Aprender, aprender... com quem?

Iniciado por Mário Rui, 15 / Jul / 2011, 00:04

Tópico anterior - Tópico seguinte

Mário Rui

Uma das formas de aprender ou melhorar o que já sabemos, é ver trabalhos realizados por outros. Um dos "canais" preferidos por mim para essas visualizações é o Vimeo, mas às vezes desespero com o que vejo. Já estou farto de planos de slider com flores. Será que aqueles gajos não têm mais nada para filmar senão flores?
O melhor é ir directamente para as páginas daqueles com quem se aprende alguma coisa.
A minha ideia para este tópico é todos contribuirmos aqui com a indicação de Film Makers de referência, com os quais possamos aprender alguma coisa.
Para inicio, deixo aqui 3 com os quais se aprende sempre muita coisa:
Philip Bloom: http://www.vimeo.com/philipbloom
Luís Rolo: http://www.vimeo.com/luisrolo
Camille Marotte: http://www.vimeo.com/neoheaven

Se conheces outros film makers de referência... coloca aqui os respectivos links que todos agradecemos.

rui ressurreição

LG

Ir muito ao cinema, ver muitos ciclos, festivais, retrospectivas...

António Cristo

Há pouco vi uma série que é bastante boa para aprender sobre Planos movimentos de camara... luz etc...
Boardwalk Empire
vejam é inspirador (de época).

LG

o filme é muito mais giro que o trailer. Estive o tempo todo a reparar na técnica, ele usa muito 2ºs planos desfocados, com enquadramentos muito equilibrados, tem uma sequência que é um longo corredor a camara está baixinha, fixa, ao fundo aparece 2 pessoas, sempre desfocadas, a caminhar em direcção à camara, e quando viram para sair do corredor, já perto da camara, é que aparece umas botas focadas, tá lindo.

Acho que o filme é óptimo para tirar ideias, porque é tudo muito simples e de certa forma minimalista, não sei que câmara teria usado, como é que fez o preto e branco?...

;)

rui ressurreição

Mário Rui

Citação de: rui ressurreição em 16 / Jul / 2011, 16:41
mais um filme que nos pode inspirar...

Confesso que quando comecei a ver este video... pensei... o Rui acha que o pessoal tem um pai rico ou que fomos ao BES (por causa dos planos aéreos [e não só]... nos servirem de inspiração). Depois, continuei a ver planos impossíveis para o comum dos mortais.
Então não é que no meio daquilo tudo impossível me surgiu uma ideia de um plano (vá lá... dois planos) para o meu video a realizar para a Mostra?!
Rui... se eu ganhar (juízo) divido o prémio contigo: ficas com a parte de cima do label para o teclado e eu fico com a parte debaixo.

rui ressurreição

tá bem, aceito...mas o objetivo era mesmo dar ideias para novos filmes...sinto que está a nascer uma nova consciência aqui no PORTUGALVÍDEO...

uma coisa que estou a pensar , é a seguinte:sabendo que existe tanta gente formada em audiovisuais, multimédia, cinema, fotografia e afins, por que será que o nosso portal é visitado regularmente por tão poucas pessoas , e menos ainda as que participam?será que esses drs e mestres não precisam da informação aqui contida e discutida para nada, ou será preguiça dessas pessoas?será que todos querem ser realizadores e pensarem que haverá alguém que vai pensar e resolver os problemas técnicos por eles?ou será ainda que a maior parte deles tem só formação teórica, raramente ou nunca mexeu com uma camera profissional e material do género, e está à espera que um espírito invisível lhes explique as coisas?

pelas pesquisas que tenho vindo a fazer na net, muitas das vezes sinto que a maior parte das pessoas formadas em audiovisual e multimédia, ou só aprendeu(na maior parte dos casos) a mexer com software(final cut studio 3, media composer 5, adobe master cs5.5, etc...) ou então qd encontra trabalho, fica só a trabalhar com uma camara ou equipamento de audio, etc e não se importa em ler nem pesquisar mais nada sobre o assunto...ou seja "morrem intelectualmente" aos 23...com isto não quero dizer que todas as pessoas sejam assim...mas, sabendo que o portal portugalvídeo é o melhor a nível nacional nesta área, por que razão são sempre os mesmos, tirando um caso ou outro, a intervir?tb consulto o fórum da videomaker,dvinfo,dvx user e raramente lá vejo portugueses...dá que pensar...gostava de ser esclarecido nestas questões...

António Cristo

O idioma é um factor, a internacionalização outro, a grandeza mais um.... Os países que falam o nosso idioma são mais pobres na formação e na carteira das pessoas, se por um lado existe menos massa critica também menor acesso de como se pode ter acesso.

Mas quem tenha interesse e batalhe chega lá como qualquer outro.

No DVinfo entendes que tens pessoal com fartura do EUA, CANADÁ, AUSTRÁLIA, INGLATERRA e depois muitos (menos) outros que "dominam" a expressão em Inglês.

Fico por aqui, mais creio que são pistas válidas para o entendimento da questão.
Com isto não estou a fechar a questão nelas... mas uma achega.

Existem outros factores não tão visíveis... mais a nível do mercado Broadcasting e Cinema... produzimos pouco cinema para muitos... não existe uma vincada cultura da imagem (estou a falar de vídeo e cinema) a maior parte são cópias (não todas existem talentos e originais em Portugal) ou adaptações estrangeiras, mas o que acontece por cá tambem acontece em muitos outros países (Globalização).

