tema; marcar a data de entrega dos trabalhos; decidir o "vencedor" (poderão ficar todos exequo em 1º lugar).
Sugiro um dia do próximo mês de Setembro para entrega dos trabalhos. Atendendo à época do ano, o tema poderá ser qualquer coisa tipo água/mar/praia.
Os outros "candidatos" ao Cruzeiro que se manifestem sobre o assunto.

Este trabalho foi feito, com vista ao cumprimento dum exercício da cadeira de vídeo no instituto que frequento, e que corresponde a um trabalho de grupo meu e de Paulo Korpys e Pedro Ferreira e que teve como base conceptual um poema de Florbela Espanca – Ao vento.

Isto promete. Eu que até não sou grande apreciador do Preto e Branco, acho que foi uma opção muito bem escolhida para este trabalho. Muita criatividade, muita irreverência e muito talento foi o que vi neste trabalho. Para quem ainda está a estudar, sem grande experiência, é um trabalho muito promissor. Gostei muito. Parabéns.
Nota: sobre o som... não desgostei, mas eventualmente haveria outras opções musicais que poderiam ter resultado melhor. Sobre o comentário da Laura, neste tipo de trabalhos não acho que a música deva ser retirada, mas sim jogada com o som ao vivo.

António Cristo

Vou dar a minha opinião sobre o assunto.

Acho que não é preciso inscrições. Basta um tópico no Forum.

Uma data em que devem descarregar os link dos vídeos no respectivo (exemplo dia 21 e 22 de Setembro)
Uma semana de votação dos user.
Um tema e uma duração do mesm o(gostei de 60 segundos)... (aqui é que não sei quem o poderá dar) mas o A.Caneira podia ser o anfitrião da temática e da duração.
Pode ser aberto a todos os que queiram participar, e, não é necessário inscrição, quem colocar o vídeo no respectivo Link, entre os dias designados fica no escrutínio dos user que quiserem votar.

Que vos parece?

O Prémio são as criticas.
Quiçá em PDF com o logo do Portugal Vídeo.

AC

Isso... simple is better.

Inscrição já o pessoal tem no site...
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Nuno S. Ferreira

Vou dar mais um contributo.
Estou de acordo, como já tinha referido, com o António Cristo, Para mim os 60 segundos de duração é um bom ponto de partida, mas tal como o Mário indicou poderá ser estabelecido um tempo maior.
Para a iniciativa, acho que deveria ser criado um tópico específico com os vídeos e a votação.
Poderíamos ter, como disseram, e bem, uma data limite para a apresentação dos filmes. Até essa data os interessados teriam que enviar o link do filme para o A. Caneira. Terminada a data limite o Caneira criava um tópico e colocava todos os filmes online, juntamente com o nome do autor. Desta forma os filmes ficavam todos seguidos. Que julgo ser melhor para a visualização e avaliação. Se se criar um tópico e cada um ficar responsável de colocar o seu é provável que apareça algum comentário e assim evitava-se que os vídeos ficassem separados no tópico. Também acho que os filmes deveriam ser colocados online todos na mesma altura. A partir dai as votações estava abertas e o pessoal podia comentar e votar à vontade.

Mário Rui

Concordo genericamente com as sugestões do António Cristo e Nuno Ferreira, com uma ressalva: acho que devia haver inscrições para sabermos quantos somos (imaginem que seriam só 2 ou 3. Não valia a pena criar-se o "concurso").
Apesar de ter sugerido um tempo de duração superior, por mim está bem 1 minuto. Até talvez seja melhor para facilitar as visualizações no caso de haver muitos participantes.
As datas já indicadas parecem-me bem assim como os procedimentos referidos pelo Nuno Ferreira. Não sei se é possível haver votação online como as sondagens aqui no fórum, mas se isso for possível sugeria que a votação fosse restrita a membros inscritos antes do concurso para evitar batotas.
Quanto ao tema, também estou de acordo que seja o A. Caneira a decidir na base de sugestões feitas pelos próprios participantes. Eu já sugeri um tema bastante vasto atendendo à época do ano ("Água/Mar/Praia") mas podem sugerir outros, tendo sempre em conta a facilidade de acesso ao mesmo. Depois, é a criatividade e engenho de cada um.

António Cristo

Concordo em pleno com o Nuno S. Ferreira.

A questão da batota e a Democracia.... Creio que ser aberto a todos os user que estão inscritos ou que se inscrevam no forum até á data de disponibilização dos vídeos é uma mais valia para todos e para o PV.
Como exemplo: envio de vídeos de 15 a 22 de Setembro. Todos os user que se tenham inscrito até dia 22 podem e devem participar como votantes.
Dia 23 quando são disponibilizados os filmes no site os novos user ficam de fora (meu olhar sobre)....

Quantos filmes cada user pode incluir neste concurso/mostra do PV??? é uma questão a definir poderá ser 3?

A votação não sei como pode ser implementada, mas o A.Caneira possivelmente terá uma ideia muito precisa sobre o assunto.

