os videos... do pessoal (Parte 2)

Iniciado por LG, 29 / Mar / 2011, 14:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

João Vieira

Eu normalmente usa bit rate a 4 ... porque nao fica muito pesado e mantém uma boa qualidade.

Uso no target e no máximo o mesmo valor.

Nuno S. Ferreira

Laura o que não estou a perceber é o porquê de estar a usar/filmar/renderizar em NTSc e a 60 ou a 30 fps quando esse não é o padrão de cá. Porque não se limita ao PAL e a a 24, 25 ou 50fps?

Agora procurando dar algum esclarecimento em relação à questão, embora não seja nenhum expert no assunto.

CBR refere-se a Constant Bit Rate
VBR refere-se a Variable Bit Rate

Quando escolhe CBR o encoding de todo o filme é sempre feito com o mesmo bitrate, que foi definido pelo utilizador, podendo resultar em ficheiros pesados.
Quando escolhe VBR o bitrate varia de acordo com as cenas. O programa analisa o vídeo e determina quais necessitam de mais ou menos bitrate tentando manter um compromisso entre qualidade e tamanho final do ficheiro exportado.

Ainda pode escolher 1 pass ou 2 pass. A diferença entre os dois é que no 2 pass o programa primeiro analisa as cenas/vídeo e só depois é que faz o encoding.

Em "Bitrate Settings" o Target Bitrate (em alguns programas julgo ser Average Bitrate) é o bitrate médio que será usado no encoding e Maximum Bitrate será o máximo que o software irá usar no encoding. E é isto que pode escolher. Quando tem VBR selecionado pode definir o bitrate médio e o máximo que será usado no enconding do filme. Aqui tem de ter cuidado pois quando o objetivo é exportar para DVD, há aparelhos, nomeadamente os mais antigos, não não suportam bitrates muito altos.

Acho que é mais ou menos isto, mas como disse não sou um expert no assunto. Talvez alguém mais experiente possa confirmar ou que aqui referi ou então corrigir.

Em todo o caso aqui tem alguma info sobre o assunto:
http://www.innobits.com/newsletter_2/br_art.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Average_bitrate
http://en.wikipedia.org/wiki/Variable_bitrate
http://en.wikipedia.org/wiki/Constant_bitrate

LG

Muito bem, obrigada Nuno

filmo a 60 fps porque a maquina em questão canon 550d, parece que obtenho melhores resultado com luz artificial,  e o movimento sempre fica um pouco mais congelado, (uma questão de gosto). entretanto também habitueime a usar essa velocidade, e com varios projectos em curso, ainda não deu para trocar para os 25 ou 24 frames (uma dessas não dá para usar com luz artificial, faz aquelas bandas "fantastias";( ). Já agora que diferença fará 60 ou 50?

o NTSc  foi só uma pequena experiencia, normalmente é pal

Nuno S. Ferreira

Para conseguir congelar, como refere, o movimento porque não aumenta a velocidade de obturação? Qual a que está a usar?
Deve estar a fazer alguma confusão, pois os 60 fps não é a velocidade.

Dê uma vista de olhos aqui, que é bastante esclarecedor. Atenção que o vídeo em causa refere-se exatamente ao padrão NTSC. No seu caso aplique o PAL usando os 25 e 0s 50 fps em vez dos 30 e 60 fps referidos no filme.

Já agora de uma vista de olhos aqui que tem outros também bastante interessantes: http://vimeo.com/user2642804/videos

LG

Boas Nuno,

normalmente a velocidade de obturador anda sempre nos 60, "eles" aconselham quando se usa 60 frames p seg, dizem que não devemos sair dos 60 de velocidade, tento não alterar esse valor, só quando quero mesmo congelar,  assim fica o util ao agradavel... eu não sei se a maquina faz 50 frames ps, depois nada corre a 60 ou 50 frames por segundo, será que valerá a pena continuar nesse formato....

se para a imagem, tenho um aumento ou perda de difinição quando filmo a 25 ou a 50fps? eu tenho ideia, que se num segunto existirem 50 frames em vez de 25, vou ter mais definição... não sei...  já ouvi dizer que só se filma a 60 fps quando se faz stop motion...

para já não posso alterar de formato, depois dá uma trabalheira juntalos
;) logo já vejo os vedeos com atenção

Nuno S. Ferreira

Acho que a Laura está a fazer uma grande confusão. O facto de filmar a 25 ou 50 fps não vai ter mais ou menos resolução. Isso tem a ver com a quantidade de imagens que são captadas por segundo.
Veja aqui uma explicação que encontrei do membro Pedro Rocha e que é bem explicita. Ele apenas fala do 24p e do 50i, mas no 25p o conceito é o mesmo do 24p.