Mas graças a WWW tudo isto está a mudar numa velocidade estonteante (basta ver as manifestações por Twitter redes sociais tele-trabalho é um sem fim nas comunicações e mensagens-onde insere tudo o que conhecemos mais aquilo que ainda está para vir... não faz é uma omelete.
Já comunicamos assim... estou a responder-te com uma opinião e não te conheço de lugar algum... ó conheço? ye conheço-te ( a palavra conhecer aqui não está bem aplicada mas para facilitar o entendimento) do Portugalvídeo (nota a cena)

Aqui há umas 3 semanas encontrei um user que postava por aqui e que almoçamos uma vez num encontro de pessoas deste forum... Um tipo de Barba branca com inconfundível estilo disse-lhe olá...
ele: conheço-te mas não estou a ver de onde
Eu: do Portugalvídeo

Aqui alguns anos seria do café do restaurante de um grupo qualquer etc...
O que significa que o Second life não como conceito entretanto surgiu mas sim como local por onde andas... e o que fazes nesse local

Eu também vi o vídeo e pensei bolas é só vídeos para encher o olho.... mas vídeos com bases efectivas aparecem muito menos....

E sobre o tópico em geral é assim: quanto mais sabes, mais vais entendendo que não sabes.
E neste não sabes, procuras para mais saber, que, não sabes o que não sabes.

epá isto é assunto comprido ... tenho de ir chonar.  :-k Fica bem

rui ressurreição

se esta resposta foi para mim, algumas coisas entendi, outras não...
dá-me gozo o conhecimento e a sabedoria do que não sei, e ter depois a consciência que ainda sei menos, mas sei mais do que sabia...ou seja, o que eu quis dizer, é que na maior parte dos casos, penso que muita gente anda a leste do paraíso do que se está a passar neste mundo dos audiovisuais e multimédia...entra numa empresa, fica ali para toda a vida(ou ficava!!!) e o resto são cantigas...admiro bastante o que o MÁRIO RUI escreve aqui, pois sendo um amador(se calhar sabe mais que muitos profissionais), tenta descobrir novas coisas todos os dias...

já falei com um amigo sobre o second life, avatars e coisas do género...é um mundo fascinante, mas tenho receio de ficar demasiado tempo colado ao virtual e não aproveitar o real e os contatos humanos, e sinto que isso está-me a acontecer neste momento...existem coisas na vida que temos de delegar para outros...a área de criação de sites sofisticados, design e 3d vou delegar para outros...sei o básico de algumas destas 3 áreas, mas quero focar-me no audio, vídeo e fotografia, além de escrever e compor música instrumental...

com isto tudo quero dizer , que é bom ter esta vontade de conhecer, partilhar e discutir ideias aqui no fórum...eu saio sempre bastante enriquecido dos posts que vou lendo por aqui...obrigado A . CANEIRA por este fórum existir e tb a todas as outras pessoas que colaboram aqui...boa sorte para todos...boas.

Mário Rui

Na sequência dos post's do Rui Ressurreição e António Cristo, parece-me que o problema maior que afecta a comunidade é a passividade e o individualismo.
Nem sempre a capacidade económica ou a grandeza geográfica de um país é determinante para o empenho dos seus cidadãos na sociedade.
Entendo o vídeo como uma forma de arte e comunicação. Provavelmente, haverá quem o entenda apenas como uma forma de sobrevivência. Os tempos são difíceis, mas o futuro, com passividade e individualismo, será garantidamente pior.

José Costa

Boas.
Citádo por Mário Rui: "Os tempos são difíceis, mas o futuro, com passividade e individualismo, será garantidamente pior."

Amén!
Infelizmente muitos são os que têm vistas curtas e não conseguem enchergar um pouco mais longe que a ponta do nariz. Boas.

P.S. Mário Rui, ainda estou com a panca.  ](*,)
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

uauuuu...isto promete...

gostava que a nossa comunidade de videomakers(e não só) fosse um dia falada na comunicação social, em fóruns da net, nos jornais e revistas...que as pessoas dissessem assim:eh pá, aquele pessoal conseguiu organizar-se, produziu filmes e conteúdos audiovisuais, etc, e agora dá cartas aí no panorama audiovisual português...sim, porque eu sinto que qq coisa pode sair daqui...muita coisa mesmo...basta querer e motivar-se para que isso aconteça.gostava que marcassem um novo encontro das pessoas aqui do fórum para um sítio a combinar...almoçávamos todos juntos num restaurante(cada um pagava o seu almoço) , e depois podíamos ir dar uma volta e falarmos uns com os outros cara a cara sobre estes e outros temas que nos interessavam, fazer umas pequenas filmagens e quem sabe editar um filme em conjunto...

agora o que eu vejo muitas das vezes é o fórum ser um explicador online ou um local onde vamos tentar saber qual o melhor sítio para comprar determinado equipamento, ou qual a melhor máquina para determinado fim...as coisas podem mudar...

um dia, numa conversa com uma pessoa que pertence à embaixada da FINLÂNDIA em PORTUGAL, perguntei-lhe qual a razão de o nosso país estar na situação em que está(quase bancarrota)...ela respondeu-me que isso se devia a 2 fatores:DESORGANIZAÇÃO e INDIVIDUALISMO...aí está a resposta em parte para os nossos problemas...seria bom pensar nsito e haver maior envolvimento das pessoas na nossa comunidade....boas.

p.s.-continuarei a divulgar o nósso fórum no meu facebook.

LG

eu gostava de ver mais trabalho/videos e menos conversa

:P