Só faltaria um banner (mais um) um email massivo para os user participarem e.... esperar para ver no que dá...

minha ideia/opinião.

Mário Rui

Acho que se está a chegar ao ponto. Talvez só falte algo que motive todos a participarem, desde os gurus até aos amadores, como imperativo de colaboração e participação no PV.

Um pormenor, mas que poderá ser importante: os nomes dos autores serem conhecidos só depois da votação. A votação seria nos títulos dos vídeos (ou em pseudónimos).

A. Caneira, que tal estrear a newsletter com este assunto? (já com as regras e timings estabelecidos).

AC

Acho que a coisa vai-se fazer! As ideias gerais estão a ser consensuais, é só acertar-mos um ou outro pormenor, e começar a divulgar a iniciativa.

O tema, partindo das ideias apresentadas e atendendo à epoca em que estamos podia ser o Verão, que pode incluir "Água/Mar/Praia" ou outras visões, para quem não estiver tão perto da Costa, é só uma sugestão.

Acho bem a ideia dos videos serem apresentados sob um pseudonimo, e serem todos publicados nas mesmas datas.

A questão tecnica das votações, vou-me debruçar sobre isso, mas as sugestões já apresentadas parecem-me bem.

Voluntários para um logozinho, banner?

Mário Rui

Citação de: A. Caneira em 20 / Jun / 2011, 16:34
Voluntários para um logozinho, banner?

Posso tratar disso. Preciso de medidas e resolução, assim como o logo actual do PV.

Nuno S. Ferreira

Do meu ponto de vista o Caneira acertou em cheio na palavra do tema: Verão. Como referiu pode incluir o que o Mário sugeriu (água/mar/praia). Além disso começa hoje \:D/.
Também concordo com um pseudónimo ou então apenas o nome do filme.
Já quanto aos filmes apresentados por cada participante, na minha opinião deveria ser apenas um. Vamos imaginar que há 10 interessados, se cada um apresentar 2, são 20 filmes :shock:
Além disso, o participante ter, por exemplo, dois filmes para apresentar e ter de escolher entre um deles, só o obriga a avaliar-se a si próprio, para ver qual o melhor.

Quanto ao logo/banner, também posso dar o meu contributo, mas como o Mário referiu é necessário medidas e logo.

AC

Medidas dos Banners, podia-mos tentar duas standard: 728x90 e 160x600

O logo do PortugalVideo, gostava de manter aquele simbolo... poderia ser a cores. Pena é que não tenho em formato vectorial, o que dava imenso jeito.

Não tenho aqui à mão, nenhum dos graficos, mas mais logo posto aqui o simbolo.

Se estiverem de acordo, o primeiro tema seria então o "Verão".
Tambem acho que deveria ser apenas um video por participante.
Quanto à duração dos mesmos, tenho algumas duvidas, já li várias opiniões, creio que algo entre 1 e 3 minutos é o que tem sido mais apontado. Ou deveria ser um tempo fixo?

Mário Rui

Citação de: A. Caneira em 21 / Jun / 2011, 15:18
Se estiverem de acordo, o primeiro tema seria então o "Verão".
Tambem acho que deveria ser apenas um video por participante.

Apoio.

Citação de: A. Caneira em 21 / Jun / 2011, 15:18
Quanto à duração dos mesmos, tenho algumas duvidas, já li várias opiniões, creio que algo entre 1 e 3 minutos é o que tem sido mais apontado. Ou deveria ser um tempo fixo?

Acho que 1 min. é o ideal em todos os sentidos: mais fácil de realizar e editar, mais rápido de upload, melhor para visualizar todos de uma virada aqui no PV, etc.

Só falta a lista de inscritos começar a crescer.

LG

fazer 1 minuto de video é muito dificil...

acho que não deveria de ter tempo fixo...

AC

Quanto às inscrições, seria realmente bom, ter uma ideia previa de quantos pretendem participar, embora pense que poderia ser bom não condicionar a participação só aqueles que se manifestarem previamente.
Seria mesmo só para ter uma ideia, e poder-mos deliniar as coisas.

Quanto os videos, seria bom que fossem colocados de preferencia no Vimeo, em alternativa no Youtube, sendo os respectivos links enviados para o PortgalVideo, para serem depois todos publicados durante as datas que se venham a determinar. Que lhes parece?

AC

Citação de: Mário Rui em 21 / Jun / 2011, 16:15
... mais fácil de realizar e editar...

Citação de: Laura em 21 / Jun / 2011, 16:35
fazer 1 minuto de video é muito dificil...

acho que não deveria de ter tempo fixo...

Criar e contar uma historia num minuto não é fácil não, mas certamente que deveriamos determinar um limite de tempo, pois uma coisa para além de 3 minutos, provavelmente desmotiva a visualização.
Mas o melhor é virem mais sugestões dos mestres que é como quem diz dos que estão habituados a fazer estas coisas.