testes a uma 7D

Iniciado por André Eduardo, 21 / Jun / 2012, 21:55

Tópico anterior - Tópico seguinte

AC

Citação de: André Eduardo em 23 / Jun / 2012, 12:12
foto em anexo..
Este numero azul é mesmo assim ?
PS: tenho tambem foto com máquina ligada ao computador , o que me garante alguma confiança e com o shuter count a 1854 , mas nao consigo colocar a foto aqui..

Cumprimentos

AE

André, eu duvidaria muito de uma câmara já com 2 donos e apenas 1854 disparos! Ou compraram-na apenas para filmar (o que põe ainda mais sobrecaga no sensor devido ao aquecimento), ou é muito estranho.
Não sei como é no caso das Canon, nem especificamente nesse modelo, mas atenção, que existem formas de colocar o contador de disparos a zeros.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

AC

Citação de: Alberto em 23 / Jun / 2012, 16:31
A limpeza automática do sensor apenas remove micro poeiras do sensor, não corrige dead ou stuck pixels. Para remover esses pixeis é necessário fazer um remap aos pixeis.

A Canon 7D tem imbutido software para fazer "remap" aos "dead pixels"?

André Eduardo

AC .È mesmo isso.. eu estou desconfiado que a camara ja podo ter sido alterada a nivel de disparos.. mas mesmo que nao tenha sido.. Vem das maos do primeiro comprador que é muito ligado ao cinema e publicidade na California onde a maquina foi comprada..
Vou seguir as vossas dicas de experiencia e juntar com as minhas. :)
Vou esperar mais um pouco a ver o que surge !
Em relação ao remap dos dead pixeis , nao sei bem.. sei que faz uma limpeza ao sensor e talvez algo mais internamente , visto que , quem me ia vender a maquina conseguiu resolver o problem dos stuck pixeis..

Obrigado :)

cumpts

AE

Alberto

Atenção, stuck pixels e dead pixels são coisas diferentes.

André Eduardo

Alberto.

No meu entendimento.. dead pixel  = pixel que já nao é recuperável.
Stuck Pixel = pixel preso que pode ser recuperável..
Estou certo ?

Obrigado

cumprimentos

AE

Alberto

Exactamente, dead pixel é permanente e nunca sai a não ser que faças remap e o pixel é mascarado pelos pixeis adjacentes, stuck pixel aparecem e desaparecem e são de várias cores (RGB). Também existe o hot pixel que é exactamente igual ao dead mas só se manifesta quando a máquina está quente.
Resumindo: dead pixel são pixeis que não recebem corrente alguma logo o valor rgb é 0. Stuck pixel é o recebe alguma corrente mas não a correcta por isso é que tem cores diferentes. Hot pixel recebe corrente mas no máximo (rgb 255) e aparece quando está quente.

André Eduardo

Muito obrigado pelo esclarecimento. :)
è sempre bom aprender !

Abraço

AE

José Costa

Boas.
Só um apontamento:
Estamos a falar de sensor CMOS, certo? Então, os pixeis não recebem corrente, mas sim não a "emitem" ou criam. Os pixeis dos paineis LCD é que recebem corrente. No CMOS, os pixeis recebem luz e transformam a mesma em corrente. Nos LCDs, os pixeis recebem corrente e transformam a mesma em luz.

Além disso, num stuck pixel existe sempre a probabilidade de o mesmo reaparecer, mesmo depois de ser "eliminado" pelo software ou hardware. O reaparecimento pode ocorrer umas horas depois, como pode só reaparecer umas semanas ou meses depois. Ou nunca reaparecer. Não existem garantias, em qualquer dos casos.

Tem poucos disparos? Mesmo para quem só a utilizava para gravar, considero poucos disparos. Tenho sérias dúvidas quanto a veracidade do contador. Mas mesmo sendo verdade, à um ponto a salientar: existe uma "ordem" de profissionais que são da opinião de que gravar intensivamente também contribui para o desgaste da câmera. Só que aqui o desgaste é electrónico, não mecánico como sucede com a fotografia, mais concretamente, o disparador. Mas não existe concenso sobre esta temática.

Se vale a pena correr o risco? O risco não sou eu que o corro, e o dinheiro também não é o meu. Creio que disse tudo. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Alberto

De nada André, acho que percebeste bem a minha explicação.
Experimenta também este site http://www.camerashuttercount.com, é só fazer um upload de uma foto e logo sabes quantos disparos a câmara já fez. Já testei umas fotos minhas não funciona com a minha máquina, mas pode ser que com a tua resulte.

AC

Qualquer que seja o valor que resulte, nada garante que esse numero seja real.

Parece aquela situação muito usual na compra de um carro usado. Centrar a atenção no numero de kilometros que são indicamos no odómetro por vezes distrai de pormenores mais importantes e menos falsificáveis.

LG

alguém sabe dizer se existe um nª máximo de clicks que as maquinas digitais podem dar? (só para tentar perceber essa preocupação)

Na minha opinião as maquinas foram feitas para disparar, tenho um amigo que não filma com a 7D porque diz que gasta o sensor,  que neste caso estou a fazer não sei quantos fotogramas por segundo, imagina a conta de fotogramas/fotografias no final do dia  ;)

Mário Rui

Citação de: LG em 23 / Jun / 2012, 14:14
com 1.000 já compras uma boa maquina nova, tipo 600d ou 550d. para que mais?

Até com menos. Por 700€ compra a nova (lançada este mês) Canon 650D. Curiosamente, uma câmera que veio responder a algumas reticências colocadas aqui no fórum sobre a utilização das DSLR's em reportagem (por causa do auto-focus) e ainda ninguém falou nela.

Citação de: LG em 28 / Jun / 2012, 10:08
alguém sabe dizer se existe um nª máximo de clicks que as maquinas digitais podem dar? (só para tentar perceber essa preocupação)

Há marcas que apontam para 100.000, outras para 150.000. Há fotógrafos que dizem já ter feito mais que isso, outros dizem ter feito menos.

Alberto

O número de clicks depende de máquina, se for uma 550d talvez 100.000, já a EOS-1D X a canon refere 400.000 clicks. Podem ver no seguinte site a média de clicks que se podem dar sem ter problemas http://www.olegkikin.com/shutterlife/canon_eos550d.htm

Alberto

Novo firmware disponível para a 7D, uma evolução significativa,Vejam o video no link: http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/standard_display/EOS7D_firmware_features

Mário Rui

No caso em questão (Canon 7D) a marca dá como durabilidade testada um ciclo de 150.000 disparos.
http://www.canon.pt/For%5FHome/Product%5FFinder/Cameras/Digital%5FSLR/EOS%5F7D/