Aprender, aprender... com quem?

Iniciado por Mário Rui, 15 / Jul / 2011, 00:04

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mário Rui

Uma das formas de aprender ou melhorar o que já sabemos, é ver trabalhos realizados por outros. Um dos "canais" preferidos por mim para essas visualizações é o Vimeo, mas às vezes desespero com o que vejo. Já estou farto de planos de slider com flores. Será que aqueles gajos não têm mais nada para filmar senão flores?
O melhor é ir directamente para as páginas daqueles com quem se aprende alguma coisa.
A minha ideia para este tópico é todos contribuirmos aqui com a indicação de Film Makers de referência, com os quais possamos aprender alguma coisa.
Para inicio, deixo aqui 3 com os quais se aprende sempre muita coisa:
Philip Bloom: http://www.vimeo.com/philipbloom
Luís Rolo: http://www.vimeo.com/luisrolo
Camille Marotte: http://www.vimeo.com/neoheaven

Se conheces outros film makers de referência... coloca aqui os respectivos links que todos agradecemos.


rui ressurreição

#2

LG

Ir muito ao cinema, ver muitos ciclos, festivais, retrospectivas...


António Cristo

Há pouco vi uma série que é bastante boa para aprender sobre Planos movimentos de camara... luz etc...
Boardwalk Empire
vejam é inspirador (de época).

LG



o filme é muito mais giro que o trailer. Estive o tempo todo a reparar na técnica, ele usa muito 2ºs planos desfocados, com enquadramentos muito equilibrados, tem uma sequência que é um longo corredor a camara está baixinha, fixa, ao fundo aparece 2 pessoas, sempre desfocadas, a caminhar em direcção à camara, e quando viram para sair do corredor, já perto da camara, é que aparece umas botas focadas, tá lindo.

Acho que o filme é óptimo para tirar ideias, porque é tudo muito simples e de certa forma minimalista, não sei que câmara teria usado, como é que fez o preto e branco?...

;)


rui ressurreição


Mário Rui

Citação de: rui ressurreição em 16 / Jul / 2011, 16:41
mais um filme que nos pode inspirar...

Confesso que quando comecei a ver este video... pensei... o Rui acha que o pessoal tem um pai rico ou que fomos ao BES (por causa dos planos aéreos [e não só]... nos servirem de inspiração). Depois, continuei a ver planos impossíveis para o comum dos mortais.
Então não é que no meio daquilo tudo impossível me surgiu uma ideia de um plano (vá lá... dois planos) para o meu video a realizar para a Mostra?!
Rui... se eu ganhar (juízo) divido o prémio contigo: ficas com a parte de cima do label para o teclado e eu fico com a parte debaixo.

rui ressurreição

#8
tá bem, aceito...mas o objetivo era mesmo dar ideias para novos filmes...sinto que está a nascer uma nova consciência aqui no PORTUGALVÍDEO...

uma coisa que estou a pensar , é a seguinte:sabendo que existe tanta gente formada em audiovisuais, multimédia, cinema, fotografia e afins, por que será que o nosso portal é visitado regularmente por tão poucas pessoas , e menos ainda as que participam?será que esses drs e mestres não precisam da informação aqui contida e discutida para nada, ou será preguiça dessas pessoas?será que todos querem ser realizadores e pensarem que haverá alguém que vai pensar e resolver os problemas técnicos por eles?ou será ainda que a maior parte deles tem só formação teórica, raramente ou nunca mexeu com uma camera profissional e material do género, e está à espera que um espírito invisível lhes explique as coisas?

pelas pesquisas que tenho vindo a fazer na net, muitas das vezes sinto que a maior parte das pessoas formadas em audiovisual e multimédia, ou só aprendeu(na maior parte dos casos) a mexer com software(final cut studio 3, media composer 5, adobe master cs5.5, etc...) ou então qd encontra trabalho, fica só a trabalhar com uma camara ou equipamento de audio, etc e não se importa em ler nem pesquisar mais nada sobre o assunto...ou seja "morrem intelectualmente" aos 23...com isto não quero dizer que todas as pessoas sejam assim...mas, sabendo que o portal portugalvídeo é o melhor a nível nacional nesta área, por que razão são sempre os mesmos, tirando um caso ou outro, a intervir?tb consulto o fórum da videomaker,dvinfo,dvx user e raramente lá vejo portugueses...dá que pensar...gostava de ser esclarecido nestas questões...

António Cristo

#9
O idioma é um factor, a internacionalização outro, a grandeza mais um.... Os países que falam o nosso idioma são mais pobres na formação e na carteira das pessoas, se por um lado existe menos massa critica também menor acesso de como se pode ter acesso.

Mas quem tenha interesse e batalhe chega lá como qualquer outro.

No DVinfo entendes que tens pessoal com fartura do EUA, CANADÁ, AUSTRÁLIA, INGLATERRA e depois muitos (menos) outros que "dominam" a expressão em Inglês.

Fico por aqui, mais creio que são pistas válidas para o entendimento da questão.
Com isto não estou a fechar a questão nelas... mas uma achega.

Existem outros factores não tão visíveis... mais a nível do mercado Broadcasting e Cinema... produzimos pouco cinema para muitos... não existe uma vincada cultura da imagem (estou a falar de vídeo e cinema) a maior parte são cópias (não todas existem talentos e originais em Portugal) ou adaptações estrangeiras, mas o que acontece por cá tambem acontece em muitos outros países (Globalização).

Mas graças a WWW tudo isto está a mudar numa velocidade estonteante (basta ver as manifestações por Twitter redes sociais tele-trabalho é um sem fim nas comunicações e mensagens-onde insere tudo o que conhecemos mais aquilo que ainda está para vir... não faz é uma omelete.
Já comunicamos assim... estou a responder-te com uma opinião e não te conheço de lugar algum... ó conheço? ye conheço-te ( a palavra conhecer aqui não está bem aplicada mas para facilitar o entendimento) do Portugalvídeo (nota a cena)

Aqui há umas 3 semanas encontrei um user que postava por aqui e que almoçamos uma vez num encontro de pessoas deste forum... Um tipo de Barba branca com inconfundível estilo disse-lhe olá...
ele: conheço-te mas não estou a ver de onde
Eu: do Portugalvídeo

Aqui alguns anos seria do café do restaurante de um grupo qualquer etc...
O que significa que o Second life não como conceito entretanto surgiu mas sim como local por onde andas... e o que fazes nesse local

Eu também vi o vídeo e pensei bolas é só vídeos para encher o olho.... mas vídeos com bases efectivas aparecem muito menos....

E sobre o tópico em geral é assim: quanto mais sabes, mais vais entendendo que não sabes.
E neste não sabes, procuras para mais saber, que, não sabes o que não sabes.

epá isto é assunto comprido ... tenho de ir chonar.  :-k Fica bem

rui ressurreição

#10
se esta resposta foi para mim, algumas coisas entendi, outras não...
dá-me gozo o conhecimento e a sabedoria do que não sei, e ter depois a consciência que ainda sei menos, mas sei mais do que sabia...ou seja, o que eu quis dizer, é que na maior parte dos casos, penso que muita gente anda a leste do paraíso do que se está a passar neste mundo dos audiovisuais e multimédia...entra numa empresa, fica ali para toda a vida(ou ficava!!!) e o resto são cantigas...admiro bastante o que o MÁRIO RUI escreve aqui, pois sendo um amador(se calhar sabe mais que muitos profissionais), tenta descobrir novas coisas todos os dias...

já falei com um amigo sobre o second life, avatars e coisas do género...é um mundo fascinante, mas tenho receio de ficar demasiado tempo colado ao virtual e não aproveitar o real e os contatos humanos, e sinto que isso está-me a acontecer neste momento...existem coisas na vida que temos de delegar para outros...a área de criação de sites sofisticados, design e 3d vou delegar para outros...sei o básico de algumas destas 3 áreas, mas quero focar-me no audio, vídeo e fotografia, além de escrever e compor música instrumental...

com isto tudo quero dizer , que é bom ter esta vontade de conhecer, partilhar e discutir ideias aqui no fórum...eu saio sempre bastante enriquecido dos posts que vou lendo por aqui...obrigado A . CANEIRA por este fórum existir e tb a todas as outras pessoas que colaboram aqui...boa sorte para todos...boas.

Mário Rui

Na sequência dos post's do Rui Ressurreição e António Cristo, parece-me que o problema maior que afecta a comunidade é a passividade e o individualismo.
Nem sempre a capacidade económica ou a grandeza geográfica de um país é determinante para o empenho dos seus cidadãos na sociedade.
Entendo o vídeo como uma forma de arte e comunicação. Provavelmente, haverá quem o entenda apenas como uma forma de sobrevivência. Os tempos são difíceis, mas o futuro, com passividade e individualismo, será garantidamente pior.

José Costa

#12
Boas.
Citádo por Mário Rui: "Os tempos são difíceis, mas o futuro, com passividade e individualismo, será garantidamente pior."

Amén!
Infelizmente muitos são os que têm vistas curtas e não conseguem enchergar um pouco mais longe que a ponta do nariz. Boas.

P.S. Mário Rui, ainda estou com a panca.  ](*,)
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

uauuuu...isto promete...

gostava que a nossa comunidade de videomakers(e não só) fosse um dia falada na comunicação social, em fóruns da net, nos jornais e revistas...que as pessoas dissessem assim:eh pá, aquele pessoal conseguiu organizar-se, produziu filmes e conteúdos audiovisuais, etc, e agora dá cartas aí no panorama audiovisual português...sim, porque eu sinto que qq coisa pode sair daqui...muita coisa mesmo...basta querer e motivar-se para que isso aconteça.gostava que marcassem um novo encontro das pessoas aqui do fórum para um sítio a combinar...almoçávamos todos juntos num restaurante(cada um pagava o seu almoço) , e depois podíamos ir dar uma volta e falarmos uns com os outros cara a cara sobre estes e outros temas que nos interessavam, fazer umas pequenas filmagens e quem sabe editar um filme em conjunto...

agora o que eu vejo muitas das vezes é o fórum ser um explicador online ou um local onde vamos tentar saber qual o melhor sítio para comprar determinado equipamento, ou qual a melhor máquina para determinado fim...as coisas podem mudar...

um dia, numa conversa com uma pessoa que pertence à embaixada da FINLÂNDIA em PORTUGAL, perguntei-lhe qual a razão de o nosso país estar na situação em que está(quase bancarrota)...ela respondeu-me que isso se devia a 2 fatores:DESORGANIZAÇÃO e INDIVIDUALISMO...aí está a resposta em parte para os nossos problemas...seria bom pensar nsito e haver maior envolvimento das pessoas na nossa comunidade....boas.

p.s.-continuarei a divulgar o nósso fórum no meu facebook.

LG

eu gostava de ver mais trabalho/videos e menos conversa

:P