"no 24p são gravadas 24 imagens por segundo progressivas, isto quer dizer que as linhas de resolução da imagem são lidas de uma só vez. No 50i são gravadas 25 imagens por segundo interpoladas, neste caso a linhas de resolução são lidas por fases, primeiro as linhas ímpares depois as linhas pares que se dá o nome de quadros, no total dá 50 quadros por segundo por isso é que aparece o número 50 mas na realidade são 25 imagens por segundo."

Quanto ao que "eles" aconselham quando se usa 60 frames e que a velocidade deve ser a mesma (60), não sei se é bem assim. Não sei quem são "eles", mas pelo que tenho lido o que "aconselham" é que a velocidade seja o dobro dos frames por segundo. Ou seja: filma a 25fps usa uma velocidade de 1/50; filma a 50fps usa uma velocidade 1/100, filma a 24fps usa uma velocidade de 1/48, mas como poderá não ter este valor na máquina passa para o 1/50.

"So, since we now understand that when shooting at 1fps, the shutter speed would be 1/2, then you basically just carry that math on! 24fps = 1/48, 25fps = 1/50, 30fps = 1/60, 60fps = 1/120, 120fps = 1/240 and so on..." Um excerto retirado daqui: http://blog.tylerginter.com/?p=385

E já agora, a sua máquina tem de suportar os 25 e 50 fps. Estive agora mesmo a ver no manual e consta lá. Full HD (1920x1080) a 24 ou 25 fps em modo progressivo, e HD (1280x720) 50 fps em modo interlaçado. Tem de ver no menu. Provavelmente ao ativar NTSC só ficam disponíveis os valores 24, 30 e 60. Se por sua vez trabalhar em PAL deve ter o 24, 25 e 50.

Já agora, em relação ás bandas "fantásticas" que referiu mais atrás veja aqui a ver se ajuda:
http://www.cinematography.com/index.php?showtopic=20233
http://www.prophotoresource.com/home/item/634-video-dslr-basics-shutter-speed.html

LG

ups, enganei-me

são 50 fps e não 60, bem no manual diz 50p e 60p, mas no menu da maquina está só 50...

"
Quanto ao que "eles" aconselham quando se usa 60 frames e que a velocidade deve ser a mesma (60), não sei se é bem assim. Não sei quem são "eles"..." acho que li algures, devo estar a fazer confusão....

formatos canon 550d

• 1920 x 1080 (1080P, 16:9) @ 30/25/24 fps
já me lembrei de usar este formato mas com umas fita-colas pretas no visor da maquina, para lhe dar um ar mais quadrado. é demasiado panorâmico, não gosto

• 1280 x 720 (720P, 16:9) @ 60/50 fps-, nesta o manual diz 50p,60p! progressivo?
bem, não importa muito, agora tenho que continuar com esta, seja lá o que for.

• 640 x 480 (4:3) @ 60/50
este tb é um formato simpático

isto com película seria mais fácil de perceber, echheee ;)

gracias

Nuno S. Ferreira

Julguei que em 50 e 60 o modo de gravação fosse unicamente interlaçado, mas se existe em progressivo aprendi uma coisa nova.

Quanto ao formato full HD (1920x1080) em que a Laura fala em colocar umas barras pretas para dar um aspeto mais quadrado, do meu ponto de vista é uma grande asneira.Mas lá está, é uma questão de gosto pessoal. Esta é a tendência. Tanto é que atualmente praticamente não se encontram televisões no formato 4:3 (mais quadrado), só mesmo modelos que são um autêntico caixote, pois tudo o que for lcd ou plasma é 16:9. Acho que a tendência é exatamente a contrária à que à Laura refere, em fazer a imagem ainda mais panorâmica que o normal 16:9.
Veja aqui uma comparação e alguma info:

http://en.wikipedia.org/wiki/Aspect_ratio_%28image%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_de_tela

gcoutinho

Citação de: Laura em 04 / Abr / 2011, 20:38
ups, enganei-me
são 50 fps e não 60, bem no manual diz 50p e 60p, mas no menu da maquina está só 50...
Olá Laura, no manual diz 50 e 60 e está correcto. No entanto, se a 550 for como a minha 7D, existe uma opção do menu, que dá para ajustar o modo de Video Pal ou NTSC.
Se a máquina estiver configurada para PAL no menu não lhe aparecem os 60p(i) porque essa norma não faz parte do sistema PAL.
Se quiser os 60p(i) terá de mudar a câmara para sistema NTSC no menu, que não faz sentido nenhum pois nós usamos o sistema PAL.

