O que faz falta é vídeos para animar a malta...

Iniciado por Mário Rui, 17 / Jun / 2011, 02:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

Mário Rui

Citação de: A. Caneira em 21 / Jun / 2011, 16:36
Quanto os videos, seria bom que fossem colocados de preferencia no Vimeo (...)  Que lhes parece?

Eu também prefiro o Vimeo, mas tem um problema neste caso... lá se vai a confidencialidade do autor (a menos que todos os participantes abram uma conta com um pseudónimo exclusiva para esta situação).

Citação de: A. Caneira em 21 / Jun / 2011, 16:44
Criar e contar uma historia num minuto não é fácil não, mas certamente que deveriamos determinar um limite de tempo, pois uma coisa para além de 3 minutos, provavelmente desmotiva a visualização.

Inicialmente eu tinha proposto 3 min. mas depois houve mais sugestões no sentido de ser de 1 min. Por mim é indiferente, mas acho que não devia haver desfasamentos de tempos entre os vídeos participantes. Ou 1 min. para todos ou 3 min. para todos.

LG

o tempo vai condicionar a tua obrar de arte, :)
é claro que na net é mais dificil agarrar um espectador com videos a demorar mais 3,4 minutos, ninguém tem paxorra... mas isso é problema de quem faz o video. Para ti pode fazer sentido ter video de 1 minuto, 5 minutos, somos todos diferentes... 30 minutos...

gosto do tema "Verão" :)

Mário Rui

Citação de: Laura em 21 / Jun / 2011, 17:24
o tempo vai condicionar a tua obrar de arte, :)
é claro que na net é mais dificil agarrar um espectador com videos a demorar mais 3,4 minutos, ninguém tem paxorra... mas isso é problema de quem faz o video. Para ti pode fazer sentido ter video de 1 minuto, 5 minutos, somos todos diferentes... 30 minutos...

Por isso é que eu disse de principio que deve ser só uma pessoa a decidir o tempo de duração, o tema, etc. depois de ouvir as opiniões emitidas, porque cada cabeça sua sentença. O mais importante é avançar com a iniciativa e haver muita participação.

Gostava que os nomes "sonantes" do PV também participassem porque isso ia estimular muitos outros a participar também.

AC

Citação de: Mário Rui em 21 / Jun / 2011, 17:03
Eu também prefiro o Vimeo, mas tem um problema neste caso... lá se vai a confidencialidade do autor (a menos que todos os participantes abram uma conta com um pseudónimo exclusiva para esta situação).

É verdade Mario Rui, não me tinha apercebido disso. Talvez se arrange uma forma de os videos ficarem mesmo num dos servers que disponho, só terei de ver como implementar isso.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Mário Rui

Citação de: Laura em 21 / Jun / 2011, 17:24
gosto do tema "Verão" :)

O título do meu video vai ser "Não vás ao mar, Tónho" com banda sonora da Tonicha.
Oops, agora que o revelei vou ter de arranjar outro.

AC

Citação de: Mário Rui em 21 / Jun / 2011, 17:42
Por isso é que eu disse de principio que deve ser só uma pessoa a decidir o tempo de duração, o tema, etc. depois de ouvir as opiniões emitidas, porque cada cabeça sua sentença. O mais importante é avançar com a iniciativa e haver muita participação.

Gostava que os nomes "sonantes" do PV também participassem porque isso ia estimular muitos outros a participar também.

É bom ser debatido... mas ter uma duração definida parece-me essencial, para se poder fazer um julgamento igualitáro. Durações diferentes, criariam criterios de avalição diferentes por parte de quem vê. Isto é só a minha opinião.

Tambem gosto da ideia dos 60 segundos, só que sei que é dificil fazer uma historia caber nesse tempo, embora já tenha visto coisas muito bem contadas em 60 segundos.

Pois tambem gostaria de ler as opiniões dos mestres... estão na praia, já a gravar ou o quê?  :lol: :lol:

LG

Se o tema for "Praia" eu já tenho uma longa metragem de 4 horas :P

Mário Rui

Citação de: A. Caneira em 21 / Jun / 2011, 17:53
É verdade Mario Rui, não me tinha apercebido disso. Talvez se arrange uma forma de os videos ficarem mesmo num dos servers que disponho, só terei de ver como implementar isso.

E isso faz-se com embed ou com download? É que se for com download então é mesmo melhor os videos serem só de 1 min.

AC

Acho que faria sentido ser tipo embeded, tal como são actualmente os do Vimeo ou Youtube. É muito mais pratico do que o pessoal ter de fazer download para visionar.

Só não sei muito bem como implementar isso, nem em que formato deveriam ser entregues os videos. Deveria ser algo igual para todos, penso eu de que...

LG

Bem, parece-me mais sensato ser algo do género:tempo ate 5 minutos..

António Cristo

Em vez de o vídeo ser enviado directamente para o Youtube/vimeo e afins com link é enviado para uma caixa de correio via "WETransfer" por exemplo (gratuito e tem 30 dias para descarregar). Aqui A.Caneira teria de fazer o Download para "algures" canal do vimeo ou youtube com restrição desbloqueando a mesma na data.

O que fica por ser definido é o código de exporte para depois descarregar num destes serviços "Youtube/Vimeo ou outro".

O tempo aqui é importante concordo com 60 segundos é difícil contar uma história... mas quem disse que se tem que contar uma Estória?? :-k??

AC

Citação de: António Cristo em 21 / Jun / 2011, 22:52
Em vez de o vídeo ser enviado directamente para o Youtube/vimeo e afins com link é enviado para uma caixa de correio via "WETransfer" por exemplo (gratuito e tem 30 dias para descarregar). Aqui A.Caneira teria de fazer o Download para "algures" canal do vimeo ou youtube com restrição desbloqueando a mesma na data.

