Fazer casamentos é uma Mer&#

Iniciado por José Costa, 29 / Jul / 2011, 23:36

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.

Fazer casamentos é uma Mer&#, ninguém gosta de os fazer. Mas quando querem ganhar uns trocos, já não são tão selectivos.
Os casamentos são seguramente uma das actividades audiovisuais em que menos profissionalismo é exigido. Qualquer badameco com um tijolo às costas ou uma caixa de fosforos serve para filmar. Afinal, video é video, independentemente das boas ou más imagens que sejam gravadas. O que importa é as marionetas surgir no enquadramento.

Depois admiram-se alguns pelos noivos não darem valor ao video, por não estarem dispostos a pagar, e pelo video vir por arrasto da fotografia. O producto final (a reportagem) é muitas vezes mau, e não por culpa do equipamento que usam... não sabem é usar o equipamento e não têm conhecimentos básicos da linguagem audiovisual. E querem que os noivos paguem cáro um serviço, que por vezes consegue ser pior do que as filmagens de alguns amigos dos noivos, que são declaradamente amadores. Porque isto de um serviço ser caro ou barato, depende de muitas variáveis.

Para que conste, não é directa nem indirecta para ninguém, apenas o meu comentário a frases como as que li algures num tópico deste fórum, e cito:

"Eu não tenho feito bodas, por razões diversas, não me importava de ganhar uns trocos, mas é muito cansativo o dia todo a filmar..."

"este ano não devo filmar nenhum, não estou para ai virada, só se tiver à rasca."

E para que conste também, eu faço casamentos, gosto de os fazer, e gosto do que faço. Tenho orgulho na minha actividade profissional. Não gosto é de quem olha de cima para os casamentos, mas quando precisa de uns trocos, vai também atrás. Muitas vezes sem ter qualquer apetencia para a profissão.

Dou mais valor a um amador com gosto em aprender, que a um profissional com vergonha do que faz. Porque "Fazer casamentos é uma Mer&#"
Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Vitor Duarte

Tens razão, muitos têm vergonha de dizer que gravam casamentos.
Perguntem ao Joe Simon...... :lol:
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

João Vieira

Caro José Costa ...  há uns tempos atrás eu dizia que não gostava de casamentos! E até cheguei a dizer que nunca iria fazer.

A realidade é que gosto bem mais de filmar outro tipo de trabalhos. Mas tive a oportunidade de me darem muito trabalho na área dos BBCs e decidi encarar de outra forma!

Há trabalhos mais agradáveis? Há! Nem sempre os temos ... e se há algo que o faça, gosto de o fazer bem feito, e desde aí senti-me na obrigação de fazer BBCs a "nível profissional"!

Vídeo é vídeo seja o que for. Se há gosto vamos para o que for, e fazemos bem.

A mim revolta-me essa gente que anda onde calha à semana, e quer fazer uns trocos, porque está no verde e carrega no vermelho!

Apenas um desabafo ...

filipe

CUIDADO: Estas linhas foram escritas sob o efeito de ressaca do casamento de ontem e que terminou hoje as 5h da matina.

Boas,

Fazer casamentos pode ser tudo e mais alguma coisa, depende do espirito que se parte para este, dos noivos e companhia limitada, da equipa(fotografo e assistente) e do Dj ou do animador de serviço.

Há casamentos fantásticos e há casamentos que são...   vá lá...   mui sui generis, para não dizer um palavrão.

Agora, ganha-se um trocos...   mmmmm  talvez...   mas a mim não me parece.

Vamos pôr de parte os "paraquedistas", também conhecidos por gajos com tijolos as costas ou nas mãos.

Parece-me que em media um operador de camara ganha 75€/100€ por casamento, sendo a camara propriedade do estudio. 

O casamento dura em media 18/19 horas. Assim sendo 75€ a dividir 18 horas ou 100€ a dividir 18 horas dá...  4.15€ à hora ou 5.50€ à hora.

Fazer casamentos não é uma Mer&#     

O valor que um operador ganha...  Isso sim é uma MER&#

João Vieira

Filipe, se os preços cobrados Sao esses o pessoal anda a ser realmente gamado. Eu por esses preços nem um batizado filmo com o meu equipamento.

Quem cobra esses preços é que anda a estragar tudo! E da oportunidade de quem arranja o cliente ganhar 5 ou 6 vezes mais que tu!

rui ressurreição

em agosto de 2009 filmei um batizado e editei-o no fce 4...fiz 2 dvds(parte 1-igreja e parte 2 boda)+ original passado para dvd(em bruto) e levei 200 euros ao estúdio...eles depois revenderam a cerca de 400 euros...aquilo deu uma trabalheira...afinar as músicas todas, efeitos especiais, etc...disse para nunca mais...é muito cansativo....gastei entre 30-40 horas a editar tudo, fora os tempos de filmagem...

outro dia uma amiga minha disse-me que uma produtora de Lisboa foi a uma pensão fimar os quartos, etc...e levou cerca de 3000 euros por cerca de 90 segundos de produto final...

aliás o mercado imobiliário é uma boa oportunidade...boas...