Em relação à selecção do framerate, o aconselhado é escolher velocidades do obturador múltiplos ao framerate, tal como já foi referido acima pelo Nuno Ferreira.
Se estamos a gravar a 25fps a velocidade do obturador deverá ser múltiplos de 25 para um melhor resultado. 25/50/100/200 etc...
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

LG

muitas gracias, não sabia

Mais um

http://www.scribd.com/doc/49822158/guia-poeira-de-formatos-de-video
mais um, vou ter que ler isto com calma

por acaso amanha vou filmar umas coisas para mim, já estou na duvida se salto para 1080P, 16:9, a 25 frames ou 24 frames, ou continuo (720P, 16:9) a 50 frames. :|, o sitio em si é um bocado quadrado, um pateo interior... hummmm, já tenho varias coisas do mesmo pateo a (720P, 16:9) e outras em 4:3, mais antigas...

;)

Fernando Martins

Cheguei atrasado à discussão! Aquele Miguel, tsc, tsc... Não deve ter mais de 20/22 anos. Digo isto porque eu também tinha a mania que "eu é que sei" com essa idade!

Bom, mas o que queria comentar era isto:

Citação de: Laura em 01 / Abr / 2011, 19:31
6 minutos em avi, o ficheiro tem +/- 380 megas,  o mesmo ficheiro em quite time 100megas, logo existe aqui uma perda significativa de qualidade.

Isso não é nada conclusivo! O facto de estar em AVI e ter 380MB e depois em QT ter apenas 100MB não quer dizer que tenha perdido muita qualidade. E porquê? Porque tudo depende do Codec utilizado no formato AVI e no formato Quicktime. O que conta mais é mesmo o Codec utilizado, visto que se se utilizar o mesmo codec, ou equivalente, os ficheiros terão sensivelmente o mesmo tamanho seja em AVI ou Quicktime.

Tenho por aí imensos videos com uma qualidade espectacular e têm sensivelmente 15 a 20MB por minuto, por isso o teu video de 6 minutos provavelmente ficaria bom ocupando 120MB (dependendo do que contiver, e da resolução, evidentemente)

Isto porque há Codecs que comprimem melhor que outros, e há mesmo casos em que ficheiros maiores (mas de codec de inferior qualidade) têm pior aspecto que videos que ocupem menos espaço mas codificados com Codecs melhores.

É como gravar uma imagem em BMP ou PNG. As imagens gravadas em PNG serão sempre mais pequenas (ocupam menos espaço) que se gravada em BMP, e sem perder um único bit de qualidade. O racio ganho depende do conteúdo da imagem e do quanto se pode comprimeir, por exemplo, se for uma imagem de 1024x1024, toda branca com um único pixel no meio, em BMP terá 3MB, em PNG terá 8KB, que é mais ou menos 375 vezes menor em termos de ocupação de espaço. O mesmo se passa em video, um AVI sem compressão terá um determinado tamanho, se for codificado com um Codec antigo (sei lá, um Intel Indeo 5.qlqrcoisa ou um Cinepak) deve ficar mais pequeno mas provavelmente com um aspecto horripilante, se for com um Codec moderno, e apesar de continuar a ser um AVI, deve ficar bom e muito pequeno comparativamente falando.

Os codecs têm evoluído muito nos últimos anos... lembro-me de quando o Sorenson 3 é o estado-da-arte dos Codecs! Agora é o h264 e outros baseados em MP4, como MKV ou xVid. Há quem prefira uns a outros, mas a linha que os separa é um bocado ténue visto serem todos baseados no MPEG-4. No entanto, o H264 parece ser o mais unanimemente usado devido ao facto de ser codificado mais rapidamente e de manter videos de maiores resoluções com tamanhos "decentes".

Em suma: estás no bom caminho, é só agora resolveres isso das FPS (se é que já não o fizeste) :-)

Foi só para esclarecer essa coisa de que "Ai que agora ficou mais pequeno e perdeu imensa qualidade", quando isso não é assim tão linear!
Fernando Martins
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects

LG

Muito bem, percebido...

:)

obrigada

João Vieira

Deixo mais um feito no fim de semana passado ... achei estranho o cliente não querer iluminador e lá tive de usar 12db de ganhos!

LG

Citação de: João Vieira em 07 / Abr / 2011, 11:54
Deixo mais um feito no fim de semana passado ... achei estranho o cliente não querer iluminador e lá tive de usar 12db de ganhos!

Assim é que é, tá escuro. tá verde, tá azul, nada de luzes suplemetares, ;) é o que é.

só nã gosto muito do cambaliar da camara...

está giro

em que programa é que fazes aquele titulo, no inicio?

João Vieira

É feito em After effects e exportado para quicktime - h264 para correr bem no vegas.