Troca lá isso por miudos...  Criar uma conta no Vimeo para o evento?

Nuno S. Ferreira

Pessoalmente acho que os 60 segundo seria o tempo ideal.
Quanto à forma de alojar os vídeos, tenho uma sugestão.
O Caneira poderia criar uma conta no vimeo e fornecia a pass e user name aos inscritos (via mail) porque aqui no fórum poderia parar noutro lado). Seriam os próprios a fazerem o upload para o vimeo, mas com a contrapartida de criarem um vídeo privado (se não o fizessem arriscavam-se a que outros users vissem os vídeos e tirassem ideias e até as melhorassem). A pass do vídeo seria fornecida, via mail, ao Caneira que os tornaria públicos quando criasse o tópico, no final da data limite de participação.
Assim a única info que apareceria e que distinguia o filme seria o nome do mesmo já que o user seria sempre o mesmo (por exemplo Portugal Video).
Quando fosse aberto novo concurso ou se apagava os restantes e inseriam-se novos, ou continuava-se. Neste último caso editavam-se os antigos, inserindo na descrição o nome do autor.

Só mais uma situação. O tempo limite de 1 minuto acho que seria o ideal até por outro motivo. Se se optar pela sugestão dei acima, de ser criada uma conta (gratuita) no vimeo específica para o efeito, o limite de upload por semana é de 500mb. Ora se os filmes forem muito longos e se forem muitos participantes condiciona logo a inserção de todos os vídeos na mesma altura. Outra coisa é o limite de 1 vídeo HD por semana. Ou seja teria que ficar acordado que os filmes seriam em SD.
A não ser que a malta se junte toda, faça uma "vaquinha" e se crie uma conta pro. Neste caso, à partida, deixa de haver restrições. Mas aqui, quem se inscrever à posteriori, sai beneficiado porque não teria de contribuir para a conta pro do vimeo.
A minha sugestão para isso. Ou se cria uma conta anual (60$) e divide-se entre os primeiros participantes. Quem mostrar interesse depois teria de "pagar" por exemplo 2,5€ ou 5€ (valor simbólico) para validar a inscrição (valor pago uma única vez, independentemente das vezes em que participe). Ou cria-se uma conta pro mensal (10$) e o valor é divido pelos participantes desse mês.

Mário Rui

Citação de: Nuno S. Ferreira em 22 / Jun / 2011, 10:11
Quanto à forma de alojar os vídeos, tenho uma sugestão.
O Caneira poderia criar uma conta no vimeo e fornecia a pass e user name aos inscritos (via mail) porque aqui no fórum poderia parar noutro lado). Seriam os próprios a fazerem o upload para o vimeo, mas com a contrapartida de criarem um vídeo privado (se não o fizessem arriscavam-se a que outros users vissem os vídeos e tirassem ideias e até as melhorassem).

Essa ideia chegou a passar-me pela cabeça. Só não a coloquei porque implicava custos para o A. Caneira e por isso abstive-me de a propor. Mas pensando bem, é uma forma prática de resolver o problema por apenas $9,95 (para o efeito basta pagar só um mês como conta Vimeo Pro).

Assim a única info que apareceria e que distinguia o filme seria o nome do mesmo já que o user seria sempre o mesmo (por exemplo Portugal Video).

Exactamente.

Seriam os próprios a fazerem o upload para o vimeo, mas com a contrapartida de criarem um vídeo privado (se não o fizessem arriscavam-se a que outros users vissem os vídeos e tirassem ideias e até as melhorassem).

Não é bem assim. Para fazer o upload é necessário saber o email associado à conta e a password da mesma. O A. Caneira podia dar privadamente a cada participante essas informações para poderem fazer o upload, como bem disse o Nuno Ferreira. Só que, a partir desses dados têm-se acesso total à conta, incluindo todas as passwords de privacidade de todos os videos existentes nessa conta.

Outra opção é cada um abrir uma conta free no Vimeo com um pseudónimo fornecido pela organização depois da inscrição (para a organização poder aferir da correspondência entre o pseudónimo e o nome real do membro inscrito), a partir de um email que não tenham ainda associado ao Vimeo (abrir conta no Vimeo implica associar essa conta a um email), nem que para isso tenham de criar um email novo no Gmail.
Tenho a impressão que esta forma ainda é a mais prática.

Edit: Há duas contas tipo no Vimeo: A Basics, gratuita, mas com limitação a 500MB de upload semanal e apenas 1 video em HD por semana. E a Pro, limitada a 5GB semanais mas ilimitada no número de videos em HD e que custa $9,95/mensais ou $59,95/anuais. E tem ainda outras diferenças entre elas conforme tabela que anexo.

AC

Passo a passo a coisa faz-se!

Entre as sugestões apresentadas pelo António Cristo, Nuno S. Ferreira e o Mario Rui, creio que existe uma solução viável.

- Criar uma conta no Vimeo em nome do PortugalVideo
- Upload dos videos para um serviço como o indicado pelo Antonio Cristo, ou para um server ftp a   indicar
- Posterior envio dos video, por parte da organização, para a conta Vimeo
- Publicaçao no PortugalVideo dos links (video embeded) na data de inico das votações.
- Terminado o periodo das votações os resultados são publicados.

Quando à questão da conta no Vimeo:

Talvez fosse suficiente abrir uma conta por apenas um mês, depois da mostra e das votações, os participantes disponibilizariam os seus proprios links para os videos, de forma a poderem continuar a ser vistos no PTV.
Quanto ao custo, não me parece exagerado 2€ a 2,5€ por inscrição, ou então... haverá por aí alguma empresa que queira ser mecenas do projecto?