AC

O problema do mercado do video de BBC's é que nasceu torto... nasceu como um apendice à fotografia, servia qualquer coisa desde que fosse video.

Só que o pessoal foi evoluindo, tem melhores equipamentos, melhores ferramentas, mais conhecimentos, e consequentemente maiores custos de produção, e os preços não têm acompanhado. É dificil rentabilizar equipamento a preços tão baixos.

Confesso que fiquei surpreendido com os valores referidos pelo Filipe. É muito trabalho e responsabilidade por tão pouco.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

rui ressurreição

ganha-se mais a filmar conferências e colóquios do que casamentos...outras hipóteses:feiras comerciais e industriais, espectáculos ao vivo, desporto, serviços religiosos, certos laboratórios e aulas, videoclips e claro documentários e ficção...tb há o mercados dos hoteis, imobiliário, lojas de centros comerciais, e espectáculos de rua(palhaços, etc), clínicas privadas...é um mundo que nunca mais acaba...e pq não um c. vitae em vídeo....e isto tudo pode ser entregue em qq suporte e na net tb, claro...é preciso é explorar mercados...força pessoal, temos de defender os nossos direitos como fazem os das outras profissões....

filipe

"Eu não ando a estragar o mercado"  quantos e quantos eu já ouvi dizer isto...   

Quantos e quantos andam a filmar para as chamadas web tv's por 20/25€?
Quantos e quantos andam a filmar em bares e discotecas em troca de 2 ou 3 bebidas?
Quantos e quantos andam a filmar Moda Lisboa, Portugal Fashion e outras Modas só para poderem dizer "Eu Faço o Moda Lisboa/Portugal Fashion"

A grande maioria destas pessoas também diz "Eu não faço casamentos. Isso é uma seca/parolice"

A. Caneira, tem toda a razão quando diz "O problema do mercado do video de BBC's é que nasceu torto... nasceu como um apendice à fotografia, servia qualquer coisa desde que fosse video."

Rui, parabéns pela franqueza quando diz "em agosto de 2009 filmei um batizado e editei-o no fce 4...fiz 2 dvds(parte 1-igreja e parte 2 boda)+ original passado para dvd(em bruto) e levei 200 euros ao estúdio...eles depois revenderam a cerca de 400 euros...aquilo deu uma trabalheira...afinar as músicas todas, efeitos especiais, etc...disse para nunca mais...é muito cansativo....gastei entre 30-40 horas a editar tudo, fora os tempos de filmagem..."

João Vieira

Filipe ... eu também já filmei e editei o Portugal Fashion a custo zero, mas foi para o meu projecto de curso!

Acredito que muitos façam reportagens para web tv por 20/25€ .... e depois acontece que se tiver um plano de contra luz, não sabem resolver uma situação simples, puxam a câmara pro lado ;)

A isto remete para a questão ... para quando uma carteira profissional para profissionais audiovisuais?

Luís Rolo

Citação de: Jose Costa em 29 / Jul / 2011, 23:36
eu faço casamentos, gosto de os fazer, e gosto do que faço. Tenho orgulho na minha actividade profissional. Não gosto é de quem olha de cima para os casamentos, mas quando precisa de uns trocos, vai também atrás. Muitas vezes sem ter qualquer apetencia para a profissão.

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Luís Rolo

Citação de: João Vieira em 01 / Ago / 2011, 12:53
para quando uma carteira profissional para profissionais audiovisuais?

Achas mesmo que isso resolvia alguma coisa?
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

João Vieira

Citação de: Luís Rolo em 01 / Ago / 2011, 17:19
Achas mesmo que isso resolvia alguma coisa?

Depende da mentalidade adoptada após a criação dessa medida!

LG

Eu acho que os noivos devem pensar melhor onde gastar o €s, e os casamentos não tem que ser nenhum filme de hollywood, há algumas zonas do pais que estão bem servidas com uma oferta variada, outras nem por isso. a qualidade tb varia, existe muita exploração de gente nova que está a começar.

acho giro fazer casamentos, mas é desumano a quantidade de horas que trabalhamos seguidas, e muitas vezes ainda temos alguns kms para para fazer até chegar a casa às 2 e 3 da manha...

se não precisar não faço casamentos

Vitor Duarte

Laura, um casamento bem gravado dá muito trabalho, as pessoas têm é que pedir o dinheiro justo, não quero dizer que no inicio não há-ja um investimento, mas depois.....

É cansativo e muito, então sózinho com steadi, com slider, tripé e com duas cameras é uma loucura.
Mas no final é bom saber que os noivos adoraram o trabalho e recomendam vivamente.
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect